A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Luci Mendes Bonini

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Luci Mendes Bonini"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Luci Mendes Bonini
Educação e Linguagens Profa. Dra. Luci Mendes Bonini

2 Educação Processo de construção de valores, de conhecimentos, de formação de habilidades técnicas e cognitivas, de desenvolvimento da autonomia do cidadão. Teve avanço pouco significativo uma vez que até a década de 70, no Brasil, foi privilégio das elites

3

4 Complexidade Sujeito e objeto não são separáveis Complementaridade
Movimento e imprecisão Incompletude Diversos domínios disciplinares A totalidade é a não verdade

5

6 2 tipos de ignorância Aquele que não sabe e quer aprender
Ignorância saudável Aquele que acredita que o conhecimento é um processo linear e cumulativo Ignorância perigosa

7

8 Enfrentar essa complexidade exige:
Tempo para estar junto Construir uma confiança que permite a coragem de expressar (medos, dúvidas, desejos) Tempo para reflexão e para ação Coragem para mudar o que podemos Inserir o aluno no contexto da sociedade da Informação, das linguagens

9

10 Educar na Sociedade-Mundo
Civilização planetária Cidadania cosmopolita “A Terra é uma totalidade complexa: física - biológica – antropológica” “A vida é conseqüência da história da Terra” “A humanidade é conseqüência da história da vida na terra” Cibercivilização

11

12 A razão e a contemporaneidade
A razão soberana e absoluta da modernidade deu lugar a uma nova leitura do conhecimento, ou seja , a imparcialidade e o objetivismo newtoniano que se desejava não existia, logo, todo o conhecimento anterior (de Pitágoras aos Medievais) foi revisto e devidamente colocado em sua dimensão espaço-temporal

13 Atentado americano no Iraque
Lua Encedalus - Júpiter

14 RACIONALISMO Qualquer tentativa de explicação do mundo é uma forma de racionalização; Racionalizar é: ordenar, analisar, criticar, explicar, coordenar etc.

15

16 As linguagens e a racionalização
Tudo o que transformamos em signos é uma tentativa de racionalização Os signos apenas representam aquilo que representam, por isso são incompletos

17

18 Tecnologia “Conhecimento científico ou outras formas de conhecimento organizado aplicado a tarefas práticas em organizações compostas de pessoas e máquinas” (Daniel, 2003) Desenvolveu-se largamente como mecanismo de controle do Estado

19

20 O ser humano retém 10% do que vê; 20% do que ouve; 50% do que ouve ou vê e 80% do que ouve, vê e faz; 71 milhões de pessoas estão conectadas atualmente; 700 milhões de usuários devem surgir nos próximos 2 anos; O Brasil conta com 2% da população

21

22 Visão histórica das tecnologias na Educação
O Rádio levou 38 anos para ser difundido no mundo É utilizado desde dos anos 30 do século passado para difusão de cultura e programas educativos Televisão levou 16 anos para se popularizar Nos anos 70 surgiram as TVs educativas, o Telecurso 2o. Grau A televisão a cabo levou 10 As antenas parabólicas levaram programas a lugares mais longínquos e as tevês a cabo diversificaram seu público Os PCs levaram 8 Os computadores pessoais só foram possíveis com o desenvolvimento dos chips de silício Internet levou 5 Surgida nos meios militares só na última década do século passado foi utilizada com objetivos educacionais

23

24 O Professor e as Tecnologias
Desenvolve novas metodologias de ensino; Orienta; Facilita a aprendizagem; Tem papel diferente na vida do aluno.

25

26 EDUCAÇÃO CONTINUADA Se faz necessária pela própria natureza do saber e do fazer humanos como práticas que se transformam constantemente se faz necessária para atualizarmos nossos conhecimentos e analisarmos mudanças que ocorrem em nossa prática

27

28 Os materiais didáticos para Educação digital
Design do material perfil do público-alvo tecnologias disponíveis desse público objetivos dos estudantes objetivos e missão da instituição custos concorrência no mercado

29

30 Os materiais didáticos
Dilemas do professor 2 organizar e gerenciar ambientes de aprendizagem organizar, avaliar e administrar métodos de apresentações verbais e não-verbais: construir apresentações verbais e/ou não-verbais utilizando os recursos disponíveis em vários softwares liderança Esta competência nos leva a outra que é a capacidade de coordenar grupos de atividades espírito de equipe Todo trabalho em ead é realizado por equipes transdisciplinares

31

32 Os materiais didáticos
Dilemas do professor conhecer as teorias básicas de aprendizagem: Como na educação a distância a aprendizagem é centrada no estudante, e cada um tem uma forma de aprender, o professor deve conhecer essas teorias para dar conta da marcha de seus alunos durante o processo; ser especialista do conteúdo que vai desenvolver saber organizar e gerenciar conteúdos na educação on- line: é preciso saber apontar para o aluno, quais são os tópicos mais importantes que ele deve conhecer com propriedade. O material deve ter uma navegabilidade do mais importante para o menos importante;

33

34 Os materiais didáticos
Desenvolvendo o material prever metodologias para avaliação prever níveis adequados de auto-avaliação oferecer alternativas de representação de conceitos para atingir diferentes estilos de aprendizagem manter uma pessoalidade em toda instrução – muitos acreditam que a pessoalidade do professor deve ater-se apenas na apresentação. Os textos instrucionais não devem ser impassíveis como uma conferência, nem serem desenvolvidos como num romance, ou seja, desenvolvidos através de personagens o material deve instigar insights criativos Trabalhar adequadamente as linguagens verbais e visuais

35

36 FATORES COGNITIVOS Conhecimentos prévios Metacognição Motivação
devem ser considerados os conhecimentos prévios do aluno para o curso em si, bem como seu grau de experiência e de conhecimento com a tecnologia que ele vai utilizar. Metacognição o estudante deve ter a capacidade de aprender a aprender - compreender instruções, realizar tarefas sozinho - buscar novas alternativas para a solução de problemas - selecionar informações adequadas e reformular sua compreensão se necessário. Motivação é por meio da motivação que o aluno escolhe suas tarefas independente de pressões externas, mantém seus esforços para seu sucesso e persiste na execução de tarefas ainda que isto demande tempo Preferências e estilos de aprendizagem Os cursos devem conter diferentes tipos de atividades que contemplem diferentes personalidades de estudantes e diversas formas de aprender Auto[suficiência] O aluno precisa avançar sem ser monitorado pelo professor. preferências e estilos de aprendizagem:

37 FATORES DE APRENDIZAGEM
Contextualização é aquele em que são alocados recursos visuais e informacionais adequados - estudos de caso Aprendizagem ativa construir comunidades virtuais de aprendizagem - interação entre grupos, classes, cursos e áreas de conhecimento. Fontes de pesquisa: estáticas - livros ou materiais estáveis Dinâmicas - bases de dados e serviços on-line Ferramentas de comunicação e produção de mensagens Suporte: técnico didático-pedagógico

38

39 FATORES DE APRENDIZAGEM
Contextualização é aquele em que são alocados recursos visuais e informacionais adequados - estudos de caso aprendizagem ativa construir comunidades virtuais de aprendizagem - interação entre grupos, classes, cursos e áreas de conhecimento.mudar fontes de pesquisa: estáticas - livros ou materiais estáveis Dinâmicas - bases de dados e serviços on-line ferramentas de comunicação e produção de mensagens suporte: técnico didático-pedagógico

40 Tecnologias na Educação
Analógicas –que consideram a informação em registros não numéricos: livros, lousa, tevê, vídeos, transparências etc (registros simbólicos) Digitais - relativo aos dados codificados ou convertidos em valores numéricos, utilizando o sistema binário (os dígitos 0 e 1, associados a impulsos elétricos); documentos processados em computadores e máquinas digitais, Cd-roms, softwares educacionais, Internet etc


Carregar ppt "Profa. Dra. Luci Mendes Bonini"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google