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GRUPO 6 Necessidades de Status e Estima
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Necessidades de Status e Estima Na comunicação informal circulam menos notícias sobre as condições de trabalho e mais sobre a imagem da empresa. Neste caso, a estratégia de comunicação deve integrar comunicação interna e externa
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Ações internas e propostas: (RH em parceria com o Departamento de Comunicação)
14ª salário; Ações motivacionais; Assessoria de plano de carreira (coaching); Café com o presidente; Clipping com matérias positivas; Distribuição de brindes; Funcionário do mês; Happy day; Participação nos lucros (PRL);
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Ações internas e propostas: (RH em parceria com o Departamento de Comunicação)
ESTUDO DE CASO: Mc Donald’s Política padrão mundial Maior volume de comunicação interna Salas temáticas para funcionários Intranet – Second Life (cidade virtual: “mc vida”) Não existe diferença entre os funcionários para o acesso Universidade do hamburger Revista interna Partes básicas (conforme citado anteriormente) Parceria com SENAC – curso dentro da loja Convênios com universidade O QUE FALTA? Um livro de bolso com dicas práticas de qualidade de vida
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Ações externas e propostas: (RH em parceria com o Marketing)
Campanhas publicitárias com funcionários; Participação cultural; Responsabilidade social com funcionários;
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Artigo de Claudemir Bertuolo
1-É correta a troca do termo rádio peão por Boato Organizacional? Quais as conseqüências dessa troca? Em partes podemos dizer que a troca do termo rádio peão por boato organizacional é correta desde que seja parte da estratégia do Departamento de Comunicação. Esta troca não deve ser apenas do termo, mas do conteúdo da mensagem adequando-o a tal estratégia
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Artigo de Claudemir Bertuolo
2 – O boato organizacional realmente surge do silêncio da comunicação formal? Dê exemplos que justifiquem essa idéia. Positiva supri as necessidades de informação dos colaboradores sobre a empresa happy hour Reunião de diretoria Caso TIM
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Artigo de Claudemir Bertuolo
3 – Como é realizada, na prática, a comunicação participativa? Caixa de sugestões Café com presidente Fale conosco no house organ
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Entrevista de Eliane Aere à Você S/A e artigo de Gutemberg Leite
1-A diretora de RH diz que o funcionário deve checar se a informação é verdadeira. Isso é possível? Que mecanismos a empresa pode oferecer para favorecer essa checagem? Funcionário não consegue checar as informações a empresa tem que ter uma política de acessibilidade real veículos e abertura = comunicação direta com o funcionário
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Entrevista de Eliane Aere à Você S/A e artigo de Gutemberg Leite
2 – Gutemberg e Eliane afirmam que a comunicação interna deve ser voltada para a produção. A comunicação informal não tem foco no trabalho? É possível reverter a comunicação informal para que ela se torne um fator motivacional? A comunicação informal tem foco no trabalho afinal envolve o desempenho do colaborador. Se bem planejado e executado pelo departamento de Comunicação irá provocar impacto positivo no desempenho individual do colaborador
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Artigo de Fabricia Pelegrini
1- A autora faz um paralelo entre cultura organizacional o plano de comunicação. De que modo a adoção da cultura de “Responsabilidade Social” pode influenciar a comunicação interna (oficial e informal) da empresa? influencia os colaboradores responsabilidade social - valores da empresa funcionário motivado ou desestimulado
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Artigo de Andréa Clara Freire Batista
1- A autora sugere um modelo de gestão de RH que crie grupos para discussão de trabalhos e formalização de propostas? De que forma a assessoria de comunicação pode participar destes grupos? colaboradores motivados e não controlados forma integrada ferramentas do departamento de comunicação, a assessoria iria incorporar novos valores apresentando transparência nas informações
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