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GRUPO 6 Necessidades de Status e Estima. Necessidades de Status e Estima Na comunicação informal circulam menos notícias sobre as condições de trabalho.

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1 GRUPO 6 Necessidades de Status e Estima

2 Necessidades de Status e Estima Na comunicação informal circulam menos notícias sobre as condições de trabalho e mais sobre a imagem da empresa. Neste caso, a estratégia de comunicação deve integrar comunicação interna e externa

3 Ações internas e propostas: (RH em parceria com o Departamento de Comunicação) 14ª salário; 14ª salário; Ações motivacionais; Ações motivacionais; Assessoria de plano de carreira (coaching); Assessoria de plano de carreira (coaching); Café com o presidente; Café com o presidente; Clipping com matérias positivas; Clipping com matérias positivas; Distribuição de brindes; Distribuição de brindes; Funcionário do mês; Funcionário do mês; Happy day; Happy day; Participação nos lucros (PRL); Participação nos lucros (PRL);

4 Ações internas e propostas: (RH em parceria com o Departamento de Comunicação) ESTUDO DE CASO: Mc Donalds ESTUDO DE CASO: Mc Donalds Política padrão mundial Política padrão mundial Maior volume de comunicação interna Maior volume de comunicação interna Salas temáticas para funcionários Salas temáticas para funcionários Intranet – Second Life (cidade virtual: mc vida) Intranet – Second Life (cidade virtual: mc vida) Não existe diferença entre os funcionários para o acesso Não existe diferença entre os funcionários para o acesso Universidade do hamburger Universidade do hamburger Revista interna Revista interna Partes básicas (conforme citado anteriormente) Partes básicas (conforme citado anteriormente) Parceria com SENAC – curso dentro da loja Parceria com SENAC – curso dentro da loja Convênios com universidade Convênios com universidade O QUE FALTA? O QUE FALTA? Um livro de bolso com dicas práticas de qualidade de vida Um livro de bolso com dicas práticas de qualidade de vida

5 Ações externas e propostas: (RH em parceria com o Marketing) Ações externas e propostas: (RH em parceria com o Marketing) Campanhas publicitárias com funcionários; Campanhas publicitárias com funcionários; Participação cultural; Participação cultural; Responsabilidade social com funcionários; Responsabilidade social com funcionários;

6 Artigo de Claudemir Bertuolo 1-É correta a troca do termo rádio peão por Boato Organizacional? Quais as conseqüências dessa troca? 1-É correta a troca do termo rádio peão por Boato Organizacional? Quais as conseqüências dessa troca? Em partes podemos dizer que a troca do termo rádio peão por boato organizacional é correta desde que seja parte da estratégia do Departamento de Comunicação. Esta troca não deve ser apenas do termo, mas do conteúdo da mensagem adequando-o a tal estratégia

7 Artigo de Claudemir Bertuolo 2 – O boato organizacional realmente surge do silêncio da comunicação formal? Dê exemplos que justifiquem essa idéia. -Positiva -supri as necessidades de informação dos colaboradores sobre a empresa -happy hour -Reunião de diretoria -Caso TIM

8 Artigo de Claudemir Bertuolo 3 – Como é realizada, na prática, a comunicação participativa? Caixa de sugestões Caixa de sugestões Café com presidente Café com presidente Fale conosco no house organ Fale conosco no house organ

9 Entrevista de Eliane Aere à Você S/A e artigo de Gutemberg Leite 1-A diretora de RH diz que o funcionário deve checar se a informação é verdadeira. Isso é possível? Que mecanismos a empresa pode oferecer para favorecer essa checagem? -Funcionário não consegue checar as informações -a empresa tem que ter uma política de acessibilidade real -veículos e abertura = comunicação direta com o funcionário

10 Entrevista de Eliane Aere à Você S/A e artigo de Gutemberg Leite 2 – Gutemberg e Eliane afirmam que a comunicação interna deve ser voltada para a produção. A comunicação informal não tem foco no trabalho? É possível reverter a comunicação informal para que ela se torne um fator motivacional? A comunicação informal tem foco no trabalho afinal envolve o desempenho do colaborador. Se bem planejado e executado pelo departamento de Comunicação irá provocar impacto positivo no desempenho individual do colaborador

11 Artigo de Fabricia Pelegrini 1- A autora faz um paralelo entre cultura organizacional o plano de comunicação. De que modo a adoção da cultura de Responsabilidade Social pode influenciar a comunicação interna (oficial e informal) da empresa? -influencia os colaboradores -responsabilidade social - valores da empresa -funcionário motivado ou desestimulado

12 Artigo de Andréa Clara Freire Batista 1- A autora sugere um modelo de gestão de RH que crie grupos para discussão de trabalhos e formalização de propostas? De que forma a assessoria de comunicação pode participar destes grupos? -colaboradores motivados e não controlados -forma integrada -ferramentas do departamento de comunicação, a assessoria iria incorporar novos valores apresentando transparência nas informações


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