A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por quê estudar IHC? Profª Josemeire Machado Dias. Baseada na oficina de IHC da professora Heloísa Rocha da Unicamp Interação Humano-Computador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por quê estudar IHC? Profª Josemeire Machado Dias. Baseada na oficina de IHC da professora Heloísa Rocha da Unicamp Interação Humano-Computador."— Transcrição da apresentação:

1 Por quê estudar IHC? Profª Josemeire Machado Dias. Baseada na oficina de IHC da professora Heloísa Rocha da Unicamp Interação Humano-Computador

2 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Apresentação do Plano de Curso Sistema de Avaliação Questionário para: Quem não veio na aula passada Interfaces e Tecnologia Axiomas do Design Desenvolvendo sensibilidade O que é Interface? IHC – Interação Homem-Computador Princípios do Design de Interfaces Atividade para Casa (Avaliação processual) Sumário| Plano de Aula

3 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Base desta aula | Referências Editora: Rocco Autor: DONALD A. NORMAN ISBN: Origem: Nacional Ano: 2006 Edição: 1 Número de páginas: 272 Acabamento: Brochura Formato: Médio

4 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Base desta aula | Referências Baseada na oficina realizada por Heloísa Rocha, na qual fui aluna

5 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC O sistema ideal esconde tanto a tecnologia que o usuário nem nota sua presença O objetivo é deixar as pessoas realizarem suas atividades, com a tecnologia aumentando sua produtividade, seu poder, e seu divertimento, cada vez mais por ser invisível, fora de vista, fora da Mente. As pessoas deveriam aprender a tarefa, não a tecnologia. Interfaces e Tecnologia

6 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Interfaces e Tecnologia Exemplo: SEER

7 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Deveríamos poder empregar a ferramenta na tarefa, e não como é hoje, onde temos que adequar a tarefa à ferramenta. E essas ferramentas deveriam seguir os três axiomas do design: Simplicidade, Versatilidade e Satisfatoriedade. Interfaces e Tecnologia | Axiomas do Design

8 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Observar!!! Observar e analisar as características de design do ambiente cotidiano é um modo de desenvolver uma sensibilidade ao mundo desenhado em que vivemos e trabalhamos Design de Interfaces | Desenvolvendo sensibilidade

9 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Fatores Peso elevado do galão; A tampa precisa estar aberta antes de colocar no recipiente Erros esperados É praticamente impossível virar o garrafão sem deixar a água cair; Devido ao peso a pessoa pode deixar cair o garrafão no chão Design de Interfaces | Desenvolvendo sensibilidade

10 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Novas ideias! Vantagens Não é necessário carregar Barato Desvantagens Não dá para colocar no bebedouro Uso doméstico Frágil Design de Interfaces | Desenvolvendo sensibilidade

11 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Visibilidade do Status Vantagens O usuário fica sabendo se cabe ou não mais um; Diminuem as discussões no elevador. Design de Interfaces | Desenvolvendo sensibilidade

12 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Máquina de café expresso / Biscoitos Quando devo colocar as moedas? De que torneira sairá o café? Sairá??? Devo observar outra pessoa fazendo antes? Sentimento de medo, angústia, vergonha. Design de Interfaces | Desenvolvendo sensibilidade

13 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Mas o que é Interface?

14 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Mas o que é Interface?

15 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC É pão de leite ou de milho? Qual a importância desta interface?

16 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC É para a noite ou para o dia? Qual a importância desta interface?

17 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC A cor como apoio à interface Qual a importância desta interface?

18 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC "Softwares que dão forma à interação entre usuário e computador. A interface atua como uma espécie de tradutor, mediando entre as duas partes, tornando uma sensível para a outra." (Steven Johson, 2001 pp. 17) Interface | Algumas definições

19 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC "Lugar onde o contato entre duas entidades ocorre" (Heloisa Vieira da Rocha e Maria Cecília C. Baranauskas, 2003 pp. 08) Interface | Algumas definições

20 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC É uma superfície de contato que reflete as propriedades físicas das partes que interagem, as funções a serem executadas e o balanço entre poder e controle. (Laurel, Brenda, 1993). Todos os aspectos de sistemas computadorizados que influenciam a participação do usuário numa tarefa computadorizada. (Scapin,Apud Moraes, 1994) Interface | Algumas definições

21 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | O que é? Disciplina que se dedica ao design, avaliação e implementação de sistemas computadorizados interativos para o uso humano e ao estudo dos principais fenômenos que circundam essa interação. (ACM SIGCHI – 1996)

22 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | O que é? Campo de estudo interdisciplinar que tem como objetivo geral entender como e porque as pessoas utilizam (ou não utilizam) a tecnologia da informação. (Padovani)

23 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Interdisciplinaridade | Agora vocês Ciência da Computação Filosofia Psicologia Ergonomia Lingüística Inteligência Artificial Sociologia e Antropologia Engenharia Design

24 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | Enfoque O termo começou a ser adotado em meados dos anos 80. Principal preocupação: como o uso dos computadores poderia enriquecer a vida pessoal e profissional dos usuários. Enfoque: capacitações e limitações dos usuários.

25 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | Desafios Como dar conta da rápida evolução tecnológica? Como garantir que os designs ofereçam uma boa IHC ao mesmo tempo que exploram o potencial e funcionalidade da nova tecnologia?

26 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | Desafios Aumentar a funcionalidade não pode ser desculpa para um design pobre É possível projetar boas interfaces cujos controles tenham operações e efeitos relativamente óbvios e que provêem um feedback imediato e útil Carros?

27 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | Desafios feedback imediato e útil

28 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | Objetivos Produzir sistemas usáveis, seguros e funcionais; Desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, efetividade e USABILIDADE de sistemas computacionais.

29 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | O que queremos?

30 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | Princípios O primeiro princípio do design de interfaces, tanto para uma maçaneta quanto para um computador, é manter em mente o ser humano que quer usá-la. A tecnologia é subserviente ao objetivo. O ser Humano!!!

31 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC – Interação Homem-Computador | Princípios Outros princípios importantes: Bom modelo conceitual Visibilidade Affordances Existência de Feedback

32 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Bom modelo conceitual Bom modelo conceitual Um bom modelo conceitual permite prever o efeito de das nossas ações. Sem um bom modelo conceitual opera-se sob comando, cegamente. Ex.: A bicicleta de Convergente de Jacques Carelman

33 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Modelo conceitual Ex.: A bicicleta de Convergente de Jacques Carelman

34 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Bom modelo conceitual Bom modelo conceitual

35 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Visibilidade e Affordances Visibilidade Indica o mapeamento entre ações pretendidas e as ações reais. Indica também distinções importantes Exemplo: diferenciar a vasilha do sal do açúcar. Visibilidade do efeito das operações A falta de visibilidade é que torna muitos dispositivos controlados por computadores tão difíceis de serem Operados.

36 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Visibilidade e Affordances Visibilidade

37 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Visibilidade e Affordances Visibilidade

38 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Visibilidade e Affordances Visibilidade

39 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Visibilidade e Affordances Visibilidade

40 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Visibilidade e Affordances Affordances O termo definido para se referir às propriedades percebidas e propriedades reais de um objeto, que deveriam determinar como ele pode ser usado. Botões são para girar, teclas para pressionar, tesouras para cortar, etc. Quando se tem a predominância da affordance o usuário sabe o que fazer somente olhando, não sendo preciso figuras, rótulos ou instruções.

41 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Visibilidade e Affordances Affordances Vc sabe onde colocar os dedos...

42 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Visibilidade e Affordances Affordances

43 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Feedback Feedback Retornar ao usuário informação sobre as ações que foram feitas, quais os resultados obtidos. Exemplos: Falar com uma pessoa sem ouvir sua voz!! Exemplos: Carros X Telefones

44 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Feedback Feedback

45 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Feedback Feedback

46 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC IHC | Princípios | Feedback Feedback

47 Aula 02 – Por que estudar IHC. Profª Josemeire Dias | UNEB Por que estudar IHC Atividade | Para a Próxima Aula Encontre uma interface do seu cotidiano, que poderia ser melhorada. Apresente a interface como é hoje e como vc a mudaria, defendendo a importância das mudanças. Pode ser uma interface computacional ou outro tipo de interface. Obs.: Está é a nossa primeira avaliação processual.


Carregar ppt "Por quê estudar IHC? Profª Josemeire Machado Dias. Baseada na oficina de IHC da professora Heloísa Rocha da Unicamp Interação Humano-Computador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google