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MÉTODOS E TÉCNICAS EM ERGONOMIA

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Apresentação em tema: "MÉTODOS E TÉCNICAS EM ERGONOMIA"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS E TÉCNICAS EM ERGONOMIA
Prof.: Mônica Pernambuco

2 O sistema homem -máquina-ambiente
É a unidade básica de estudo da ergonomia. O SHMA é constituído basicamente de um homem e uma máquina que interagem entre si para a realização de um trabalho. Homem Organismo Humano Capacidades, Habilidades e Limitações: físicas, fisiológicas, motoras e sensoriais. (Bebes / crianças / jovens / adultos / idosos.) Ajuda de profissionais de cada especialidade envolvida O sistema homem -máquina-ambiente

3 O sistema homem -máquina-ambiente
Maquina São objetos que funcionam como homem “extensões” do homem. Tendo em conta as características próprias e intrínsecas de cada objeto. Máquina – abrange qualquer tipo de artefato usado pelo homem para realizar um trabalho ou melhorar o seu desempenho. Desde lápis a aeronaves Existem dois tipos básicos de máquinas: tradicionais e cognitivas O sistema homem -máquina-ambiente

4 O sistema homem-máquina-ambiente
Máquinas tradicionais – nos ajudam a realizar trabalhos físicos, como no caso de ferramentas manuais e máquinas-ferramentas. Incluem também os automóveis Máquinas cognitivas – são aquelas que operam sobre as informações. Um exemplo típico é o computador O sistema homem-máquina-ambiente

5 O sistema homem-máquina-ambiente
Algumas máquinas simplesmente servem para amplificar ou aperfeiçoar as capacidades humanas, sem alterar a natureza da tarefa. Exemplo: um alto falante amplifica a voz, mas não modifica o conteúdo da fala Outra classe de máquinas é aquela que modifica a natureza da tarefa. Exemplo: dirigir um automóvel é diferente de andar a pé. O sistema homem-máquina-ambiente

6 O sistema homem-máquina-ambiente
Abrigo / Proteção / Segurança / Conforto Mobiliário, equipamentos, objetos, componentes em geral. O sistema homem-máquina-ambiente

7 O sistema homem-máquina-ambiente

8 Âmbito da relação de uso do produto
Ergonomia > Sistema: Homem – Máquina – Ambiente (Em Design > Diálogo: Usuário – Produto – Espaço) Implica refletir sobre: Usuário Produto Ambiente Exemplo / Relações: Usuário: Motocicleta – Solo – Meio ambiente Usuário: Terminal- Sistema de informações – Meio ambiente Âmbito da relação de uso do produto

9 Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações
Faixa etária Qualquer projeto (de produto, de sistemas de produtos e ambientes) deve levar em conta a idade e as características e peculiaridades de cada tipo de usuário. Recém - nascidos: Contato com primeiros produtos. Tais como os instrumentos utilizados pelo médico durante o parto: luvas, Bisturis, tesoura, … Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações

10 Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações
Bebês: Contato com os primeiros produtos de uso do cotidiano:- Banheira, sabonetes, toalhas, fraldas, roupas, calçados, chupetas … Crianças: Produtos de uso geral. Destaque para: Vestuário, Brinquedos, Material escolar. Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações

11 Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações
Abrange o universo de uso de todos os produtos, sistemas de produtos e ambientes. Em geral. Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações

12 Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações
Determinados Projetos de objetos Requerem atenção Condição Especial e cuidados mais específicos. Idosos Praticidade Conforto Segurança. pessoais. Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações

13 Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações
Gestantes Condição Especial (Situação transitória) Mudanças corporais Adequações e ajustes de produtos mais pessoais. Mais esxplicado na aula de antropometria Usuário (Homem) Capacidade/ Habilidade/ limitações

14 Usuário Capacidade/Habilidade/limitações
Usuário (Homem) esta ligado aos estudo da ANTROPOMETRIA e a BIOMECANICA. Produto (Maquina) e o Ambiente (espaço) esta ligado a TAXIONOMIA. Usuário Capacidade/Habilidade/limitações

15 Produto (Maquina) Natureza do Produto > Especialidades:
Design do Produto > Objetos tridimensionais Design Gráfico > Objetos bidimensionais (virtuais) Design de Moda > Vestuário Design de Ambientes > Organização dos objetos no espaço Arquitetura > Edificações de modo geral Outras especialidades > Eventualmente Relações de uso > Interfaces recíprocas Produto (Maquina)

16 Natureza do Design do Produto - Sintaxe dos seus componentes
Simples: pequeno número de unidades configuracionais Sistêmico: de médio a grande número de unidades configuracionais Nível de Complexidade - Configuracional e Tecnológica: Baixo / Médio / Alto Trabalho em equipe Público Alvo Recém nascido / Bebê / Criança / Jovem / Adulto / Idoso Produto (Maquina)

17 Ambiente (Espaço) Arquitetura da Edificação - Tipo de Ambiente:
Aberto / Semi-aberto / Fechado Natureza do Ambiente: Residencial / Industrial / Comercial / Cultural / Desportivo / Ar Livre / etc. Características do Ambiente: Limpo / Arejado / Saudável / Claro / Confortável / Condições seguras / … Sujo / Escuro / Contaminado / Poluído / Condições inseguras ... Mais especificamente Posto de Trabalho: Individual Compartilhado > Linhas de Produção Posto de Atividade Conceito diferenciador de posto de trabalho tradicional: Atividades domésticas, culturais, esportivas, ... Ambiente (Espaço)

18 Ambiente (Espaço) Residencial Casa Apartamento Sistemas de Produção:
Industria Comercio Serviços, Etc. Adequação de Ambientes Postos Trabalho, Linhas de produção/ Mobiliário / Máquinas / Equipamentos/ Instrumentos/ veículos Ferramentas / Aparelhos /Acessórios/ Insumos gerais Ambiente (Espaço)

19 Otimização e subotimização
A solução ótima de um problema é aquela que maximiza ou minimiza a função objetivo, dentro das restrições impostas a esse problema. Isso significa que a solução ótima não existe de forma absoluta, mas para certos critérios (função objetivo) definidos, como produção, lucros, custos, acidentes, erros, índices de refugos e outros Otimização e subotimização

20 Otimização e subotimização
As soluções que se afastam do ponto ótimo, tanto para cima como para baixo, são chamados de sub-ótimas. Ergonomia – Projeto e Produção – Itiro Iida

21 Otimização e subotimização
As subotimizações ocorrem frequentemente no SHMA. Exemplo: carros esportivos podem passar de 200 km/h, mas a sua potência é subutilizada porque a velocidade máxima permitida na estrada é de 110 km/h. Exemplo 2: serralheiros que cortam com serra manual, por não terem serra elétrica, o que poderia melhorar a produtividade. Nesse caso há uma subotimização da capacidade humana, pela limitação a ferramenta utilizada Otimização e subotimização

22 Consideração errônea da fronteira
A subotimização ocorre frequentemente devido à consideração errônea da fronteira do sistema. Ou seja, a solução ótima é procurada dentro de um espaço limitado, inferior ao do sistema, ou por julgamentos errados sobre a verdadeira fronteira do sistema Consideração errônea da fronteira

23 Subotimizações em grandes projetos
As subotimizações tendem a aumentar nos grandes projetos, em que cada parte é terceirizada, por se executada por diferentes equipes ou diferentes empresas Para se garantir a otimização global em grandes projetos, é necessário haver uma organização e coordenação eficiente dos diversos subsistemas para garantir um bom desempenho do sistema como um todo. Subotimizações em grandes projetos


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