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DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA.

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

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3 DESENHO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO Elaboração do programa que será aplicado para suprir as necessidades diagnosticadas. Inclui: Data do treinamento Local, horário e duração Conteúdo programático e objetivo Público a ser treinado Instrutor (interno ou externo / custo) Recursos necessários

4 Contratar instrutor Preparar cartazes, anúncios de divulgação Providenciar local, sala ou auditório (própria empresa, hotel, instituições, etc Verificar disposição das cadeiras e mesas de apoio Verificar condições do local: iluminação, temperatura, acesso Preparar recursos de acordo com solicitação do instrutor: microfone, TV, vídeo, data show, flip chart, retropojetor, telão, equipamento de som projetor de slides, quadro, câmera, materiais lúdicos, etc

5 Contratar pessoal de apoio: operadores de equipamentos, tradutores, recepcionistas, garçons, auxiliares, etc Confirmar a presença dos participantes e providenciar crachás Providenciar coffee-break Providenciar estadia, passagens para instrutor e/ou participantes

6 A elaboração do cronograma do evento inicia-se após aprovação do projeto.

7 Exposição verbal / Palestras Quadro negro e giz Filmes / Videoconferência Slides / Multimídia / Transparência Instrução programada / Instruções individuais Dramatização / Jogos / Simulações Demonstração/ Realização Abstratos Concretos

8 1. Treinamento no trabalho – TLT O treinamento é realizado no próprio cargo, por um supervisor ou funcionário mais experiente. O uso desta técnica se caracteriza pelo aprendizado prático e rápido e economia de tempo, mas pode transferir vícios e percepções. 2. Treinamento de aprendizagem É uma técnica através da qual os treinandos adquirem conhecimento por meio da combinação entre sala de aula e treinamento prático no trabalho. È bastante apropriado para funções operacionais / técnicas. 3. Treinamento por simulação O treinamento por simulação é uma técnica usada fora do ambiente de trabalho. É o TLT, sem precisar estar no local de trabalho. Ocorre quando o TLT é muito caro ou pode oferecer risco ao treinando além de perda de produtividade à empresa.

9 4. Estudo dirigido É o acompanhamento por um grupo da apresentação de um tema para estudo, normalmente de forma oral, podendo ser através da leitura ou apresentação visual. O instrutor fornece as informações sobre o assunto a ser estudado que é comentado passo a passo com o acompanhamento dos treinandos. 5. Braisntorm – tempestade cerebral É uma técnica de produção de idéias ou de soluções de problemas em grupo. No treinamento possibilita a troca de experiência e a construção de um novo conhecimento ao associar uma idéia com sua aplicação. 6. Estudo de caso O caso é levado a reuniões e debates, a fim de que as opiniões e informações sejam compartilhadas e possibilitem melhor entendimento sobre um determinado assunto ou problema.

10 7. Treinamento à distância O treinamento á distância está crescendo fortemente nas empresas, em virtude do melhor acesso à essa modalidade de ensino e o custo mais acessível. A técnica de treinamento à distância inclui métodos audiovisuais como filmes, televisão, fitas de áudio e vídeo, tele e videoconferência. Há ainda os treinamentos à distância que permitem interação com o treinando, como o treinamento computadorizado, via Internet e portais de aprendizagem, que são recursos que propiciam a integração: conteúdo – imagem – som e interação, facilitando o aprendizado e proporcionando maior motivação ao aluno distante.

11 Locais alternativos; Cinema comentado; Teatro na empresa; Esportes de quadra/ recreativos; Utilização de jogos; Esportes de aventura: Arvorismo, Traking... Aplicação pelos Multiplicadores.

12 Níveis de Avaliação de Educação Corporativa Natureza Instrumento Aspecto Reação Nível Questão Aprendizado Aplicação Resultados Gostaram? Aprenderam? Estão utilizando? Estão pagando? Quanto os participantes gostaram do curso? Quanto eles aprenderam? Quanto estão aplicando no trabalho? Qual o retorno do treinamento sobre o investimento? Formulários Testes, exames e simulações Mensuração do desempenho Análise custo-benefício Fonte: KIRKPATRICK, Donald L. Evaluating training programs: the four levels. San Francisco: Berret-Koehler, Fase D: AVALIAÇÃO

13 Nível 1: Reação ao treinamento – qual sua avaliação do instrutor? A sala e recursos estavam de acordo? Etc. Nível 2: Avaliação de aprendizagem – ex. prova Nível 3: Aplicação no trabalho dos conteúdos aprendidos – o quanto as pessoas estão aplicando o que foi aprendido? O comportamento que esperávamos que mudasse realmente se alterou? Nível 4: Sistêmica – ex. qual indicador queremos que melhore com este treinamento?: Produtividade? Segurança? Nível 5: Retorno sobre investimento – procura-se medir o impacto monetário do treinamento na empresa Fonte: Kirkpatrick, Donald. Exemplos: AVALIAÇÃO

14 Avaliação ao nível organizacional: 1. Aumento da eficácia organizacional; 2. Melhoria da imagem da empresa; 3. Melhoria do clima organizacional e melhor relacionamento entre empresa e funcionários; 5. Melhor atendimento ao cliente; 6. Facilidade de mudanças e inovação; 7. Aumento da eficiência. 8. Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento. 2. Avaliação ao nível de recursos humanos 1. Redução da rotatividade e absenteísmo do pessoal; 2. Aumento da eficácia individual e grupal dos empregados; 3. Elevação dos conhecimentos e competências das pessoas; 4. Mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas; 5. Melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT). 3. Avaliação ao nível dos cargos: 1. Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelos cargos; 2. Melhoria do espírito de grupo e da cooperação; 3. Aumento da produtividade e melhoria da qualidade; 4. Redução do índice de acidentes no trabalho; 5. Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos. 4. Avaliação ao nível de treinamento: 1. Alcance dos objetivos do treinamento; 2. Retorno dos investimentos efetuados em treinamento.

15 Internamente: 1. Melhoria da eficiência dos serviços. 2. Aumento da eficácia nos resultados. 3. Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado. 4. Melhor qualidade de vida no trabalho (QVT). 5. Qualidade e produtividade. 6. Melhor atendimento ao cliente. 7. O que mais? Externamente: 1. Maior competitividade organizacional 2. Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa. 3. Melhoria da imagem da organização. 4. O que mais? Você poderia acrescentar outros aspectos do treinamento bem sucedido?


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