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DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA.

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

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3 DESENHO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO Elaboração do programa que será aplicado para suprir as necessidades diagnosticadas. Inclui: Data do treinamento Local, horário e duração Conteúdo programático e objetivo Público a ser treinado Instrutor (interno ou externo / custo) Recursos necessários

4 Contratar instrutor Preparar cartazes, anúncios de divulgação Providenciar local, sala ou auditório (própria empresa, hotel, instituições, etc Verificar disposição das cadeiras e mesas de apoio Verificar condições do local: iluminação, temperatura, acesso Preparar recursos de acordo com solicitação do instrutor: microfone, TV, vídeo, data show, flip chart, retropojetor, telão, equipamento de som projetor de slides, quadro, câmera, materiais lúdicos, etc

5 Contratar pessoal de apoio: operadores de equipamentos, tradutores, recepcionistas, garçons, auxiliares, etc Confirmar a presença dos participantes e providenciar crachás Providenciar coffee-break Providenciar estadia, passagens para instrutor e/ou participantes

6 A elaboração do cronograma do evento inicia-se após aprovação do projeto.

7 Exposição verbal / Palestras Quadro negro e giz Filmes / Videoconferência Slides / Multimídia / Transparência Instrução programada / Instruções individuais Dramatização / Jogos / Simulações Demonstração/ Realização Abstratos Concretos

8 1. Treinamento no trabalho – TLT O treinamento é realizado no próprio cargo, por um supervisor ou funcionário mais experiente. O uso desta técnica se caracteriza pelo aprendizado prático e rápido e economia de tempo, mas pode transferir vícios e percepções. 2. Treinamento de aprendizagem É uma técnica através da qual os treinandos adquirem conhecimento por meio da combinação entre sala de aula e treinamento prático no trabalho. È bastante apropriado para funções operacionais / técnicas. 3. Treinamento por simulação O treinamento por simulação é uma técnica usada fora do ambiente de trabalho. É o TLT, sem precisar estar no local de trabalho. Ocorre quando o TLT é muito caro ou pode oferecer risco ao treinando além de perda de produtividade à empresa.

9 4. Estudo dirigido É o acompanhamento por um grupo da apresentação de um tema para estudo, normalmente de forma oral, podendo ser através da leitura ou apresentação visual. O instrutor fornece as informações sobre o assunto a ser estudado que é comentado passo a passo com o acompanhamento dos treinandos. 5. Braisntorm – tempestade cerebral É uma técnica de produção de idéias ou de soluções de problemas em grupo. No treinamento possibilita a troca de experiência e a construção de um novo conhecimento ao associar uma idéia com sua aplicação. 6. Estudo de caso O caso é levado a reuniões e debates, a fim de que as opiniões e informações sejam compartilhadas e possibilitem melhor entendimento sobre um determinado assunto ou problema.

10 7. Treinamento à distância O treinamento á distância está crescendo fortemente nas empresas, em virtude do melhor acesso à essa modalidade de ensino e o custo mais acessível. A técnica de treinamento à distância inclui métodos audiovisuais como filmes, televisão, fitas de áudio e vídeo, tele e videoconferência. Há ainda os treinamentos à distância que permitem interação com o treinando, como o treinamento computadorizado, via Internet e portais de aprendizagem, que são recursos que propiciam a integração: conteúdo – imagem – som e interação, facilitando o aprendizado e proporcionando maior motivação ao aluno distante.

11 Locais alternativos; Cinema comentado; Teatro na empresa; Esportes de quadra/ recreativos; Utilização de jogos; Esportes de aventura: Arvorismo, Traking... Aplicação pelos Multiplicadores.

12 Níveis de Avaliação de Educação Corporativa Natureza Instrumento Aspecto Reação Nível 4 2 1 3 Questão Aprendizado Aplicação Resultados Gostaram? Aprenderam? Estão utilizando? Estão pagando? Quanto os participantes gostaram do curso? Quanto eles aprenderam? Quanto estão aplicando no trabalho? Qual o retorno do treinamento sobre o investimento? Formulários Testes, exames e simulações Mensuração do desempenho Análise custo-benefício Fonte: KIRKPATRICK, Donald L. Evaluating training programs: the four levels. San Francisco: Berret-Koehler, 1994. Fase D: AVALIAÇÃO

13 Nível 1: Reação ao treinamento – qual sua avaliação do instrutor? A sala e recursos estavam de acordo? Etc. Nível 2: Avaliação de aprendizagem – ex. prova Nível 3: Aplicação no trabalho dos conteúdos aprendidos – o quanto as pessoas estão aplicando o que foi aprendido? O comportamento que esperávamos que mudasse realmente se alterou? Nível 4: Sistêmica – ex. qual indicador queremos que melhore com este treinamento?: Produtividade? Segurança? Nível 5: Retorno sobre investimento – procura-se medir o impacto monetário do treinamento na empresa Fonte: Kirkpatrick, Donald. Exemplos: AVALIAÇÃO

14 Avaliação ao nível organizacional: 1. Aumento da eficácia organizacional; 2. Melhoria da imagem da empresa; 3. Melhoria do clima organizacional e melhor relacionamento entre empresa e funcionários; 5. Melhor atendimento ao cliente; 6. Facilidade de mudanças e inovação; 7. Aumento da eficiência. 8. Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento. 2. Avaliação ao nível de recursos humanos 1. Redução da rotatividade e absenteísmo do pessoal; 2. Aumento da eficácia individual e grupal dos empregados; 3. Elevação dos conhecimentos e competências das pessoas; 4. Mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas; 5. Melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT). 3. Avaliação ao nível dos cargos: 1. Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelos cargos; 2. Melhoria do espírito de grupo e da cooperação; 3. Aumento da produtividade e melhoria da qualidade; 4. Redução do índice de acidentes no trabalho; 5. Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos. 4. Avaliação ao nível de treinamento: 1. Alcance dos objetivos do treinamento; 2. Retorno dos investimentos efetuados em treinamento.

15 Internamente: 1. Melhoria da eficiência dos serviços. 2. Aumento da eficácia nos resultados. 3. Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado. 4. Melhor qualidade de vida no trabalho (QVT). 5. Qualidade e produtividade. 6. Melhor atendimento ao cliente. 7. O que mais? Externamente: 1. Maior competitividade organizacional 2. Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa. 3. Melhoria da imagem da organização. 4. O que mais? Você poderia acrescentar outros aspectos do treinamento bem sucedido?


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