A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação e Treinamento de Pessoal Aula 4 Profª. Janaina Pena Camargo 11 8375-9779 Universidade Mogi das Cruzes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação e Treinamento de Pessoal Aula 4 Profª. Janaina Pena Camargo 11 8375-9779 Universidade Mogi das Cruzes."— Transcrição da apresentação:

1 Educação e Treinamento de Pessoal Aula 4 Profª. Janaina Pena Camargo Universidade Mogi das Cruzes

2 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação dos Resultados do Treinamento A etapa final do processo de treinamento é a avaliação dos resultados obtidos. Um dos problemas mais sérios relacionados com qualquer programa de treinamento está relacionado com a sua eficiência CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

3 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação dos Resultados do Treinamento A avaliação deve considerar dois aspectos principais: Determinar até que ponto o treinamento realmente produziu as modificações desejadas Verificar se os resultados do treinamento apresentam relação com as metas da empresa Determinar também se as técnicas de treinamento empregadas são mais efetivas que outras que poderiam ser utilizadas CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

4 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação dos Resultados do Treinamento O treinamento poderá também ser comparado com outras abordagens para desenvolver os Recursos Humanos, tais como o aprimoramento das técnicas de seleção ou reestudo das operações de produção, por exemplo CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

5 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Onde avaliar os Resultados do Treinamento? Avaliação no nível da organização: Aumento da eficácia organizacional Melhoria da imagem da empresa Melhoria do clima organizacional Melhor relacionamento entre empresa/funcionários Aumento da eficiência, etc CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

6 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Onde avaliar os Resultados do Treinamento? Avaliação no nível dos Recursos Humanos: Redução da rotatividade Redução do absenteísmo Aumento da eficiência individual dos empregados Aumento das habilidades das pessoas Elevação do conhecimento das pessoas Mudança de comportamento e atitudes dos funcionários CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

7 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Onde avaliar os Resultados do Treinamento? Avaliação no nível das Operações e Tarefas: Aumento da produtividade Melhoria da qualidade dos produtos e serviços Redução do fluxo de produção Redução do tempo de treinamento Redução do índice de acidentes Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

8 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Critérios de eficácia Sob um ponto de vista mais amplo o treinamento parece ser uma resposta lógica a um quadro de condições ambientais extremamente mutáveis e a novos requisitos necessários para a sobrevivência e o crescimento organizacional CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

9 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Critérios de eficácia O treinamento deve atender a 3 critérios de eficácia: Critério de relevância Critério de transferibilidade Critério do alinhamento sistêmico CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

10 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Critérios de eficácia Critério de relevância: O treinamento deve desenvolver seus esforços em direção aos tópicos e alvos mais importantes. (ex. Relevância de treinamento de habilidades mecânicas para um gerente) CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

11 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Critérios de eficácia Critério de transferibilidade: Refere-se ao grau em que habilidade e comportamentos adquiridos em situações de aprendizagem podem ser aplicados à situação do trabalho (ex. quando um gerente aprende novos comportamentos que entra em conflito com seu superior, pares ou subordinados) CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

12 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Critérios de eficácia Critério do alinhamento sistêmico Refere-se ao grau em que um comportamento aprendido pode ser aplicado em alguma área da organização podem também ser aplicados em outras áreas do sistema (ex. mudanças no trabalho de um enfermeiro que não apresentam mudança no comportamento de médicos e/ou pessoal administrativo CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

13 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos O ciclo do Treinamento CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, Levantamento das necessidades específicas de TRN Escolha de métodos aplicados a execução Colheita de material e dados para a instrução Aplicação dos princípios de aprendizagem Elaboração do Programa TRN TRN instrutores Execução do TRN Avaliação e controle dos resultados Relatório de TRN

14 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação de Treinamento 4 níveis Avaliação de Reação Avaliação de Aprendizagem Avaliação de mudança de comportamento Avaliação de Resultados

15 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação de Treinamento NívelQuestões 1. Reação e ação planejada Quais as reações dos participantes ao programa? O que planejam fazer com o que aprenderam 2. Aprendizagem Que habilidades, conhecimentos ou atitudes foram mudadas? Em que proporção? 3. Comportamento – aprendizado aplicado ao trabalho e impactos Os participantes aplicaram o que aprenderam no trabalho? Os novos comportamentos são aplicados no trabalho? 4. Retorno do investimento Esta aplicação produziu resultados mensuráveis? O valor excedeu os custos do programa?

16 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação de Reação Modelos de avaliação devem avaliar: - Ações do treinamento: conteúdo do curso, atividades propostas, material utilizado, comunicação do treinamento, local de realização, horário da apresentação, carga horária, administração/utilização do tempo, equipamentos utilizados, coffee break. - Instrutores: domínio do assunto, clareza. - auto-avaliação: possibilidade de aplicação prática, atendimento do objetivo - Pontos positivos - Aspectos a melhorar - Sugestões

17 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Para sabermos se o programa que você acaba de participar atendeu plenamente aos objetivos propostos, precisamos conhecer sua opinião a respeito do mesmo. Contribua respondendo as questões abaixo: Data: 05/06/2008 Curso: Atendimento ao Cliente Data de realização: 05/06/2008 Carga horária: 30 h ASSINALE COM UM (X) O CONCEITO QUE VOCÊ ATRIBUI PARA: Os temas apresentados: ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular Comente: ____________________________________________________________ ___ Duração do Curso ( ) Extenso ( ) Adequado ( ) Insuficiente Comente: ____________________________________________________________ ___ Avaliação de Reação Exemplo

18 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Exemplo Material de apoio utilizado (apostilas, transparências, etc.): ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular Comente: ______________________________________________________________ Atribua notas de 0 a 5 para habilidades dos instrutores quanto a: ( ) Domínio do assunto ( ) Comunicação clara e objetiva ( ) Manter o grupo atento ao assunto Comente: _______________________________________________________________ Planejamento e organização do Programa: ( ) Muito Bom ( ) Bom ( ) Regular Comente: _______________________________________________________________

19 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Exemplo O curso proporcionou: ( ) Nenhum conhecimento novo ( ) Novos conhecimentos ( ) poucos conhecimentos novos ( ) Reciclagem Comente: _______________________________________________________________ De modo geral o curso realizado foi: ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular Comente: _______________________________________________________________ Quais os temas mais aplicáveis no seu trabalho? _______________________________________________________________ Comente: ______________________________________________________________ Sugestões / Comentários: _________________________________________ RECURSOS HUMANOS – TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL JUN / 2008

20 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação de Aprendizagem É a verificação prática do que foi assimilado durante o módulo de treinamento, comparativamente ao resultado que se vinha obtendo antes do treinamento.

21 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Modelos de Medição de Aprendizagem Modelo baseado no aprendiz Modelo baseado no gerente Modelo baseado no Analista de Treinamento

22 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação de Aprendizagem Podem ser utilizados testes objetivos ou testes com questões abertas. Exemplo: 1 – explique quais os cuidados que devemos ter ao ministrar um treinamento. 2 - o que esse treinamento lhe ensinou além do que você já sabia sobre administração de varejo? 3- qual extintor devemos usar para apagar fogo químico?

23 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação de Comportamento É o processo avaliativo mais complicado devido à dificuldade imediata de comprovar a mudança e pela própria subjetividade em estimar os resultados obtidos.

24 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Para sabermos se o programa do qual você participou atendeu plenamente aos objetivos propostos, precisamos saber sobre as mudanças em seu comportamento. Contribua respondendo todas as questões abaixo. Nome: ____________________________________ Data: _________ Cargo: __________________________ Dept. ___________________ Curso: __________________________________________________ Instrutor: ____________________________ Entidade: ____________ Data de realização: 05/06/2008 Carga horária mínima: 00h 30 min 1. Você já utilizava de algumas competências ministradas no curso no seu dia-a-dia? Quais? 2. Quais das competências tratadas no treinamento você mais se identificou? Explique. 3. Qual a competência que você sentiu mais dificuldade de encontrar em você mesmo? 4. Você oferece a seus clientes um atendimento personalizado? E como é esse atendimento? 5. A partir do treinamento que recebeu você acha que pode melhorar seu atendimento? Avaliação de Comportamento - Exemplo

25 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Exemplo 6.Após o treinamento você conseguiu notar melhorias na sua forma de se relacionar com os clientes? Como? 7.Qual a mudança mais significativa que você sentiu após o treinamento? Explique. 8.Você utiliza empatia no seu dia-a-dia, de que maneira? 9.Você acha que seus clientes sentiram a diferença de seu atendimento após o curso? 10.Qual a nota que você dá as suas habilidades após este treinamento? (de 0 a 10) CompetênciaNota Empatia Consideração Integridade Confiabilidade Eficiência Disponibilidade Atendimento Personalizado Conhecimento Profissionalismo

26 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação dos Resultados do Treinamento Avaliação ao nível organizacional Aumento da eficácia organizacional Melhoria da imagem da empresa Melhoria do clima organizacional Facilidades nas mudanças e na inovação Aumento da eficiência Avaliação ao nível dos recursos humanos Redução da rotatividade de pessoal Redução do absenteísmo Aumento da eficiência individual Aumento das habilidades das pessoas Elevação dos conhecimentos das pessoas Mudanças de atitudes e comportamentos Avaliação ao nível das tarefas e operações Aumento de produtividade Melhoria da qualidade de produtos e serviços Redução do fluxo da produção Melhor atendimento ao cliente Redução do índice de acidentes Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos

27 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Avaliação de Resultados Treinamento/ evento: __________________________________________ Data: ______ Local: ___________ Instrutor/Organizador:_______________ O objetivo desta pesquisa é identificar os resultados que foram obtidos após a participação no treinamento ministrado. Solicitamos sua colaboração de forma profissional, manifestando suas opiniões, contribuindo desta forma para alcançar um padrão de excelência em nossos treinamentos. 1. O treinamento em comunicação corporativa atingiu suas expectativas? Quais? 2. Os resultados do treinamento foram positivos economicamente para a organização? 3. Quais transformações não foram concretizadas após o treinamento? 4. Como você avalia atualmente a comunicação dos processo e procedimentos da organização? 5. De modo geral como você avalia a comunicação com seu superior imediato?

28 Educação e Treinamento de Pessoas - MBA Recursos Humanos Mensuração dos resultados do treinamento Reação ou satisfação da ação planejada Aprendizado de novas habilidades Aplicação no trabalho das novas habilidades aprendidas Impacto nos resultados do negócio Retorno sobre o investimento (envolve custo de rotatividade de pessoal antes e depois do TRN, melhorias e intervenções atribuídas após a intervenção do TRN, comparados com o investimento em TRN)


Carregar ppt "Educação e Treinamento de Pessoal Aula 4 Profª. Janaina Pena Camargo 11 8375-9779 Universidade Mogi das Cruzes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google