A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEM VINDOS. GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ADM 1103 -2013.1 Professor: Marcos Berenguer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEM VINDOS. GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ADM 1103 -2013.1 Professor: Marcos Berenguer."— Transcrição da apresentação:

1 BEM VINDOS

2 GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ADM Professor: Marcos Berenguer

3 Sites e referências na Web Durante o período que se inicia, iremos trabalhar com uma ênfase acentuada na utilização de recursos gráficos, áudio, vídeos e elementos da web. il.com e MSN 3

4 4 Ementa e Conteúdo

5 Ementa e Conteúdo O papel econômico e social das MPE's no desenvolvimento do país. Tipologia das micro e pequenas empresas (MPE's) e perspectivas empresariais: Indústria, comércio e serviço. Aspecto de mercado local, regional e nacional Aspectos legais: Constituição ME e legalização fiscal. 5

6 Técnicas administrativas aplicadas às MPE's: Planejamento Estratégico, Visão sistêmica, Processos Administrativos, Organização e Métodos, Recursos Humanos, Noções de Produção, Gestão de Materiais, Vendas. Desenho de uma micro e pequena empresa: Plano de Negócios, planejamento (projeto), implantação, início, consolidação e desenvolvimento. 6

7 7 Metodologia

8 Na carga horária da disciplina estão previstas aulas expositivas com 02 horas teóricas e 02 horas/aulas práticas, distribuídas ao longo do semestre, estão previstas atividades escolares sob a forma de participação em seminários, palestras, debates, mesas redondas e realização de trabalhos em grupo e de projetos de consultoria técnica e visitas a empresas como atividades complementares. 8 Metodologia

9 9 Contextualização

10 Contextualização: Expor para os alunos do curso de Administração e de outros cursos: os conceitos básicos sobre sistemas e ambiente sistêmico; a empresa como um sistema aberto com seus diversos elementos interagentes; as estruturas e os problemas organizacionais; 10

11 11 os processos de negócios, seus conceitos, componentes, tipos, e relevância para a empresa e seu ambiente; a importância da modelagem e suporte de dados para a eficiência e eficácia dos processos de negócios; os requisitos para por em prática os conhecimentos adquiridos, por meio da elaboração de um projeto em equipe.

12 12 Objetivos: Geral e Específicos

13 13 Objetivo Geral Adotar uma abordagem top-down, visando facilitar o entendimento da empresa como um sistema aberto, sua estrutura organizacional, seus processos de negócios e problemas organizacionais, bem como os requisitos básicos, para por em prática, por meio do desenvolvimento de um projeto, os conhecimentos adquiridos.

14 14 Objetivo Específico Dar um enfoque prático para aos conceitos sistêmicos aplicados as empresas em geral, abordando aspectos relevantes sobre suas estruturas organizacionais, formalidades e informalidades, processos de negócios necessidades de padronização, problemas organizacionais e possíveis soluções, bem como a própria modelagem e suporte de dados, em prol de uma maior eficiência e eficácia no ambiente de negócios cada vez mais competitivo.

15 15 Metodologia e Recursos didáticos

16 16 Metodologia/Recursos didáticos Aulas expositivas, elaboração de trabalhos práticos e de pesquisa, visita EXTERNA, palestras sobre temas específicos (convidados externos) e estudos de casos. Exposições teóricas e de resultados práticos obtidos com a utilização de recursos audiovisuais (retroprojetor, microcomputador, vídeo,...). Estudos e trabalhos individuais e em equipe. Participação em seminários e debates. Visita a empresas para elaboração do projeto ou trabalho escrito

17 17 Avaliação da aprendizagem Trabalhos práticos; provas escritas ; produção de vídeos; Poderá ser utilizado para produção dos vídeos o Windows Live Movie Maker

18 18 Avaliação da aprendizagem A avaliação dos alunos será com base nos exercícios escolares e/ou nos resultados obtidos na participação dos mesmos durante as aulas e nos trabalhos individuais e em equipe.

19 19 Referência bibliográficas: ROBBINS, Stephen. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2001 LONGENECKER; MOORE; PETTY; PAICH. Administração de Pequenas Empresas. São Paulo: Thomson Learning, 2007 BJUR, W; CARAVANTES, G. R. Readministração em ação. Porto Alegre: AGE, CHIAVENATO, Idalberto. Vamos abrir um novo negócio. São Paulo: Makron Books, GOMES, Débora dias. O Fator K: conscientização e comprometimento; criando qualidade no ambiente da organização. São Paulo: Pioneira, (Série qualidade Brasil, 2). INDICADORES de Competitivídade para micro e pequenas empresas industriais no Brasil. Brasília, DF: SEBRAE, MACIEL, Maria Lúcia. O Milagre italiano: caos, crises e criatividade. Brasília, DF: Relume Dumará, paralelo 15, SANTANA, João. Como abrir e administrar sua empresa. (S.L}: SEBRAE, v. 3. b

20 20 Sites relacionados aos temas abordados adam-somlai-fischer/ 4cd1-93e7-0a738d2d4fc9


Carregar ppt "BEM VINDOS. GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ADM 1103 -2013.1 Professor: Marcos Berenguer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google