A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EXPERIÊNCIA DO TEIA/FAE/UFMG LUCINHA ALVAREZ www.teiaufmg.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EXPERIÊNCIA DO TEIA/FAE/UFMG LUCINHA ALVAREZ www.teiaufmg.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 A EXPERIÊNCIA DO TEIA/FAE/UFMG LUCINHA ALVAREZ

2 As atividades nascem com objetivo de ser espaço de diálogo e troca de experiência entre aqueles que, em espaços, tempos, ofícios, propostas diversas, vão, coletivamente, construindo uma educação integral, direito de todos, conquista de uma cidadania plena.

3 IR ALÉM DE ALGUMAS CONCEPÇÕES PRESENTES NA CULTURA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO ANTECEDE A ACÃO TEORIA ILUMINA A PRÁTICA ENSINO: CONTEÚDO + METODOLOGIA CONHECIMENTO: CULTURA ACADÊMICA EDUCAÇÃO DESCOLADA DAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA

4 Espaços de interseção entre a prática e a teoria, entre cultura e política, com a participação em uma experiência social (Paulo Freire) Espaços de interseção entre culturas diversas: a diversidade como vantagem pedagógica (Emilia Ferreiro), a necessidade de uma epistemologia do Sul (Boaventura Sousa Santos) Espaços de interseção entre a utopia de um projeto de educação e as injustas e desiguais condições de vida dos coletivos populares (Paulo Freire, Miguel Arroyo)

5 Programa Escola Integrada (SMED/PBH): PROEX, FAE, TEIA, OJ Monitores (alunos de graduação) Alunos de Pós Graduacão (GOSTEI) Professores Orientadores Equipe Coordenação Pedagógica (FAE) Encontros de Formação: Por área Coordenação Pedagógica e bolsistas de Pós (GOSTEI) Com todos os monitores e professores comunitários Com formadores do OJ e agentes culturais

6

7

8

9

10 CURSO EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA CURSO DE ATUALIZAÇÃO/ APERFEIÇOAMENTO (distância) Módulos Fóruns Atividades de Cartografia 2013: GV, João Monlevade/Cel. Fabriciano, Confins

11 GUIA DE VIAGEM: TEXTO BASE ULTRAPPASANDO FRONTEIRAS: PARA SABER MAIS

12 SEGUINDO AS TRILHAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA FLASHES DE VIAGEM: VIDEOS, MÚSICAS, OUTRAS MÍDIAS

13 CURSO TEIAS DE CIDADANIA 2010/2012/2013 ORGANIZADO EM MÓDULOS PRESENÇA DE APROXIMADAMENTE PARTICIPANTES

14 2013: OCUPAR A CIDADE: UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MOVIMENTO Abertura ( 17/05/2013) Percursos Formativos (maio a setembro) Seminário Internacional (24 a 27/09/2013) Fórum 07 e 08/11/2013)

15 04 encontros de 05 horas 1. Intervenção urbana 2. Brincadeiras 3. Vídeo 4. Novos profissionais da Educação Integral 5. Fotocolagem 6. Jornal e letramento 7. Astronomia 8. Gestão de território 9. Museus/Espaçosculturais 10. Corpo e Movimento

16

17 CIDADE E INFANCIA CIDADE, JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO CIDADADES CRIATIVAS ESCOLAS, TERRITÓRIOS, CIDADES SUSTENTÁVEIS CIDADES CRIATIVAS EDUCAÇÃO INTEGRAL E FORMAÇÃO

18 EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO NO TERRITÓRIO EXPERIÊNCIAS DE INFÂNCIA EXPERIÊNCIAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL SESSÃO DE PÔSTER

19 Curso: Agente de Projetos Sociais - PRONATEC/FIC (Formação Inicial e Continuada) Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social Carga Horária: 200 horas/aula 4 turmas com 30 alunos cada (02 no 1º sem. e 02 turmas no 2º sem. de 2013) Organização: Observatório da Juventude (OJ/FAE/UFMG)

20 01 pesquisamonitoramento de experiência de Educação Integral (GV) 03 pesquisas nacionais 2013: Impactos do Mais Educação como indutor de política pública de Educação Integral (UFMG, UNIRIO, UFPA, UFPR, UFPE, UFG)

21 DOUTORADO: 04 emandamento Infancia NovosEducadores SaberesLocais DireitoàEducação MESTRADO: 05 em andamento Família Territórios Educativos Experiência educativa dos sujeitos Universidade x Ed. Básica Relação ed. formal x ed. não formal 01 concluído: Juventude

22 OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Acompanhamento, sistematização e análise de práticas pedagógicase de gestão das experiências de Educação Integral nos municípios de MG, articulando as pesquisas de mestrado e doutorado relativas a essa temática, atuando na formação de profissionais envolvidos com experiências de Educação Integral na educação básica e ainda buscando contribuir na efetivação da Educação Integral em Tempo Integral como direito de crianças, jovens e adolescentes.

23 DISCIPLINAS NA PÓS: 2012 e : reflexões sobre as pesquisas produzidas sobre Ed. Integral DISCIPLINAS NA GRADUAÇÃO: 2012: Optativa na Licenciatura 2013: Optativa na Pedagogia e Licenciatura

24 Construção de uma identidade do grupo de estudantes da UFMG envolvidos na Educação Integral (TEIA conta com mais de 60 participantes (estudantes de graduação e Pós – diversas áreas, professores da Ed. Básica, prof. universitários,...) Articulação com outros grupos de pesquisa e extensão da FAE (Observatório da Juventude) e outras Universidades ( UFPA:Teia Amazônica), UFPR, UNIRIO, UFPE, UNB Articulação com as Redes Municipais de Educação (Região Metropolitana de BH, Governador Valadares,...)

25 Constituir o Fórum de Ed. Integral de Minas Gerais) Criar/fortalecer os Comitês de Educação Integral em Minas Gerais Pesquisa +E: somente 39% dos respondentes de MG disseram existir o Comitê Territorial do Mais Educação (em PE e RJ, 83% responderam afirmativamente e no RS, 68%) Influenciar/interferir na cultura da universidade para democratizá-la, de modo a acolher e assumir o debate da Ed. Integral Não há uma disciplina obrigatória no curso de Pedagogia que discuta a Educação Integral


Carregar ppt "A EXPERIÊNCIA DO TEIA/FAE/UFMG LUCINHA ALVAREZ www.teiaufmg.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google