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Diretoria de Ensino da Marinha

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Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino da Marinha"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino da Marinha
Departamento de Ensino à Distância Regina Marinato de Resende (21)

2 A evolução dos diversos campos do saber:
AVALIAÇÃO EM EAD A evolução dos diversos campos do saber: Filosofia - Educação - Psicologia - Lingüística - Psicanálise Tecnologias da Informação e Comunicação novo entendimento sobre o pensamento, ensino e aprendizagem e as formas de construção do conhecimento Pressuposto: aprendizagem - se dá a partir da construção do conhecimento e da significação

3 Concepção construtivista
ERRO - passa a ser o ponto de partida não o ponto de chegada Avaliação assume feições diversas da avaliação tradicionalmente utilizada nas escolas - muitas vezes aplicação de um teste no final do período Avaliação - ‘eixo de auto-aprendizagem’

4 recordar informação - transferir situações
aplicar fórmulas aprendidas planejar problemas e encontrar estratégias para resolvê-los importância dos resultados interesse pelos processo da aprendizagem dos alunos saber - quantidade de informação saber - capacidade para buscar de forma seletiva ordenar e interpretar informação dar sentido/significar transformar informação em conhecimento (HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação , 1998 p.97)

5 a intenção do avaliador torna a avaliação formativa
... deve-se pôr a avaliação a serviço das aprendizagens o máximo possível ... prática avaliar – deve tornar-se auxiliar de outra – aprender a intenção do avaliador torna a avaliação formativa favorece o desenvolvimento daquele que aprende. (HADJI, Charles. Avaliação desmistificada 2001, p. 15,19,20).

6 considerar tanto o processo em si quanto ao seu resultado - os produtos dessa aprendizagem
levar em conta o processo em construção e não o produto acabado competências desenvolvidas ao longo do processo permitir a redefinição de rotas habitus cultivado – cuidado na avaliação em EAD

7 privilegiar a avaliação processual ou formativa em EAD
Formativa ou processual regulação das atividades de ensino adaptar conteúdo/estratégias - características dos alunos pedagogia diferenciada/individualizada informa desenvolvimento do processo de ensino ideal para acompanhar o EAD privilegiar a avaliação processual ou formativa em EAD

8 Técnicas mais utilizadas:
- observação - entrevista - levantamento - testagem Instrumentos: quantitativos - teste, prova qualitativos - roteiro de observação, roteiro de entrevista, processofólio

9 maior liberdade – tutor e aluno
novos desafios - credibilidade - legitimação cobrança preparação do aluno - maior presencial considerar aluno pró-ativo - avaliações que estimulem o processo autoral retroalimentação

10 grande auxílio das ferramentas da Internet:
controle de entrada no ambiente participação no chat, fórum e lista de discussão envio de participação de trabalhos em grupos virtuais

11 provas presenciais - imprescindíveis para aquelas matérias e cursos em que a aprovação final confere um certificado, titulo ou crédito de caráter oficial Resolução nº 1- MEC artigo 11º-cursos de pós-graduação lato sensu à distância - provas presenciais e defesa presencial de monografia enquanto as novas tecnologias não garantirem outras formas de exames – dificuldades substituição das pessoas

12 evita a sobrecarga de estudo - avaliação parte do conteúdo
controle periódico do progresso dos alunos - avaliação contínua - pode ser utilizada mais vezes impõe a necessidade de estudo - enviar a prova ao tutor em data determinada evita a sobrecarga de estudo - avaliação parte do conteúdo ajuda a reter aspectos fundamentais da matéria comunicação bidirecional - devolvidas pelo tutor para correção dos erros com orientações

13 conduz os professores/tutores e redatores às
incentivo para melhorar a quantidade do estudo futuro - conhecimento do resultado/orientações conduz os professores/tutores e redatores às dificuldades típicas da matéria e possíveis falhas na redação de provas e materiais ( Garcia Aretio, Educación a distancia hoy. 1999, p. 437/60)

14 responsabilidade pela sua aprendizagem.
propicia o desenvolvimento da independência do aluno em relação ao professor/tutor pró-atividade do aluno responsabilidade pela sua aprendizagem. ideal num sistema de auto-aprendizagem-EAD Instrumento de avaliação qualitativa – Processofólio

15 “...o aluno deliberadamente tenta documentar - para ele mesmo e para os outros – o pedregoso caminho de seu envolvimento num projeto: os planos iniciais, os rascunhos provisórios, os falsos pontos de partida, os pontos críticos, os objetos do domínio que são relevantes e as que ele gosta ou desgosta, várias formas de avaliação provisórias e finais e os planos para projetos novos e subseqüentes”. (Wolf in GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas, 2000, p.191)

16 - através de registros de erros e correções, propiciar a auto-avaliação pelo aluno, numa perspectiva de reconstrução de conhecimento, utilizando rotas alternativas de reflexão, ao interagir novamente com o material de estudo/avaliação por ele produzido.

17 Formar acervo ativo: avaliações -hipóteses, comparações, rascunhos
observações, informações do aprendiz de todo curso notas, conceitos, novas hipóteses de aferição e registros quanto aos avanços do aluno poderá ser disponibilizada para professor/alunos pasta criada e aberta no início do curso/pré-teste Portfólio – TelEduc

18 acompanhar o desenvolvimento das atividades feitas pelo aluno;
identificar a seqüência das tentativas na busca das respostas aos questionamentos propostos; indicação de novas leituras, exercícios e buscas em direção ao domínio daquele conteúdo; acompanhar o desenvolvimento das atividades feitas pelo aluno; reorientação/retroalimentação da aprendizagem. “O professor, ao acompanhar os diversos momentos do desenvolvimento dessas atividades, pode testemunhar o fluxo de raciocínio feito pelo aluno... torna-se possível apreciar o próprio processo de construção do conhecimento do aluno”. ELLIOT, Ligia Gomes. Critérios de Julgamento: Chave para a avaliação da Aprendizagem. (2000, p.131).

19 O professor/tutor : tem diversas possibilidades de utilizar resultados da avaliação: ... mais rara na escola é a de ... atentar para as dificuldades e desvios da aprendizagem dos educandos e decidir trabalhar com eles para que, de fato, aprendam aquilo que deveriam aprender, construam efetivamente os resultados necessários da aprendizagem. LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. (2001, p.91) deve apresentar resultado - curso, empresa ou instituição e ao interessado - o aluno

20 Considerando aspectos da avaliação formativa:
informação aos interessados é necessária para reorientar a aprendizagem, através de um retorno imediato e individualizado; deve conter comentários sobre o desenvolvimento do seu processo de construção de conhecimento; deve incluir comentários que expliquem a qualificação dada.

21 apontar os erros indiscutíveis e mal entendidos- perspectiva de reconstrução, (re)significação do erro ser um critica construtiva para evitar os mesmos erros no futuro apresentar indicações de como melhorar as respostas incluir a indicação de técnicas de estudo ou métodos para melhor estudar aquele conteúdo indicar rotas alternativas de aprendizagem conter comentários sobre o desenvolvimento do seu processo de construção de conhecimento.

22 ENSINAR A ALEGRIA ”Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver naqueles, cujos olhos, aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”. Rubem Alves


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