A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DE ENSINO-PRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE ENSINO-PRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE ENSINO-PRENDIZAGEM
BEST FIT KNOWLEDGE – BFK® Agentes e o Ambiente RHesults Metodologia BFK ® BEST FIT KNOWLEDGE Conceitual Base Análise de contexto Abordagem didática instrucionais Recursos MIRIAM MACHADO, TOT, MSc, PMP

2 Representação da Metodologia BFK®
Morin; Dreyfuss; Rogers; Knowles; De Aquino; Buzan; Brown; Kolb Pensamento complexo Design Thinking Andragogia CAV (Cilclo de Aprendizado Vivencial) Esfera: Individuo Organização Mercado RHesults Porte: Pequena Média Grande. Metodologia BFK ® BEST FIT KNOWLEDGE Conceitual Base Análise de contexto Abordagem didática instrucionais Recursos Diagnóstico 3 D Maturidade: Operacional Tático Estratégico Jogos e Vivências Learning Technologies Filmes e vídeos Storytelling Metáforas e Cases Redes sociais Feramentas de Tomadas de Decisão Pesquisas (feitas pelos alunos) Visual thinking Mind Mapping Problem based learning Lúdico Best fit solutions Contínuo pedagógico- andragógico Rapid Learning Design Thinking Agentes e o Ambiente Participantes = Co-produtores Professor = Facilitador Ambiente de interação = Aquisição de habilidades e competências Fonte: Miriam Machado - RHesults

3 Mind Map da Metodologia BFK®
Pensamento complexo Visual Thinking Mind Mapping Design Thinking BASE CONCEITUAL ABORDAGEM DIDÁTICA Lúdico Design thinking Andragogia Best fit Solutions Problem based Learning CAV (Ciclo de Aprendizado Vivencial) Continuo pedagógico andragógico Metodologia BFK ® BEST FIT KNOWLEDGE ANÁLISE DE CONTEXTO Cases Storytelling Metáforas Mercado Organização Indivíduo PORTE ESFERA Operacional Tático Estratégico P M G Atuação Função Habilidade Diagnóstico 3 D Maturidade RH RECURSOS INSTRUCIONAIS Jogos e Vivências Rapid Learning Filmes e Vídeos Agentes e o Ambiente Learning Technologies Redes Sociais Pesquisas (feitas pelos alunos) Tomada de decisão Ambiente de interação = aprendizado de competências para o ambiente REAL de Trabalho Participantes = Co-Produtores Professor = Facilitador

4 ANÁLISE DE CONTEXTO Diagnóstico 3 D ESFERA Mercado PORTE P M G
Maturidade RH Indivíduo Organização Mercado Atuação PORTE Função Habilidade P M G Mesclar 3d “Separar cada coisa de todas as demais é a maneira mais radical de reduzir a nada todo o raciocínio. Pois o raciocínio e a conversa nasceram em nós pela combinação das formas entre si”. (Sofista, citado em De Aquino ) Operacional Tático Estratégico

5 eles precisam se tornar DESIGNERS.”
ABORDAGEM DIDÁTICA Contexto Processos mentais Pensamento complexo Design Thinking Lúdico Visualização Deixar junto Co-criação (Atribuição de sentido) “Os profissionais de RH não precisam apenas entender a dinâmica e design das empresas e dos processos, eles precisam se tornar DESIGNERS.” (Roger Martin – Rotman School of Management) Visual thinking (Mind map e representações)

6 Processador BFK ®  Best Fit Solutions
BASE CONCEITUAL Pensamento complexo Análise de contexto Abordagem didática DIAGNÓSTICO 3 D Indivíduo RH Empresa Análise e desenho de contextos ABORDAGEM DIDÁTICA Processos mentais RECURSOS INSTRUCIONAIS rapid learning Best Fit Solutions Workforce Designer

7 Competências Habilidades
Referencial do termo COMPLEXIDADE na BFK® COMPLEXIDADE CONTEXTOS APRENDIZAGEM Pensamento Complexo Design thinking CAV Operacional Tático Estratégico Pequena Média Grande Mercado Empresa RH Mediada pelos odos Social Andragogia mét Recuros intrucionais CONCEITOS / TEORIAS CO-PRODUÇÃO VIVÊNCIA Diagnósticos Avaliações CRIATIVI-DADE Competências Habilidades Workforce Designer

8 Estratégias de aceleração do aprendizado
BLEND de RECURSOS INSTRUCIONAIS da BFK® RAPID LEARNING Estratégias de aceleração do aprendizado Jogos e Vivências Learning Technologies Filmes e vídeos Storytelling Metáforas Cases Redes sociais Pesquisas (Feitas pelos alunos) Ferramentas de tomada de decisão Pulo do gato Templates Quiz Refletindo em dupla Modelos e métodos Só mudar a cor Mudar o marcador

9 ANÁLISE E DESENHO DE CONTEXTOS
AS ENTREGAS NOSSO CONTEÚDO ANÁLISE E DESENHO DE CONTEXTOS WORKFORCE DESIGNER Agilidade de respostas EMPREGABILIDADE BFK ® Atuação Situacional Para o Indivíduo Tomada de decisões (recursos tecnológicos e de liderança) Integrar o titulo Inserção com propósito Para a Empresa PRODUTIVIDADE COMPETITIVIDADE LONGEVIDADE

10 Demanda X Oferta  RHesults
A Metodologia BFK® tem foco no profissional e em sua atuação dentro do RH das empresas. Desenvolvendo as habilidades e competências necessárias ao desempenho de suas funções de acordo com as expectativas das organizações. Os cursos/atividades do RHesults são uma resposta consistente às demandas do mercado. Colaborar com as escolas de negócios Se a oferta de executivos com talento não atende às expectativas da demanda atual, as escolas de negócios devem perguntar a si mesmas se estão fazendo um bom trabalho na hora de formar líderes. Alguns CEOs têm a impressão de que as escolas de negócios acham que seus clientes são os estudantes de MBA e se esquecem das empresas. Revista Melhor – maio/11


Carregar ppt "METODOLOGIA DE ENSINO-PRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google