A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISAS Próximo à realidade Seu interesse Precisa dar resposta CONTEÚDOS Conceituais, Factuais Procedimentais Atitudinais PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISAS Próximo à realidade Seu interesse Precisa dar resposta CONTEÚDOS Conceituais, Factuais Procedimentais Atitudinais PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISAS Próximo à realidade Seu interesse Precisa dar resposta CONTEÚDOS Conceituais, Factuais Procedimentais Atitudinais PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS CURRÍCULO EMERGENTE RIZOMÁTICO a relação; o diálogo; a pesquisa por problemáticas; o aprender; o interesse e a necessidade dos alunos; o conhecimento e sua socialização; o processo; a formação continuada; a avaliação processual; o respeito; a solidariedade; a autonomia; a politicidade; a responsabilidade e o compromisso social; o planejamento coletivo amplo; o paradoxal; o complexo; as multiplicidades; as singularidades; a sustentabilidade do planeta... CURRÍCULO RIZOMÁTICO, PESQUISA e CONTEÚDOS Princípios e Características

2 a relação; o diálogo; a pesquisa por problemáticas; o aprender; o interesse e a necessidade dos alunos; o conhecimento e sua socialização; o processo; a formação continuada; a avaliação processual; o respeito; a solidariedade; a autonomia; a politicidade; a responsabilidade e o compromisso social; o planejamento coletivo amplo; o paradoxal; o complexo; as multiplicidades; as singularidades; a sustentabilidade do planeta...

3 Quais as principais causas do aumento do desemprego no Brasil nos últimos quatro anos?Quais as principais causas do aumento do desemprego no Brasil nos últimos quatro anos? Por que os jovens estão procurando as drogas ilícitas? Como se cultiva o cogumelo? Por que o sistema de transporte de Florianópolis ainda apresenta diversos problemas como o do preço abusivo da passagem e superlotação?Por que o sistema de transporte de Florianópolis ainda apresenta diversos problemas como o do preço abusivo da passagem e superlotação? Por que não tem um centro de triagem e lixo na comunidade da Vila União? Por que ocorrem tantas mortes no trânsito de Florianópolis? Como surgiu a Vila União? Por que o caminhão do lixo seletivo não passa no bairro do Rio Vermelho? O que está sendo feito para tirar os animais da rua? Por que há tantas favelas no Brasil? Quais as causas e conseqüências do desmatamento no Brasil? Por que a ilha de Santa Catarina foi chamada de Ilha da Magia?

4 Os parâmetros curriculares propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como um fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. PCN vol. 1 p.51 No entanto, qualquer que seja a linha pedagógica, professores e alunos trabalham, necessariamente, com conteúdos. O que diferencia radicalmente as propostas é a função que se atribui aos conteúdos no contexto escolar e, em decorrência disso, as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados. Idem

5 Planejamento como um método de trabalho no qual os professores apresentam objetivos educacionais gerais, mas não formulam os objetivos específicos para cada projeto ou cada atividade de antemão. Em vez disso, formulam hipóteses sobre o que poderia ocorrer, com base em seu conhecimento das crianças e das experiências anteriores. Juntamente com essas hipóteses, formulam objetivos flexíveis e adaptados às necessidades e interesse das crianças, os quais incluem aqueles expressados por elas a qualquer momento durante o projeto, bem como aqueles que os professores inferem e trazem à baila a medida que o trabalho avança. Este tipo de planejamento é chamado por nós de CURRÍCULO EMERGENTE...a relação intrínseca entre as várias áreas do saber, representadas cada uma delas pelas inúmeras linhas fibrosas de um RIZOMA, que se entrelaçam e se engalfinham formando um conjunto complexo no qual os elementos remetem necessariamente uns aos outros e mesmo para fora do próprio conjunto.

6 O que é Brasil? O que são favelas? Como assim tantas? Comparado com o que? Existe favela? Aonde? Sempre foi assim? É só no Brasil que tem favela? Bnde Políticas Públicas Falta de emprego fichar Urbananização Saneamento coletar selecionar Má distribuição da renda Salário baixo debater Fazer...

7 O que são? espécies? Origem Que tipos? Composição Química? Shitake Champignon Do Sol Trufas Valor Nutricional Clima tropical subtropical Umidade Temperatura Custos cuidados produção comercialização alimentícias medicinais venenosas alucinógenas reprodução inoculação micélio Hifas Esporos fungos compostagem Compartilhar objetivo Ouvir o outro Estudar em grupo Buscar fontes Pesquisar na Internet Operar computador resumir debater problematizar Conhecer o outro Planejar a pesquisa escrita países leitura Uso de vídeos Entrevistar especialista Divulgação do conhecimento inibição Falar em público postura Representar teatralmente tabelas higiene porcentagem

8 alunos - professores - comunidade Perguntas / Problemáticas Possíveis respostas Hipóteses Conclusões Finais Provisórias Saberes Prévios Relações Saberes Reconstruídos Ações Reflexões Comunicações Produções pessoas - pequenos grupos - grandes grupos - comunidade

9 CURRÍCULO RIZOMÁTICO, PESQUISA e CONTEÚDOS Princípios e características na mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos Núcleo Tapera 2005 José Manoel Cruz Pereira Nunes


Carregar ppt "PESQUISAS Próximo à realidade Seu interesse Precisa dar resposta CONTEÚDOS Conceituais, Factuais Procedimentais Atitudinais PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google