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Letramento e o processo de alfabetização como problema de saúde pública Cristiane Mori-de Angelis Departamento de Lingüística PUC-SP.

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1 Letramento e o processo de alfabetização como problema de saúde pública Cristiane Mori-de Angelis Departamento de Lingüística PUC-SP

2 Relações entre Letramento e Alfabetização Similaridade: Ser alfabetizado é ser letrado Ser alfabetizado é ser letrado Escrita como código Escrita como código Escola como agência de letramento única Escola como agência de letramento única

3 Relações entre Letramento e Alfabetização Continência A alfabetização está contida no letramento A alfabetização está contida no letramento Linguagem escrita desempenha algumas funções Linguagem escrita desempenha algumas funções Reconhecem-se outras agências de letramento Reconhecem-se outras agências de letramento

4 Relações entre Letramento e Alfabetização A 3ª forma de relação caracteriza-se pela junção equivocada entre as 1ª e 2ª relações: Alfabetização e letramento são reconhecidos como competências diferentes; no entanto, o letramento é avaliado por meio de um instrumental que recai sobre as habilidades de(de)codificação

5 Letramento(s) Em nenhuma destas posições, no entanto, a natureza do processo de letramento está sendo plenamente considerada, seja porque a noção de escrita subjacente é equivocada e/ou restrita, seja porque as agências que promovem o letramento não estão sendo, todas, devidamente consideradas e, sobretudo, compreendidas.

6 Letramento(s) As formas não autorizadas (ou não canônicas) de uso da linguagem escrita são reconhecidas; As formas não autorizadas (ou não canônicas) de uso da linguagem escrita são reconhecidas; As agências que promovem o letramento, desde a família e a escola, mas também a igreja, as associações de moradores de bairro, os sindicatos, os clubes, os centros esportivos, as unidades básicas de saúde são considerados As agências que promovem o letramento, desde a família e a escola, mas também a igreja, as associações de moradores de bairro, os sindicatos, os clubes, os centros esportivos, as unidades básicas de saúde são considerados

7 Letramento(s) Acesso e uso às diferentes práticas de leitura e escrita; Acesso e uso às diferentes práticas de leitura e escrita; Efeitos que o acesso (a) e o uso (de) práticas de leitura e escrita têm sobre o indivíduo e seu grupo; Efeitos que o acesso (a) e o uso (de) práticas de leitura e escrita têm sobre o indivíduo e seu grupo;

8 Letramento(s) Quando se considera que o processo de letramento implica toda e qualquer forma de (re)conhecimento da linguagem escrita, deve-se admitir que as habilidades de (de)codificação fazem parte deste processo, mas não têm precedência ou primazia em relação a outras habilidades. Quando se considera que o processo de letramento implica toda e qualquer forma de (re)conhecimento da linguagem escrita, deve-se admitir que as habilidades de (de)codificação fazem parte deste processo, mas não têm precedência ou primazia em relação a outras habilidades.

9 Para contextualizar a questão Para contextualizar a questão Sistemas de avaliação SAEB INAF PISA

10 Dados do INAF População de 15 a 64 anos: População de 15 a 64 anos: - 7% dos brasileiros são analfabetos - 33% dos brasileiros atingem o Nível Rudimentar - 30% dos brasileiros atingem o Nível Básico - 26% dos brasileiros têm pleno domínio de leitura e escrita

11 Problemas (?) de Leitura e Escrita Se letramento e alfabetização são considerados como um único processo, ligado a diferentes instituições sociais mais ou menos complexas, é possível redimensionar os chamados problemas de leitura e escrita, questionando e refutando seu caráter individual e alçando-os à condição de um processo social, complexo que, como tal, implica o coletivo e permite caracterizá-los como um problema de saúde pública.

12 Contatos


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