A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NAVI/EA/UFRGS / 11º Congresso Internacional de EAD - ABED Educação a distância para gestores locais: potencialidades e desafios Prof. Luis Roque Klering.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NAVI/EA/UFRGS / 11º Congresso Internacional de EAD - ABED Educação a distância para gestores locais: potencialidades e desafios Prof. Luis Roque Klering."— Transcrição da apresentação:

1 NAVI/EA/UFRGS / 11º Congresso Internacional de EAD - ABED Educação a distância para gestores locais: potencialidades e desafios Prof. Luis Roque Klering Prof. Luís Alberto Guadagnin Profa. Mary da Rocha Biancamano Profa. Bianca Smith Pilla

2 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ NATUREZA: projeto em andamento TEMA: D - Educação a Distância nos Sistemas Educacionais CATEGORIA – 3. Educação Corporativa

3 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Dados do curso AMERF: -Nível acadêmico: extensão, 120hs, em 4 módulos de 30hs -Número total de participantes: 104

4 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Cargos dos participantes: prefeitos, secretários municipais, assessores municipais, técnicos de Tribunais de Contas, professores

5 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Ambiente de desenvolvimento do curso AMERF: NAVi, Núcleo de Aprendizagem Virtual da Escola de Administração da UFRGS Recursos: -Professores -Bolsistas de Iniciação Científica -Infraestrutura de equipamentos

6 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Proposta do curso AMERF: Construir um ambiente virtual propício ao estudo, à pesquisa, à interação e à troca de experiências, visando discutir práticas existentes, criar e difundir conhecimentos de gestão pública, adotando e estimulando o uso de perspectivas amplas na análise e compreensão de modelos teóricos relacionados com o papel do Estado, a gestão da informação, o planejamento e a execução orçamentária e formulação e implementação de políticas públicas Construir um ambiente virtual propício ao estudo, à pesquisa, à interação e à troca de experiências, visando discutir práticas existentes, criar e difundir conhecimentos de gestão pública, adotando e estimulando o uso de perspectivas amplas na análise e compreensão de modelos teóricos relacionados com o papel do Estado, a gestão da informação, o planejamento e a execução orçamentária e formulação e implementação de políticas públicas

7 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Diretrizes de aprendizagem do curso AMERF: a) capacitação para leitura de cenários a) capacitação para leitura de cenários b) Independência na obtenção de conhecimentos c) Gerar melhores habilidades de análise, síntese e avaliação d) Ampliação dos conhecimentos sobre gestão pública e) Revisão de princípios jurídico-contábeis f) Melhoria das práticas administrativas de governos

8 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Características do ambiente virtual criado para o curso AMERF: Tecnologia: desenvolvimento próprio Navegação: referenciando somente uma página central de controle Acesso: via qualquer microcomputador conectado à internet (em qualquer tempo e lugar)

9 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Características do ambiente virtual criado para o curso AMERF (cont.): Recursos de aprendizagem disponibilizados: -apresentações sintéticas do conteúdo de aulas, em ambiente multimídia, produzido com recursos do software Flash

10 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Recursos de aprendizagem disponibilizados (cont.): -apresentações completas do conteúdo das aulas, em texto produzido pelos próprios professores, de 414 páginas, disponibilizado em arquivos PDF, para visualização nas telas do computador, ou para serem impressos em papel

11 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Recursos de aprendizagem disponibilizados (cont.): -Fóruns de construção do conhecimento -Fóruns virtuais (chats) -Vídeos ilustrativos -Bibliotecas Virtuais -Enquetes -Relatos -Estudos de caso -Avaliações on-line -Palavras cruzadas

12 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Recursos de apoio: -Fórum de suporte técnico -Informações dos professores -Informações dos alunos

13 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ Estrutura do curso AMERF: 4 módulos de 10 aulas cada -Módulo 1: O município no século XXI -Módulo 2: Fundamentos jurídico- contábeis da gestão financeira e orçamentária municipal -Módulo 3: Instrumentos de gestão na LRF -Módulo 4: Gestão Pública Municipal após a LRF

14 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ º Desafio na EAD para gestores locais: Atratividade dos Conteúdos Questão atual e central focada: LRF Eixos conceituais: responsabilidade dos gestores locais na gestão fiscal. Para isso, estimulou-se o aprofundamento da reflexão sobre o papel dos governos face às transformações tecnológicas, sociais, econômicas e legais em curso. Propiciou-se o estudo de concepções teórico-práticas modernas, visando obter maior efetividade dos governos

15 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ º Desafio na EAD para gestores locais: Criação de um espírito de comunidade Criação de um espírito de comunidade Processos: Constante renovação e criação de futuro; Participação ativa de cada membro; Valorização da contribuição plural; Formação de base de conhecimento; Compartilhamento de informações; Adoção de princípios norteadores (ética, confiança, respeito etc.) Recursos adotados: Fóruns permanentes de construção do conhecimento Fóruns permanentes de construção do conhecimento Reuniões virtuais Reuniões virtuais Enquetes Enquetes Videoconferências (TV na Web, via EATW) Videoconferências (TV na Web, via EATW) Gestão Colegiada de município virtual Gestão Colegiada de município virtual Banco de dados de relatos e estudos de caso Banco de dados de relatos e estudos de caso Professores como moderadores Professores como moderadores

16 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ º Desafio na EAD para gestores locais: Desenvolvimento de código cultural próprio Processos adotados: uso de linguagem menos formal e específica de origem de participantes, visando criar uma comunicação mais crítica, aberta e comum uso de linguagem menos formal e específica de origem de participantes, visando criar uma comunicação mais crítica, aberta e comum adoção de diferentes papéis de comunicação a equipe de professores adoção de diferentes papéis de comunicação a equipe de professores Estímulo à participação e funcionamento do fórum de suporte técnico Estímulo à participação e funcionamento do fórum de suporte técnico

17 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ º Desafio na EAD para gestores locais: Avaliação como instrumento de aprendizagem Processos adotados: Avaliações como requisito para passagem de módulo (questões objetivas e dissertativas) Avaliações como requisito para passagem de módulo (questões objetivas e dissertativas) Jogos on-line, como palavras cruzadas Jogos on-line, como palavras cruzadas Questionamentos sobre estudos de caso Questionamentos sobre estudos de caso

18 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ ª Potencialidade da EAD para gestores locais: Comunicação eficaz em rede Entre alunos e professores e entre alunos Estratégias adotadas: Atuação ativa e constante dos professores em fóruns e chats Atuação ativa e constante dos professores em fóruns e chats Mensagens de correio com textos claros Mensagens de correio com textos claros Controle da situação dos alunos Controle da situação dos alunos Pronta resposta a demandas Pronta resposta a demandas Textos, apresentações, tarefas e avisos em linguagem respeitosa e clara Textos, apresentações, tarefas e avisos em linguagem respeitosa e clara Promoção da troca de informações e experiências Promoção da troca de informações e experiências

19 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ ª Potencialidade da EAD para gestores locais: Criação coletiva de conhecimento Fomentar o compartilhamento, a pesquisa e a parceria educacional, entre professores, participantes e organizações de origem dos participantes. Ao longo do curso, fomenta-se a socialização do conhecimento, comparação de práticas com conceitos prévios, e a sistematização de novos conhecimentos. Estratégias adotadas: Comentários sobre relatos e estudos de caso Comentários sobre relatos e estudos de caso Discussões de fóruns virtuais dirigidas pelos professores Discussões de fóruns virtuais dirigidas pelos professores Respostas dos professores a questões dissertativas Respostas dos professores a questões dissertativas Apresentação e discussão de trabalhos finais Apresentação e discussão de trabalhos finais

20 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ ª Potencialidade da EAD para gestores locais: Fluxos livres e rápidos Estratégias adotadas: Fórum de suporte técnico Fórum de suporte técnico Envolvimento constante de todos os professores e assistentes técnicos, atuando em qualquer tempo e espaço Envolvimento constante de todos os professores e assistentes técnicos, atuando em qualquer tempo e espaço Acessos a Bancos de Dados de experiências exitosas Acessos a Bancos de Dados de experiências exitosas Acessos a Bibliotecas de Dados Acessos a Bibliotecas de Dados Acessos aos s de colegas do curso Acessos aos s de colegas do curso

21 Educação a Distância para Gestores Locais: Potencialidades e Desafios 10/09/ O resultado final depende de um complexo padrão de interação dialética, uma vez que muitos fatores, inclusive criatividade e iniciativa empreendedora, intervêm no processo de descoberta científica, inovação tecnológica e aplicações sociais. Castells


Carregar ppt "NAVI/EA/UFRGS / 11º Congresso Internacional de EAD - ABED Educação a distância para gestores locais: potencialidades e desafios Prof. Luis Roque Klering."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google