A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOPEDAGOGIA INSTINTUCIONAL Professora: Jucinete Feitosa Dias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOPEDAGOGIA INSTINTUCIONAL Professora: Jucinete Feitosa Dias."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOPEDAGOGIA INSTINTUCIONAL Professora: Jucinete Feitosa Dias

2 O QUE É P SICOPEDAGOGI A? Psicopedagogia Clínica Psicopedagogia Instintucional Atua na construção do conhecimento do sujeito no espaço institucional procurando entender a sua filosofia, os valores circundantes e a ideologia que perpassa no cotidiano. O seu foco principal é o grupo fazendo um diálogo com o individual

3 QUAL A DEMANDA DA INSTITUIÇÃO SUJEITO INSTITUCIONAL FAMÍLIA ESCOLA EMPRESA HOSPITAL CRECHE ORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL

4 Do ponto de vista preventivo a psicopedagogia se preocupa com a escola na: reconstrução de processos e definição de papéis Valorização de novos conhecimentos, novas formas de aprender, avaliar o conhecimento, pessoas, papéis, produtos, processos e objetivos Analisar os processos metodológicos, relacionais e sócios culturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende

5 G RUPO E A PRENDIZAGEM Grupo: conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constante de tempo e espaço e articuladas por sua mútua representação interna,que se propõe de forma implícita ou explícita a realizar uma tarefa que constitui sua finalidade No trabalho grupal é fundamental analisar o interjogo de papéis, segundo o qual o emergente do grupo, porta voz de suas ansiedades, depositário de suas tensões, adoece,devido a essa depositação maciça das situações de inseguranças do ambiente.

6 É importante detectar os diferentes papeis no grupo: Líder de Mudança Líder de Resistência o bode expiatório e o porta voz O porta voz de um grupo é aquele que faz o sintoma, enunciando um acontecimento como porta voz de si mesmo e das fantasias inconscientes do grupo

7 O objetivo do Trabalho grupal é reduzir os medos através da reaprendizagem da realidade, diminuindo os medos,básicos, estereótipos que mantém o poder,e a enfrentar o futuro que emerge. A situação de aprendizagem no grupo gera nos sujeitos dois medos básicos: do equilíbrio obtido anteriormente Do ataque a nova situação ao qual o sujeito Não se sente seguro

8 A aprendizagem deve partir de um modelo didático interdisciplinar e heterogêneo, onde cada membro trás para o grupo sua bagagem de experiências e conhecimentos. Se caracteriza como apropriação instrumental da realidade para modificá-la. Aprender é realizar uma leitura da realidade, leitura coerente, e não aceitação acrítica das normas e valores...

9 Aprender constitui uma unidade, que deve acontecer como processo unitário, como experiência contínua e dialética de aprendizagem na qual o papel do docente e o papel do discente são funcionais e complementares Princípios básicos que regem a estrutura de todo grupo; Pertença Cooperação Pertinência

10 P ROCESSO DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Diagnóstico psicopedagógico institucional deve estar relacionado a proposta político pedagógica da instituição e sua fundamentação teórica da realidade Observação da realidade e análise do contexto e Identificar as causas históricas a ahistóricas Analisar o distanciamento entre a proposta político pedagógica e o fenômeno Quais os valores de normalidade e os valores veiculados pela instituição

11 V ISÃO SISTÊMICA DA REALIDADE Abandonar a visão mecanicista da realidade onde mesma é percebida a partir de uma visão linear de causa e efeito Trabalhar com uma visão sistêmica da realidade onde o sintoma vai ser visto dentro de um contexto ressaltando seu significado de comunicação no marco do sistema relacional

12 V ISÃO SISTÊMICA DA REALIDADE Vai tratar os problemas nos contextos nos quais ocorrem, compreendendo o sistema em sua totalidade, sua complexidade e sua dinâmica próprias; Permite fixar a atenção as interações entre os diferentes elementos de um sistema; Concebe a realidade como circulaar, que os fenômenos que agem na realidade estão em contínua interação com os outros e que as condutas de uns influenciam nas dos outros de forma recíprocra

13 P ROPRIEDADES DOS SISTEMAS ABERTOS Totalidade: os sistemas comportam-se como um todo e os estímulos provocados em um das suas partes provocam mudanças em seu todo. Equifinalidade: O estado atual em que o sistema encontra-se é fruto de processos históricos e não das dos elementos dos quais se partiu Auto regulação: os sistemas abertos sofrem influências do exterior e do interior e tendem a modificação em sua estabilidade gerando uma homeostase para manter o equilíbrio

14 H OMEOSTASE A MUDANÇA Em todos os sistemas abertos existem sempre tendências contrapostas a manter a estabilidade e a mudança Geralmente os sistemas tentam manter um equilíbrio entre as tendências que produzem uma transformação e aquelas que tendem a manutenção da estabilidade

15 E STRUTURA - PROCESSO - CONTEXTO Para Minunchin(1977) a estruturs representa a organização da qual um sistema é dotado para seu funcionamento; É necessário que exista uma certa divisões das funções que os diferentes sistemas precisam para realizar; Que se estabeleçam as regras de fubcionamento para decidir sobre as diferentes questões que vão sendo colocadas

16 C ONCEITOS QUE FORMAM AS ORGANIZAÇÕES DOS SISTEMAS Os limites ou fronteiras e as hierarquias ; As características dos limites podem ser rígidos ou flexíveis e respondem as diferentes formas de funcionamento de cada sistema; Todo sistema baseia-se em hierarquias que marcam o seu funcionamento e ao mesmo tempo delimitam a atuação dos diferentes sistemas e esclarece as funções que cada elemento pode assumir

17 A NÁLISE DA ESTRUTURAL QUE NOS PERMITE ENTENDER MELHOR A INSTITUIÇÃO Processo : regras que impedem o funcionamento do sistema e ao seu momento evolutivo em que se encontra ; na interação pessoal ocorrem constantemente comunicação(verbais e não verbais) nas quais são transmitidas mensagens que influem tanto no emissor como no receptor; Como são criadas as regras que regulam o seu funcionamento; quais as ditas, como e qual é o seu processo de negociação;

18 Contexto:o que irá marcar as regras de funcionamento da instituição são as crenças que marcam o seu funcionamento do ponto de vista externo e interno caracterizada pela própria história da instituição, pala ideologia definida e experiências vividas.


Carregar ppt "PSICOPEDAGOGIA INSTINTUCIONAL Professora: Jucinete Feitosa Dias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google