A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual. ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual ANALISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Conteúdo Programático desta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual. ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual ANALISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Conteúdo Programático desta."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual

2 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual ANALISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Conteúdo Programático desta aula  Estrutura básica dos textos  Identificar as organizações discursivas de diferentes tipos de textos  Elementos que compõem os diferentes tipos de textos BAÚ

3 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Após a noção de texto discutida em aula anterior, chega o momento de entrarmos em contato com os tipos de texto, os seus propósitos e sua funcionalidade. Vamos considerar a produção do texto baseada em fatores como: - o propósito da mensagem - para quê? - a organização das informações - como ? - o público leitor - para quem ? A partir daí focalizaremos a coerência da organização textual, que necessita estar presente nas partes em que o texto se divide.

4 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual ORGANIZAÇÃO BÁSICA TEXTO : INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO INTRODUÇÃO - A introdução deve conter a proposta do texto, a idéia principal. Normalmente é construída por um parágrafo. DESENVOLVIMENTO - o desenvolvimento deve trazer os desdobramentos do que foi proposto na Introdução. Este desenvolvimento pode conter quantos parágrafos forem necessários. Pode trazer exemplos, comparações com outros autores, citações sobre o caso etc....

5 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual CONCLUSÃO - trata do fechamento do texto, pode deixar a ideia em aberto, pode apresentar um ponto de vista coerente com o que foi desenvolvido, mas precisa trazer um fechamento. Para isso retoma a ideia apresentada na introdução. Este é um ponto importante, porque reforça a coerência do texto: o que foi anunciado no início foi desdobrado, desenvolvido, retomado e concluído, segundo quem o escreveu. Esta é uma boa estratégia para não fugirmos do assunto.

6 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual LEMBRETE É bom perceber que o trabalho do texto é encadeado, é “tecido” mesmo, pois tudo vai ser organizado a partir do que for apresentado na introdução. A partir daí, temos que desenvolver a ideia e depois concluir, baseados no que apresentamos e desdobramos. De modo que, seguindo esta organização, a tendência é termos um texto coerente.

7 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual

8 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual O QUE É UMA BOA CONVERSA?? TIPOLOGIA TEXTUAL NARRAÇÃO OU NARRATIVA Narrar é contar histórias; em textos, contos, novelas, filmes etc... Se a narrativa compreende contar histórias, deve conter elementos como: Personagens, local, tempo, espaço. Normalmente são muito utilizados verbos de ação. Estes proporcionam “movimento” à história.

9 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Situa seres e objetos no tempo (história). Estrutura: -Introdução: Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço. -Desenvolvimento: Através das ações das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax. - Conclusão: Existem várias maneiras de se concluir uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas.

10 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Utiliza o recurso dos verbos de ação, dos discursos direto, indireto e indireto livre. A narrativa deve tentar elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais: O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(n) a história; QUEM? - a personagem ou personagens; COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos; ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos; POR QUÊ? - a causa do acontecimento.

11 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Observe como se aplicam no texto de Manuel Bandeira esses elementos:  Tragédia brasileira  Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.  Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.  Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.  Misael não queria escândalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. Não fez nada disso: mudou de casa. Viveram três anos assim.  Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.

12 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Viveram três anos assim. Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos... Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontra-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul. Manuel Bandeira exemplos.htmlhttp://www.algosobre.com.br/redacao/narracao-com- exemplos.html

13 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual DESCRIÇÃO Situa seres e objetos no espaço (fotografia) Estrutura: Introdução – A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto e distingue seus aspectos gerais. Desenvolvimento – Capta os elementos numa ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente. Conclusão – Não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização.

14 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual

15 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual DISSERTAÇÃO I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando decisões III. Analisar objetivamente um assunto através da sequência lógica de ideias; IV. Apresentar opiniões sobre um determinado assunto; V. Apresentar opiniões positivas e negativas, provando suas opiniões, citando fatos, razões, justificativas. A dissertação é uma série concatenada de ideias, opiniões ou juízos. Adaptado de:

16 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual

17 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO Páscoa é a festa espiritual da libertação, simbolizada por objetos incorporados em nossas vidas como o ovo de páscoa, que está ligado a um ritual egípcio e, por conveniências comerciais, ganhou seu lugar nas festividades do Domingo de Páscoa assim como outra tradições que surgiram do anseio popular (a malhação do Judas em Sábado de Aleluia). Mas, a verdadeira Páscoa está narrada em Exodus e depois a Nova Páscoa está descrita no Evangelho de Jesus Cristo como a vitória do Filho do Homem. A primeira Páscoa da História foi celebrada pelos hebreus no século 13 a.C. para que todos lembrassem que Moisés, com a ajuda do Senhor, salvou o seu povo das mãos do Faraó. Assim, o cordeiro foi o sinal de aliança e o anjo podia saber quem estava com Javé ou Jeová. (....) REDACAO/Paacutegina1.html

18 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender um ponto de vista, posicionar-se diante de determinado assunto e tentar persuadir o leitor/ ouvinte para que aceite seu ponto de vista como correto e concorde com o que você propõe. Para defender sua ideia você precisa de muitos argumentos, pois as pessoas não vão aceitar prontamente seu ponto de vista. Podemos dizer que a argumentação é uma dissertação que contém explicitamente um ponto de vista, uma posição clara do autor diante do assunto, o que nem sempre acontece com a dissertação. Argumentar, então, é persuadir o interlocutor através do raciocínio

19 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual

20 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Resumindo os pontos vistos: Tipos de texto: narração, descrição, dissertação e argumentação Narração – conta uma história. Ação Descrição - detalha seres humanos, paisagens etc, como se fosse uma fotografia Dissertação – discute assuntos polêmicos Argumentação – defende uma ideia e tenta persuadir o leitor.

21 ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA!


Carregar ppt "ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual. ANÁLISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual ANALISE TEXTUAL Aula 5: Tipologia textual Conteúdo Programático desta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google