A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX mestrado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX mestrado."— Transcrição da apresentação:

1 de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX mestrado em cultura e comunicação variante de comunicação da ciência faculdade de letras da universidade do porto

2 dimensão simbólica As imagens e a sua de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX importância pedagógica Os pontos de vista possíveis

3 valor epistemológico de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX As imagens e o seu O ponto de vista dominante

4 Como se reflectem as mudanças ocorridas durante o período de estudo no universo das imagens? Como é que as imagens contribuíram para as mudanças que ocorreram neste período? de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX As perguntas de partida

5 Que tipos de imagens predominam nos manuais e nas revistas em cada década? Quais as funções dominantes desempenhadas pelas imagens nos manuais e nas revistas em cada década? Que concepções de ciência se escondem atrás das imagens contidas nestas publicações? Existe fluxo de imagens, das revistas científicas, para os manuais? de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

6 2- Como vemos o que vemos 1- Introdução 3- As imagens no universo da comunicação 4- As imagens nas Ciências Naturais ao longo do tempo 8- Conclusões 7- As imagens das Ciências da Vida em manuais escolares do ensino secundário 5- As imagens no processo de construção do conhecimento científico 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

7 2- Como vemos o que vemos 2.1. A História do olhar 2.2. Inteligência visual 2.3. Imagens e palavras de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX 3- As imagens no universo da comunicação As guerras das imagens 3.1. Informação visual 3.2. Pensamento visual 4.1. Dos tempos da pré-ciência até à reprodução mecânica de imagens 4.2. Os gloriosos tempos da ilustração na Zoologia e Botânica 4.3. A era da fotografia 4.4. A era digital 4- As imagens nas Ciências Naturais ao longo do tempo A evolução do conhecimento sobre a visão. O que sabemos hoje acerca de como o nosso cérebro trata informação visual. Que lugar ocupam as imagens no universo da comunicação. Como pensamos e comunicamos com imagens. Abordagem cronológica sobre a produção e utilização da imagem nas Ciências Naturais.

8 5- As imagens no processo de construção do conhecimento científico imagens que correspondem a registos de observações imagens de fenómenos que são captadas por instrumentos destinadas ao estudo analítico imagens que são produto de interpretações de observações efectuadas imagens que mostram a acção do investigador, a manipulação da Natureza para chegar ao conhecimento do seu funcionamento imagens que destacam características e organizam os dados de um modo sistemático. Desempenham uma função classificativa imagens que correspondem à conceptualização de modelos. Dão uma face visível a fenómenos ou realidades abstractos como por exemplo fenómenos quânticos, buracos negros ou a dinâmica interna do planeta de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

9 6.1. Dez casos para dez pequenas reflexões 6.2. A publicidade 6.3. Constituição da base para o estudo quantitativo 6.4. O quadro de análise A função da imagem Tipos de imagem Técnicas das Ciências da Vida geradoras de dados visuais Autonomia das imagens relativamente ao contexto 6.5. Resultados da análise quantitativa 6.6. Síntese dos resultados 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

10 6.3. Constituição da base para o estudo quantitativo 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas Para realizar este estudo começámos por constituir uma base de dados com 354 imagens. A constituição desta amostra foi feita tendo em conta que o que se pretendia era uma amostragem razoavelmente representativa das imagens publicadas na Nature e na Science desde a década de sessenta até ao fim dos anos noventa (do século XX). Note-se que o universo da recolha não foi o das revistas no seu todo mas apenas as imagens que se relacionavam com os temas deste estudo, isto é, as ciências da vida. de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

11 6.4. O quadro de análise A função da imagem Tipos de imagem Técnicas das Ciências da Vida geradoras de dados visuais Autonomia das imagens relativamente ao contexto 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas Como é que os cientistas usam as imagens no trabalho conducente à publicação dos seus artigos? Que modificações ocorreram neste processo, dos anos sessenta até ao fim do século? de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

12 6.6. Síntese dos resultados 6- As imagens das Ciências da Vida nas revistas científicas Os cientistas usam as imagens preferencialmente para partilhar as suas observações e mostrar os seus resultados experimentais. de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX Na década de noventa nota-se uma tendência para usar as imagens não de forma isolada mas criando composições que expressam toda uma ideia tal como se constrói um parágrafo e até um texto completo. Em alguns artigos a maior parte do texto é o que aparece nas legendas das figuras. As funções expressivas da imagem têm ganho espaço mesmo nos artigos científicos mais duros. Alguns exemplos:

13 7.1. Dez casos para dez ideias 7.2. Resultados da análise 7.3. Síntese dos resultados 7- As imagens das Ciências da Vida em manuais escolares do ensino secundário de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX Foram classificadas 578 imagens

14 7.3. Síntese dos resultados 7- As imagens das Ciências da Vida em manuais escolares do ensino secundário Passou-se de manuais muito frugais, de orçamentos muito reduzidos, com impressão de qualidade mínima, para outros, progressivamente maiores, baseados em super-produções e impressões luxuosas. As opções relativas às imagens nos manuais deixam paulatinamente de ser um trabalho dos autores, para passar a ser da responsabilidade dos designers. de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX Nos manuais dominam desenhos e esquemas, enquanto nas revistas científicas a preponderância vai para as imagens fotográficas. Muitos dos desenhos que aparecem nos manuais resultam de tradução de imagens fotográficas. Alguns exemplos:

15 8.1. Mudanças epistemológicas – reflexos nas revistas 8.2. Mudanças epistemológicas – reflexos nos manuais escolares 8.3. Mudanças sócio-económicas e tecnológicas – reflexos nas imagens das revistas e manuais 8.4. Das revistas para os manuais 8.5. Considerações finais 8- Conclusões No decorrer das últimas quatro décadas do século XX aconteceram mudanças na estrutura do edifício de produção de ciência a nível global. Vulgarizaram-se técnicas e surgiram outras que se constroem em torno da obtenção de imagens. À medida que as tecnologias dos processos de impressão evoluíram, tornaram-se progressivamente mais económicos e de qualidade superior; com a introdução dos meios digitais esta tendência acentuou-se. Em Portugal, o sistema educativo começa a reformar- -se mesmo antes da grande rotura social de Alguns sinais destas mudanças foram assinalados neste estudo. de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

16 8- Conclusões de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX As imagens passam a estar mais presentes exercendo uma função retórica. Nos processos de persuasão que os cientistas usam para se convencer mutuamente as imagens podem jogar um papel importante. As revistas aproximam-se, na forma, a publicações generalistas, quer pela presença da publicidade quer pela inclusão de secções, ou colunas regulares, da responsabilidade de não cientistas. Reforço das imagens classificadas como ilustrações que se compreende num discurso que tende a ser mais persuasivo. Reforço das imagens classificadas como conceptualizações o que indicia que os cientistas passam a confiar mais na linguagem visual para expor os seus modelos. (reflexos nas revistas)

17 8- Conclusões de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX (reflexos nas revistas) As alterações epistemológicas que ocorreram tiveram reflexo notório na utilização das imagens. Já o inverso não é tão evidente. Não temos indícios claros que apontem mudanças de práticas induzidas pela utilização de determinadas imagens. Os investigadores tiveram de incorporar no seu método um outro passo de importância decisiva, o financiamento. A publicidade dos produtos da ciência e dirigida aos cientistas cresce neste ambiente favorável. A publicidade é um poderoso indutor da criação e utilização da imagem e, uma análise das revistas científicas, mesmo que superficial, mostra isto.

18 8- Conclusões Ser capa da Science, da Nature, ou de outra revista conceituada, passou a ser ponto importante no currículo de cientistas e suas equipas de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX (reflexos nas revistas)

19 8- Conclusões de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX (reflexos nos manuais) O modelo tradicional do ensino das ciências está bem evidente nas imagens dos manuais dos anos sessenta. As imagens são simplificações necessárias para que o processo de transmissão seja reforçado. Raramente é explorada a dimensão expressiva das imagens. A partir dos anos setenta não é clara a ligação dos manuais a modelos específicos de ensino da ciência. Os efeitos das mudanças sócio-económicas sobrepõem-se às alterações de carácter pedagógico. Os manuais passam de contentores de dados a sedutores objectos de consumo.

20 8- Conclusões de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX (comparação entre as revistas e manuais) No caso das revistas, pensamos que o estudo permite afirmar que os factores de natureza epistemológica, são os mais determinantes, para a compreensão da evolução das imagens nestas publicações. Relativamente aos manuais, os factores sócio-económicos e tecnológicos são os mais importantes para explicar as mudanças ocorridas.

21 8.5. Considerações finais 8- Conclusões Hoje a guerra das imagens não tem as proporções de outrora. Apesar de ser relativamente pacífica, a ideia de que as imagens devem desempenhar um papel importante, quer na produção de conheci- mento científico, quer na sua comunicação, con- tinuamos a encontrar iconófilos incondicionais, mas também outros que colocam reservas à sua utilização. de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

22 8.5. Considerações finais 8- Conclusões Hoje já não bastam as competências matemáticas e linguísticas para fazer, aprender e consumir ciên- cia. Hoje fala-se em literacia e numeracia na ava- liação das competências linguísticas e matemáti- cas. Então, nesta linha, propomos que se introduza o termo imageacia para significar o conjunto de competências necessárias ao entendimento das imagens. de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

23 8.5. Considerações finais 8- Conclusões A imageacia é assim uma componente fundamen- tal na formação de cidadãos, que se quer sejam capazes de participar nas decisões de uma socie- dade, em que a ciência e a tecnologia são determi- nantes. de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

24 8.5. Considerações finais 8- Conclusões A máxima de que uma imagem vale mil palavras é um galanteio enganador. Não partilhamos a ideia de uma superioridade das imagens, apenas desejamos a paridade. de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX

25 de Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX mestrado em cultura e comunicação variante de comunicação da ciência faculdade de letras da universidade do porto


Carregar ppt "De Ciências da Vida em Revistas Científicas e Manuais Escolares do Ensino Secundário Português Estudo do período da década de 60 ao fim do Século XX mestrado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google