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1 COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS.

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Apresentação em tema: "1 COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS."— Transcrição da apresentação:

1 1 COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS

2 2 SUMÁRIO  O consumidor actual  O valor das Frutas e Legumes  Necessidades do Consumidor – Tendências futuras

3 3 O CONSUMIDOR ACTUAL  Envelhecimento da população  Preferência por pequenos formatos ( embalagens reduzidas )  Valorização de produtos saudáveis  Concentração da população em aglomerados urbanos  Valorização do factor tempo / conveniência  62% das mulheres, entre os 15 e 65 anos trabalham  Valorização do factor tempo / conveniência

4 4 O CONSUMIDOR ACTUAL  Aglomerados familiares mais pequenos  Preferência por pequenos formatos ( embalagens reduzidas - ex. Segmentação de batata - batata para cozer, para fritar, para assar )  Consumidor mais informado e mais exigente  Valorização produtos saudáveis / segurança alimentar  Maior variedade de produtos na opção de compra - Quadro 1  Valorização de produtos “fora de época” e exóticos - Quadro 2

5 5 O CONSUMIDOR ACTUAL

6 6

7 7 O VALOR DAS FRUTAS E LEGUMES PRAZERBENEFÍCIOS PARA A SAÚDECONVENIÊNCIAASPECTO SENSORIALPREÇO

8 8 NECESSIDADES DO CONSUMIDOR  Produtos de qualidade intrínseca ( aroma, sabor )  Produtos mais seguros - Segurança alimentar  Produtos com maior grau de conveniência - Quadro 3  Produtos com boa relação preço - qualidade

9 9 TENDÊNCIAS FUTURAS  Especificações de produtos mais orientados para aroma e sabor  Selecção de variedades mais aromáticas e com sabor mais adequado a cada caso  Menor tempo de armazenamento de produtos  Cadeias de abastecimento mais curtas

10 10  Produtos com maior grau de conveniência  Segmentos emergentes TENDÊNCIAS FUTURAS Quadro 3

11 11 TENDÊNCIAS FUTURAS Foto 1 – Uva sem grainha Foto 2 – Uva sem grainha Foto 3 – Melancia sem pevide

12 12  Garantia de rastreabilidade - certificação de produtos O Cliente preocupa-se cada vez mais com:  O processo de produção  A origem dos produtos  A garantia de segurança TENDÊNCIAS FUTURAS

13 13  Segmentos emergentes  Produtos biológicos  Produtos produzidos em Protecção Integrada - Gráficos 1 e 2  Clube de Produtores - Contratos Programa TENDÊNCIAS FUTURAS

14 14 TOP Frutas e Legumes em Protecção Integrada Fonte: Crystal - Valores acumulados a Outubro de 2002 TENDÊNCIAS FUTURAS

15 15 Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional OBJECTIVO: Garantir níveis de qualidade superior dos produtos, de acordo com parâmetros de rastreabilidade, origem e segurança alimentar. INVESTIMENTO EM: a)Formação dos Produtores, incluindo contacto com os seus homólogos europeus, dando a conhecer os métodos de produção mais recentes b)Experimentação para implementar novos métodos e técnicas aplicadas à exploração agrícola ( ex. novas variedades ) c)Planificação e acompanhamento técnico da produção, por técnicos especializados da Modelo Continente, orientando o processo de produção para a procura TENDÊNCIAS FUTURAS

16 16 Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional INVESTIMENTO EM: ( Continuação ) d) Estabelecimento de Protocolos que asseguram assistência técnica em protecção integrada com várias entidades, reconhecidas oficialmente e) Concretização de Contratos Programa, garantindo escoamento dos produtos f) Relações de parceria e colaboração com Instituições Oficiais e Universidades, bem como Acordos de Cooperação com empresas agrícolas, de factores de produção, proporcionando aos Produtores vantagens comerciais e técnicas TENDÊNCIAS FUTURAS

17 17 Gráfico 3 Gráfico 4 Gráfico 5 Gráfico 6 TENDÊNCIAS FUTURAS

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