A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS"— Transcrição da apresentação:

1 COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS

2 SUMÁRIO O consumidor actual O valor das Frutas e Legumes
Necessidades do Consumidor – Tendências futuras

3 Envelhecimento da população
O CONSUMIDOR ACTUAL Envelhecimento da população Preferência por pequenos formatos ( embalagens reduzidas ) Valorização de produtos saudáveis Concentração da população em aglomerados urbanos Valorização do factor tempo / conveniência 62% das mulheres, entre os 15 e 65 anos trabalham Valorização do factor tempo / conveniência

4 Aglomerados familiares mais pequenos
O CONSUMIDOR ACTUAL Aglomerados familiares mais pequenos Preferência por pequenos formatos ( embalagens reduzidas ex. Segmentação de batata - batata para cozer, para fritar, para assar ) Consumidor mais informado e mais exigente Valorização produtos saudáveis / segurança alimentar Maior variedade de produtos na opção de compra - Quadro 1 Valorização de produtos “fora de época” e exóticos - Quadro 2

5 O CONSUMIDOR ACTUAL

6 O CONSUMIDOR ACTUAL

7 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
O VALOR DAS FRUTAS E LEGUMES PRAZER BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE CONVENIÊNCIA ASPECTO SENSORIAL PREÇO

8 NECESSIDADES DO CONSUMIDOR
Produtos com boa relação preço - qualidade Produtos de qualidade intrínseca ( aroma, sabor ) Produtos com maior grau de conveniência - Quadro 3 Produtos mais seguros - Segurança alimentar

9 Especificações de produtos mais orientados para aroma e sabor
TENDÊNCIAS FUTURAS Especificações de produtos mais orientados para aroma e sabor Selecção de variedades mais aromáticas e com sabor mais adequado a cada caso Menor tempo de armazenamento de produtos Cadeias de abastecimento mais curtas

10 Produtos com maior grau de conveniência
TENDÊNCIAS FUTURAS Produtos com maior grau de conveniência Segmentos emergentes Quadro 3

11 TENDÊNCIAS FUTURAS Foto 1 – Uva sem grainha Foto 2 – Uva sem grainha
Foto 3 – Melancia sem pevide

12 Garantia de rastreabilidade - certificação de produtos
TENDÊNCIAS FUTURAS Garantia de rastreabilidade - certificação de produtos O Cliente preocupa-se cada vez mais com: O processo de produção A origem dos produtos A garantia de segurança

13 TENDÊNCIAS FUTURAS Segmentos emergentes Produtos biológicos
Produtos produzidos em Protecção Integrada - Gráficos 1 e 2 Clube de Produtores - Contratos Programa

14 TENDÊNCIAS FUTURAS TOP 10 + - Frutas e Legumes em Protecção Integrada
Fonte: Crystal - Valores acumulados a Outubro de 2002

15 Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional
TENDÊNCIAS FUTURAS Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional OBJECTIVO: Garantir níveis de qualidade superior dos produtos, de acordo com parâmetros de rastreabilidade, origem e segurança alimentar. INVESTIMENTO EM: Formação dos Produtores, incluindo contacto com os seus homólogos europeus, dando a conhecer os métodos de produção mais recentes Experimentação para implementar novos métodos e técnicas aplicadas à exploração agrícola ( ex. novas variedades ) Planificação e acompanhamento técnico da produção, por técnicos especializados da Modelo Continente, orientando o processo de produção para a procura

16 Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional
TENDÊNCIAS FUTURAS Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional INVESTIMENTO EM: ( Continuação ) d) Estabelecimento de Protocolos que asseguram assistência técnica em protecção integrada com várias entidades, reconhecidas oficialmente e) Concretização de Contratos Programa, garantindo escoamento dos produtos f) Relações de parceria e colaboração com Instituições Oficiais e Universidades, bem como Acordos de Cooperação com empresas agrícolas, de factores de produção, proporcionando aos Produtores vantagens comerciais e técnicas

17 TENDÊNCIAS FUTURAS Gráfico 3 Gráfico 4 Gráfico 5 Gráfico 6

18


Carregar ppt "COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google