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PublicouOlívia Candido Alterado mais de 9 anos atrás
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COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS
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SUMÁRIO O consumidor actual O valor das Frutas e Legumes
Necessidades do Consumidor – Tendências futuras
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Envelhecimento da população
O CONSUMIDOR ACTUAL Envelhecimento da população Preferência por pequenos formatos ( embalagens reduzidas ) Valorização de produtos saudáveis Concentração da população em aglomerados urbanos Valorização do factor tempo / conveniência 62% das mulheres, entre os 15 e 65 anos trabalham Valorização do factor tempo / conveniência
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Aglomerados familiares mais pequenos
O CONSUMIDOR ACTUAL Aglomerados familiares mais pequenos Preferência por pequenos formatos ( embalagens reduzidas ex. Segmentação de batata - batata para cozer, para fritar, para assar ) Consumidor mais informado e mais exigente Valorização produtos saudáveis / segurança alimentar Maior variedade de produtos na opção de compra - Quadro 1 Valorização de produtos “fora de época” e exóticos - Quadro 2
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O CONSUMIDOR ACTUAL
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O CONSUMIDOR ACTUAL
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BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
O VALOR DAS FRUTAS E LEGUMES PRAZER BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE CONVENIÊNCIA ASPECTO SENSORIAL PREÇO
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NECESSIDADES DO CONSUMIDOR
Produtos com boa relação preço - qualidade Produtos de qualidade intrínseca ( aroma, sabor ) Produtos com maior grau de conveniência - Quadro 3 Produtos mais seguros - Segurança alimentar
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Especificações de produtos mais orientados para aroma e sabor
TENDÊNCIAS FUTURAS Especificações de produtos mais orientados para aroma e sabor Selecção de variedades mais aromáticas e com sabor mais adequado a cada caso Menor tempo de armazenamento de produtos Cadeias de abastecimento mais curtas
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Produtos com maior grau de conveniência
TENDÊNCIAS FUTURAS Produtos com maior grau de conveniência Segmentos emergentes Quadro 3
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TENDÊNCIAS FUTURAS Foto 1 – Uva sem grainha Foto 2 – Uva sem grainha
Foto 3 – Melancia sem pevide
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Garantia de rastreabilidade - certificação de produtos
TENDÊNCIAS FUTURAS Garantia de rastreabilidade - certificação de produtos O Cliente preocupa-se cada vez mais com: O processo de produção A origem dos produtos A garantia de segurança
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TENDÊNCIAS FUTURAS Segmentos emergentes Produtos biológicos
Produtos produzidos em Protecção Integrada - Gráficos 1 e 2 Clube de Produtores - Contratos Programa
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TENDÊNCIAS FUTURAS TOP 10 + - Frutas e Legumes em Protecção Integrada
Fonte: Crystal - Valores acumulados a Outubro de 2002
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Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional
TENDÊNCIAS FUTURAS Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional OBJECTIVO: Garantir níveis de qualidade superior dos produtos, de acordo com parâmetros de rastreabilidade, origem e segurança alimentar. INVESTIMENTO EM: Formação dos Produtores, incluindo contacto com os seus homólogos europeus, dando a conhecer os métodos de produção mais recentes Experimentação para implementar novos métodos e técnicas aplicadas à exploração agrícola ( ex. novas variedades ) Planificação e acompanhamento técnico da produção, por técnicos especializados da Modelo Continente, orientando o processo de produção para a procura
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Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional
TENDÊNCIAS FUTURAS Clube de Produtores – Estratégia de aposta na Produção Nacional INVESTIMENTO EM: ( Continuação ) d) Estabelecimento de Protocolos que asseguram assistência técnica em protecção integrada com várias entidades, reconhecidas oficialmente e) Concretização de Contratos Programa, garantindo escoamento dos produtos f) Relações de parceria e colaboração com Instituições Oficiais e Universidades, bem como Acordos de Cooperação com empresas agrícolas, de factores de produção, proporcionando aos Produtores vantagens comerciais e técnicas
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TENDÊNCIAS FUTURAS Gráfico 3 Gráfico 4 Gráfico 5 Gráfico 6
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