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PublicouGiovanna Rodriques Alterado mais de 9 anos atrás
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I ENCONTRO DE SERVIDORES Desafios e perspectivas
Políticas Públicas de Desenvolvimento de Pessoas UFU Ago/2013
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O servidor e o seu contexto
SOCIEDADE ESTADO UNIV PÚBLICA SERVIDORES
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O contexto está em permanente disputa
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18,7 milhões em situação de pobreza
Qual sociedade? 10% mais ricos: 43% da renda 50% mais pobres: 15% da renda 18,7 milhões em situação de pobreza
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Promover o bem estar da sociedade
Papel do Estado Promover o bem estar da sociedade Opera pela implementação de políticas públicas que se expressam por ações desenvolvidas de forma direta ou indireta para assegurar direitos de cidadania
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Papel do Estado Estado em crise (dec 80/90) Nova gestão pública:
Reconhece o Estado está em crise, perdendo legitimidade e credibilidade por se mostrar incapaz de dar resposta qualificada às demandas sociais. Consenso/Dissenso
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Papel do Estado Nova gestão pública Corrente neoempresarial
Corrente neopública Texto de referência: Os problemas da implantação da nova gestão pública nas administrações públicas latinas: modelo de estado e cultura institucional Carles Ramió Matas
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O papel do Estado, na última década
- de 1975 a 2001: 10% mais ricos: 50% da renda 50% mais pobres: 10% da renda O papel do Estado, na última década 10% mais ricos: 43% da renda 50% mais pobres: 15% da renda - De 2003 a 2008 a pobreza caiu 43% (19,5 milhões saíram da pobreza)
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O papel do Estado, na última década
Entre 2001 e 2008, a renda dos 10% mais pobres cresceu 7,6 vezes mais rápido do que a renda dos 10% mais ricos. Principais políticas públicas: Criação de empregos Transferência de renda (PBF: atende 25% da população ou 12,4 milhões de famílias a um custo de 0,4% do PIB)
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O papel do Estado, na última década
“Os Relatórios do Desenvolvimento Humano mudaram a forma como vemos o mundo”, afirmou Ban Ki-moon hoje. “Aprendemos que, embora o crescimento econômico seja muito importante, o que, em última análise, faz a diferença é usar o rendimento nacional para dar às pessoas a oportunidade para uma vida mais longa, saudável e produtiva.” PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD) - Relatório de 2010 – “A Verdadeira Riqueza das Nações: Vias para o Desenvolvimento Humano”
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A universidade pública e o seu papel
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Paulo Freire
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autonomia e democracia
Universidade pública Concepção: instituição carater público autonomia e democracia
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Universidade pública institucional de hegemonia de legitimidade
As crises institucional de hegemonia de legitimidade
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O papel dos servidoores
Qual o nosso “quefazer”? Sermos protagonistas solidários do pensar e do fazer a universidade pública que, coletivamente, entendamos necessária O que fazemos e para quem trabalhamos? É possível cumprir tal papel sem a prática de uma cidadania ativa?
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Construindo esse “quefazer” Alguns limitadores para os TAEd
Limitadores históricos: - falta de projeto institucional, democraticamente construído - papel atribuído aos TAEd relações autoritárias/clientelistas auto-exclusão
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As relações internas não são estáticas
O papel dos servidores As relações internas não são estáticas O § Ú do art. 69 do Decreto 19851/31, que criou o Estatuto da Universidade Brasileira definia que “os regulamentos dos institutos universitário determinarão, em cada caso, quais os auxiliares de ensino que serão de imediata confiança do professor catedrático e cuja permanência no cargo dele ficará dependente” Referência: Novos atores na cena universitária João Eduardo do Nascimento Fonseca
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O papel dos servidores A lei 452/37 que organiza a Universidade do Brasil, em seu artigo 1º, dizia que a Universidade do Brasil é uma comunidade de professores e alunos. Estatuto da Universidade Federal do Pampa, Art. 9º A UNIPAMPA, comunidade de docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo em educação...
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Projeto Institucional
O papel dos servidores Elementos estruturantes desse papel (pelos quais lutamos e devemos continuar lutando): Constituição Federal RJU Carreiras Projeto Institucional
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A carreira -TAEd Lei /2005 - A carreira de 2005: a sua gestão deve observar: - dinâmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extensão e de administração, e as competências específicas decorrentes; - qualidade do processo de trabalho; - vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições;
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A carreira -TAEd Lei /2005 - A carreira de 2005: a sua gestão deve observar: – desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais; - garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal;
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A carreira - TAEd Art. 4º do Decreto 5825/2006
Plano de Desenvolvimento deve observar: - a função estratégica do ocupante da carreira dentro da IFE; - a apropriação do processo de trabalho pelos ocupantes da carreira, inserindo-os como sujeitos no planejamento institucional;
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A carreira - TAEd Art. 4º do Decreto 5825/2006
Plano de Desenvolvimento deve observar: - a construção coletiva de soluções para as questões institucionais; - a reflexão crítica dos ocupantes da carreira acerca de seu desempenho em relação aos objetivos institucionais
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A carreira do TAEd orienta a política de desenvolvimento
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Projeto Institucional PPI – Projeto Pedagógico Institucional PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional
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Projeto Institucional (PPI+PDI) PPI – Projeto Pedagógico Institucional É documento que explicita a identidade institucional e aborda: - origem e contexto - concepção de universidade - missão, visão e valores - perfil do egresso - concepção de formação acadêmica
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Projeto Institucional PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional
Projeto Institucional PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional (5 anos) É documento que fixa as ações para construir a instituição anunciada no PPI e aborda as políticas de: - ensino - pesquisa - extensão - assistência - gestão - gestão de pessoal - planejamento e avaliação - relação com a sociedade - comunicação social
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PIDE - UFU Os servidores, docentes e técnicos administrativos, bem como o trabalho que desenvolvem(...), são forças que, associadas a uma política de valorização profissional e de envolvimento institucional, conduzem ao pleno funcionamento das ações universitárias.
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PIDE - UFU Perfil do egresso: - Sólida formação intelectual
Autonomia intelectual Críticos Criativos - Comprometidos com transformações e capazes de resolver problemas Cientes da exigência de educação continuada
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O Projeto institucional define o futuro desejado e impõe desafios para a política de desenvolvimento de pessoas
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DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Objetiva capacitar o servidor para: Reconhecer criticamente a sociedade (denunciar e anunciar) Perceber-se na esfera pública e as responsabilidades daí derivadas Fortalecer os valores do serviço público
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DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Objetiva capacitar o servidor para: 4. Ter consciência de que alguns de seus direitos derivam de seus deveres 5. Participar na construção, compreender e assumir o P.Institucional 7. Compreender o significado de sua atividade para a instituição
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DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Objetiva capacitar o servidor para: 8. Capacitar para resolver problemas e atingir objetivos a partir do conceito de educação permanente 9. Capacitar para a convivência e para o trabalho coletivo Cautela: não banalizar a capacitação
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DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Cagitações (desafios): 1. Ter planejamento em todas as áreas 2. Ter a política e as ações de capacitação para docentes e TAEd, aprovados, anualmente
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DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Cagitações: 3. Adotar a gestão de desempenho e não misturá-la com avaliação para progressão 4. Instituir plano de atividades individual, equalizado, acompanhado e público 5. Unificar a política
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Políticas públicas de desenvolvimento de pessoas na Universidade devem ter como objetivos indissociáveis a realização profissional do servidor e a melhoria da efetividade e da relevância da ação institucional
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SERVIÇO PRIVADO E SERVIÇO PÚBLICO
NOSSA ALTERNATIVA SERVIÇO PRIVADO E SERVIÇO PÚBLICO (Contrato (x) Estatuto) SERVIÇO PRIVADO E SERVIÇO PÚBLICO O espírito de serviço público tem, como elementos constituidores: 1. a dignidade na relação com o poder 2. a serenidade na relação com o dinheiro e 3. a continuidade na relação com o tempo
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