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E-Nursing Care Plano de Negócio Comunicação Empresarial Empreendedorismo.

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Apresentação em tema: "E-Nursing Care Plano de Negócio Comunicação Empresarial Empreendedorismo."— Transcrição da apresentação:

1 E-Nursing Care Plano de Negócio Comunicação Empresarial Empreendedorismo

2 E-Nursing Care

3 O serviço AngelCare O serviço AngelCare é: –De alta qualidade; –Usa tecnologia de ponta –Tem por base oferecer assistência à gestante. Vertentes: –Vídeo-enfermagem; –Monitorização do bem-estar fetal (através da colocação de equipamento técnico como maquinas de medição de pressão arterial e maquinas de ecografia na casa do cliente de fácil utilização e E- Learning para as grávidas); –Contacto constante entre a empresa e o cliente; –O tratamento dos dados é feito através de inteligência artificial.

4 Apresentação da Empresa

5 Dados gerais Nome da empresa, domínio: –e-Nursing Care prestação de cuidados de enfermagem em fase de gestação. Endereço completo: –Rua são Teotónio, Lote 17,3º Direito, Coimbra, celas Área de cobertura dos serviços. –Visto não existirem qualquer tipo de custos associados com a distância. No entanto barreiras como linguísticas e sistemas políticos, iremos resignar-nos apenas ao mercado português podendo vir a dar-se uma expansão numa fase posterior de internacionalização.

6 Proprietários João Roque - Português, 22 anos –Solteiro, estudante de comunicação Empresarial no instituto superior Miguel Torga. Nuno Sequeira – Português, 25 anos, –Solteiro, estudante de comunicação Empresarial no instituto superior Miguel Torga. João Lacerda – Português, 27 anos, –Solteiro, estudante de comunicação Empresarial no instituto superior Miguel Torga.

7 Capital inicial da empresa e participação% dos sócios O total investimento inicial, referenciando-se já uma margem de segurança, é estimado em Na íntegra o investimento teria de partir dos sócios empreendedores, mas retirando-se partido de todos os apoios estatais e conhecimentos na área. Propostas a novos sócios e de carácter publicitário, ou seja, patrocínios podem ainda ser analisadas, a fim de se reduzir a carga económica dos empresários.

8 Participação na gestão Todos os sócios ficarão responsáveis de igual modo pela empresa, pedindo-se assim a total dedicação de todos para o bom funcionamento e sucesso da empresa:

9 Área de actuação da empresa

10 Explicitação da actividade e necessidade a ser atendida: Os pais gozarão de uma melhor garantia enquanto a gestação usufruindo ao mesmo tempo de maior conforto evitando as rotineiras e constantes deslocações a médicos que por vezes se tornam cansativas e incómodas para o casal. Os resultados serão sempre acompanhados pelos nossos profissionais através de uma base de dados que será actualizada diariamente e estando estes disponíveis 24 horas por dia para casos de emergência ou esclarecimento de dúvidas.

11 Linha de serviços oferecidos Acompanhamento permanente à gestante, com o tratamento de dados relativamente a toda a evolução do feto através de inteligência artificial e posterior supervisão de um profissional de saúde. Serviço 1 Linha 24h através de telefone ou internet na qual todas as duvidas são esclarecidas e que servirá também para casos de emergência. Serviço 2 Acordo e contacto permanente com hospitais e maternidades em caso de complicações ou parto. Serviço 3

12 Fonte de receitas Fonte 1 20% sobre o aluguer do equipamento e venda do serviço AngelCare. Fonte 2 20% sobre outros serviços como telefonemas e vídeo chamadas.

13 Analise Mercadológica

14 Análise do mercado Mercado actual e perspectivas: –Actualmente, a empresa é pioneira no mercado devido à inexistência de concorrência que ofereça os mesmos ou similares serviços. –O mercado atinge só as mulheres em fase de gestação, podendo atingir familiares e amigos numa fase publicitária, mas a prestação do serviço dirige-se apenas a grávidas. –O nicho de mercado é bastante considerável visto existirem, só em Portugal, grávidas por ano.

15 Desempenho do sector em outros países. Verificamos que, se existem serviços equivalentes noutros países, são difíceis de encontrar pois não foi possível encontrar em outros países da Europa e mesmo nos EUA ou Brasil serviço equivalente. Isto revela que o nosso projecto é não só inovador e pioneiro em Portugal mas também na maior parte dos Países ocidentais, o que revela que caso tenha sucesso em Portugal, (como prevemos que tenha) terá uma óptima hipótese de mais tarde ter também sucesso num mercado internacional.

16 Publico alvo estimado Alvo Mulheres em fase de gestação e respectivos maridos ou acompanhantes. Estimativa O pretendido é alcançar uma média de 200 grávidas portuguesas nos primeiros 2 anos, subindo as expectativas para 1000 no terceiro ano de negócio.

17 Concorrencial e diferencial competitivo A empresa é inovadora no mercado devido à ausência de concorrência que ceda os mesmos ou semelhantes serviços. A longo prazo, a sua diferenciação irá posicioná-la no mercado como uma empresa pioneira e de referência, que pretende combater a concorrência neste nicho de mercado com características únicas, tais como: - Sistemas de inteligência artificial – Sistemas proprietários da e-Nursing Care, que através da sua experiência de mercado serão melhorados ao longo do tempo; - Humanização dos cuidados - Que consiste num acompanhamento constante ao cliente tendo em conta toda a sua individualidade, limitações e dependências, por um enfermeiro destacado como gestor de cliente/enfermeiro de referência e constante supervisão por um médico chefe; -Meios de comunicação - Que primem pela usabilidade, acessibilidade e qualidade.

18 Estratégia Mercadológica

19 Formulação da estratégia Liderança total em custos - na empresa, o esforço é canalizado para conseguir os menores custos de produção e distribuição, de modo a que possa oferecer preços baixos. Diferenciação - o negócio concentra-se num desempenho superior numa área importante de benefícios ao cliente valorizada por grande parte do mercado. Foco - a empresa centra-se em um ou mais segmentos estreitos de mercado procurando com isto atingir o público-alvo. O Feedback e controle - à medida que se implementa a estratégia, a empresa precisa acompanhar os resultados e monitorar os novos acontecimentos nos ambientes internos e externos para com isso proceder prontamente a correcções necessárias da estratégia.

20 Promoção I nicialmente passará por uma produção e apresentação em revistas e artigos científicos, com o intuito de familiarizar os públicos e os profissionais da área com o conceito e suas metodologias. Tendo em consideração que a e-Nursing Care tem um conceito inovador, considera-se que poderão levantar-se questões ao nível da eficácia do serviço prestado pela empresa. Neste sentido, uma das medidas relevantes a adoptar, é a participação em feiras do sector. Perante os médicos enfermeiros, intervenientes e especialistas, ou seja, líderes de opinião. Este tipo de campanha ira realizar-se num estilo face to face. Por volta do terceiro ano espera-se que a empresa tenha alcançado um volume de mercado e que o seu nome seja já bastante conhecido no público-alvo bem como no meio do sector. Aí, a nova fonte de clientes deve resultar de uma publicidade boca a boca, pois a área de actuação assim o permite, com um nicho de mercado bem definido, e potenciais parcerias deveras influentes no meio.

21 Imagem Na construção de uma imagem empresarial consideráramos os seguintes factores: Factores de Imagem Visual Correspondem a todos os suportes através dos quais uma empresa se manifesta e apresenta visualmente ao público nome da empresa, marca, etc… Acções de Comunicação Incluem-se todas as actividades utilizadas pela empresa para comunicar com o público, Publicidade, Força de Vendas, etc… Suportes Físicos Compreendem todos os locais onde a empresa desenvolve a sua actividade instalações, escritórios e respectivos equipamentos de apoio. Relativamente à imagem da Empresa (E-Nursing Care) deverão ser usadas essencialmente cores como o verde, o branco e o cinzento claro tanto nas instalações como no logótipo e na imagem da Empresa.

22 Vendas de serviços Contaremos com 2 técnicos (engenheiros informáticos) especializados nos aparelhos que procederão à instalação dos aparelhos e que no caso de avaria procederão a reparação ou substituição dos mesmos. Será também necessário 1 médico, que procederá às consultas on-line em caso de necessidade, e 4 enfermeiros que iram responder a casos de dúvidas por parte do cliente, estando sempre disponíveis para casos de emergência 24 horas por dia.

23 Busca de anunciantes Prevemos que grandes partes das nossas receitas iram ser geradas através dos anúncios. Teremos então como função a busca e administração de anunciantes no meio, este tipo de pesquisa terá como principal incidência o telemarketing e a internet. A publicidade terá um papel mais relevante pois será necessário criar uma confiança num serviço que ainda é desconhecido ao público e que pelo seu carácter inovador poderá provocar alguma desconfiança nos seus primeiros tempos. Uma parceria de entendimento e cooperação com a empresa anunciante será fundamental na estratégia de comunicação da Empresa.

24 Politica de preços A nossa politica de preços baseada numa avaliação das condicionantes externas e internas a empresa. Visto a empresa ser inovadora no mercado e não se ter como comparação o preço da concorrência, e o público não se encontrar influenciado por eles. Com isto o preço final do serviço não vai ter como base uma estratégia de desnatação ou penetração do mercado sendo o preço final do produto uma soma dos custos associados a prestação do próprio serviço, e ainda um lucro significativo de 20% sobre estes.

25 Modelagem do site O objectivo principal do site passa por dar a conhecer ao seu publico as seguranças e regalias que o serviço propõe. Alem disso, o site contem toda a informação e e-learning da melhor forma de tirar o máximo proveito do serviço. Ainda uma ligação a sites conceituados, científicos e informativos sobre a gestação, assim como os vários contactos das linhas de apoio da instituição.

26 Recursos previstos

27 Infra-estruturas O escritório irá ser em Coimbra pois não só é o sítio onde residimos e estudamos como também é uma zona central do pais o que facilita a deslocação e reconhecida pelo seu centralismo de bons profissionais de medicina. O escritório não tem como função o atendimento ao público, logo o investimento na imagem da infra-estrutura não será fundamental numa fase inicial. Ainda o equipamento AngelCare e 3 veículos serão necessários.

28 Recursos humanos A função e remuneração dos funcionários serão as seguintes:

29 Demonstrativos financeiros

30 Demonstração de resultados projectada: Tipo de DespesaCustos Investimento Inicial Desenvolvimento de Software Material de Escritório7 000 Campanha de marketing inicial Veículos Equipamento do KIT AngelCare Outros Equipamentos Total Investimento Inicial X 1,05 (factor de segurança) =

31 Despesas Mensais Contas Correntes1000 Seguro Automóvel50 Combustíveis500 Seguro Empresa1 000 Aluguer do Imóvel1 000 Salários Enfermeiros e médico (5 pessoas) Salários engenheiros (2 pessoas) Despesa de marketing 5000 Total Despesas Mensais X 1,05 (factor de segurança) =21 997,5

32 Tipo de Despesa (Serviço AngelCare) Custo Deslocações (3x)250 Aluguer do Equipamento100 Utilização Mensal do serviço (9x) 200 Total de Despesa (Serviço AngelCare) Total de Despesa (Serviço AngelCare) 550 ServiçosLucros/mês 20% Venda Serviço AngelCare110 x 250*= Prestação do Serviço3000 Total * Número de clientes esperados por ano tendo como base as gravidezes que ocorrem em Portugal ao ano.

33 Metas e equilíbrios financeiros Ano Receitas62 747, Despesas22 547, Lucro De acordo com a nossa projecção do negócio este torna-se rentável na medida em que se geram 5 252,5, o que significa que ao fim de sensivelmente vinte e três meses o negócio fica pago na totalidade e começará a ter lucro.

34 Análise SWOT da ideia Força Fraquezas A e-Nursing Care é pioneira neste nicho de mercado. A e-Nursing Care oferece um serviço de enfermagem personalizado de alta qualidade. Oferece ao casal maior segurança durante a gestação. O serviço AngelCare tem como objectivo primordial prevenir problemas fetais. O cliente tem à sua disposição meios de comunicação práticos, simples e imediatos. A e-Nursing Care desenvolve o seu próprio software inteligente. Existe dificuldade de adesão ao novo conceito da e-Nursing Care, por parte da população. O Serviço AngelCare tem custo elevado para o cliente da classe média. O serviço AngelCare apenas cobre as grandes áreas metropolitanas. OportunidadesAmeaças Falta de concorrência no nicho de mercado. A e-Nursing Care consegue permitir que as gestantes tenham um apoio no domicílio, diminuindo a probabilidade de contágio em caso de pandemia. A e-Nursing Care tem o potencial de melhorar o seu software proprietário através da sua experiência de mercado. Internacionalização para o mercado europeu, permitindo o aumento das oportunidades de negócio. A existência de empresas que poderão alargar o seu leque de ofertas para este nicho de mercado. Institutos públicos que alarguem competências para esta área de negócio. Os médicos em geral desaprovarem o serviço AngelCare devido a conflitos de ideias.

35 Trabalho realizado por: João Lacerda João Roque Nuno Sequeira


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