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Business Plan Competitividade: Inovação, Organizações e Pessoas

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Apresentação em tema: "Business Plan Competitividade: Inovação, Organizações e Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 Business Plan Competitividade: Inovação, Organizações e Pessoas
Grupo 1 Bruno Tamazato Fabio Arisa Fernando Carvalho Sidnei Petrin

2 Suporte aos visitantes dos grandes eventos esportivos no Brasil
Welcome to Brasil Suporte aos visitantes dos grandes eventos esportivos no Brasil

3 País desconhecido, visitante perdido
Sumário Nos próximos anos teremos os primeiros grandes eventos esportivos no Brasil, que vêm atrelados a mudanças e necessidade de inovação: Reconhecimento do país como postulante a grandes eventos Economia emergente, relativamente estável e com capacidade financeira Necessidade de segurança jurídica e logística para grandes eventos Necessidade de apoio ao visitante e trabalhador “short term” que virá ao Brasil

4 Proposta Serviço de apoio ao visitante e trabalhador estrangeiro em geral, por meio de compartilhamento de informações, assessoria/treinamento cultural e gestão dos processos envolvidos em uma mudança de país. Brasil Mobility

5 Website Brasil for you Open knowledge
Know Brasil News & Media About Contact us Login Brasil for you Open knowledge Brasil for workers Premium content Corporate Full relocation service

6 Trabalhador estrangeiro Participantes dos eventos
A quem vamos atender? Aberto Premium Cias. aéreas Hotéis Restaurantes Lazer Cias. de mudança Serviços tributários Estudo de línguas Estudo cultural Parceiros Trabalhador estrangeiro Visitantes Estudantes Turistas Participantes dos eventos Clientes

7 Qual o benefício e valor proposto?
Estratégia de monetização e fidelização Aberto Patrocínios de parceiros Pólo de informações relevantes Aplicativo para smartphones e tablets Premium Terceirização de serviços Escolas de línguas e cultura Serviços Tributários Cias. de mudança e relocation A Brasil Mobility quer quebrar a barreira linguística e cultural por meio de um canal único e seguro. A rede de relacionamentos permite unir todas as pessoas envolvidas e interessadas no Brasil.

8 Hoje vamos falar resumidamente sobre...
1. Background – Macroeconomia e Projeções 2. Perfil do consumidor 3. Posicionamento 4. Serviços oferecidos 5. Mercado 6. Estratégia 7. Estrutura organizacional Organização; Finanças; Marketing; RH; TI

9 Macroeconomia e projeções
Background 1 Macroeconomia e projeções

10 Background Podemos analisar o Brasil em 3 óticas... O que nós temos:
Aproximadamente 200 MM de habitantes O Português é a língua falada em todo território Fontes de energia limpas e renováveis (hidráulica, etanol, eólica e solar) Exportador de petróleo (pré-sal) Credor internacional Uma das maiores populações conectadas na internet (aprox. 70 MM) Sistema financeiro e regulatório sofisticados Instituições democráticas fortes e estáveis

11 Background Podemos analisar o Brasil em 3 óticas...
O que nós não temos: Conflitos de fronteira Grandes desastres naturais Conflitos étnicos, raciais ou religiosos

12 Background Podemos analisar o Brasil em 3 óticas...
O que nós ainda temos: Desigualdade social Desafios no sistema educacional Decisões jurídicas lentas Burocracia Altas taxas de juros Alta carga tributária Gaps de infraestrutura Baixa competitividade

13 O PIB Brasil é fundamentado por Serviços
Date O PIB Brasil é fundamentado por Serviços PIB % (projeção) Fonte: Relatório Focus BACEN 2012 2.4 US$ Trilhões (proj.) Fonte: International Monetary Fund PIB % (projeção) 13

14 Balança de Pagamentos Brasileira 2011
Exports Imports Destination Origin (US$ 256 Bi) (US$ 226 Bi) Asia Asia 30% 31% Europe Europe 22% 21% USA USA 10% 15% South America South America 13% 9% Africa 5% 7% Africa 20% 17% Other Other Fonte: Secex/MDIC 14

15 Investimentos Diretos Internacionais
Em 2011, o Brasil se tornou o 3º no ranking das economias emergentes que recebem o investimento direto externo, depois de China e Índia (fonte Unctad). Investimentos concentrados em TI, saúde, educação, energia, infraestrutura, logística, óleo e gás, mineração, bens de consumo, entre outros. Em Bilhões US$ Principais Investidores 2009 China EUA Alemanha França Japão Espanha 2010 66 55 2011 2012 (est) 48 26 Fonte: Bacen 15

16 Quais são as principais oportunidades e desafios?
16

17 Oportunidade – 20% de investimento estrangeiro

18 Oportunidade - Necessidade de talentos
Apesar da alta disponibilidade de mão de obra jovem, existe uma grande escassez de profissionais qualificados no Brasil. Segundo estudo “Retenção de Talentos 2011”, 94% das empresas pretendem manter ou aumentar seu quadro de pessoal nos próximos 12 meses. FONTE: Tendências do Capital Humano - Retenção de Talentos 2011 18

19 Desafio - Falta de inovação para geração de riqueza

20 Perfil do Consumidor 2

21 Perfil Primário: Trabalhadores que vêm ao Brasil por um tempo curto (entre 1 e 12 meses) Jornalistas Atletas Engenheiros Executivos Secundário: Pessoas interessadas na cultura do Brasil, visitantes, turistas, estudantes, formadores de opinião ! Durante a Copa 2010, a África do Sul recebeu mais de 500 mil visitantes

22 Podemos segmentar nosso público em 4 grupos
Trabalhadores em geral Conectados, faixa dos 25 a 55 anos, nível profissional entre especialista e diretor. Busca ume experiência profissional diferente e aliada à ampliação de seus conhecimentos culturais. Pode trazer sua família, e portanto precisa de apoio especial para adaptação. Participantes dos eventos Atletas, preparadores, comissões dos países participantes. Buscam informações organizadas, confiáveis e de maneira prática. A excelência da prestação de serviços deve estar atrelada ao nível de desempenho das equipes, que é o mais alto possível dentro de sua especialidade. Visitantes e turistas Normalmente permanecem no país pelo período de acontecimento dos eventos esportivos. Buscam uma experiência cultural, atrelada ao lazer, diversão e exploração do local visitado. Gostam de compartilhar experiências online, e são vistos como formadores de opinião. Estudantes Normalmente entre os 16 e 25 anos, este público preza por moradia de curto prazo confiável e barata. Muito conectados, apóiam na disseminação de conteúdo, e trazem novas sugestões e soluções para desenvolver o canal.

23 Avaliação da concorrência
Posicionamento 3 Avaliação da concorrência

24 Concorrentes diretos e indiretos
Empresas de Relocation Websites abertos RH das empresas

25 Empresas de Relocation
Posicionamento Premium Empresas de Relocation Commodity Websites abertos RH das empresas Aberto Fechado

26 Serviços oferecidos 4

27 Serviços oferecidos Espaço aberto Espaço premium Principais noticias
O usuário vai ter acesso às noticias de cada cidade. Canal colaborativo Em um ambiente virtual o cliente vai poder inserir, construir e compartilhar informações com outros participantes FAQ Perguntas mais freqüentes Cultura local Acesso às informações, dicas e truques sobre a cultura de cada cidade Guia de sobrevivência Acesso sobre sistema de segurança de cada cidade, lugares mais indicados e não indicados, melhores práticas Apoio trabalhista Apoio na parte de documentação e impostos Treinamento cultural Empresa contratada para fazer o treinamento cultural da cidade que o cliente escolheu para morar Alocação Suporte ao cliente para escolher sua moradia Mudança Terceirização do serviço de mudança internacional Apoio para aquisição de bens e serviços Apoio ao cliente para comprar/alugar veículos, inscrição em escolas, cursos etc.

28 Nível da oferta vs. expectativa do mercado Exemplo

29 Nível da oferta vs. expectativa do mercado
Solução Integrada: Mais valor por um custo menor Muito Alto Alto Médio Baixo Inexistente

30 Mercado 5

31 Mercado – impacto dos grandes eventos esportivos
Milhões de visitantes chegam ao Brasil O país espera receber 600 mil turistas no mês do evento Falta mão de obra qualificada Necessidade de talentos Revisão nas políticas de contratação e retenção “O Brasil recebe atualmente uma média de 60 mil trabalhadores estrangeiros”. - Ministério do Trabalho

32 Estratégia 6

33 Estratégia Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças
Atendimento qualificado, moderação e informação relevante. Know-how específico em plataforma única. Recursos Humanos livre para tratar dos assuntos inerentes à estratégia da empresa. Pacotes atraentes para atendimento a diversos públicos, de maneira personalizada e segura. Oportunidades Crescimento do Brasil como um player macroeconômico estável e conseqüente aumento de investimento estrangeiro. Desenvolvimento e investimento no Pré-Sal. Eventos esportivos Internacionais - Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas. Atuação em um nicho de mercado pouco desenvolvido. Necessidade de acomodar profissionais estrangeiros à nossa cultura. Fraquezas Busca por profissionais qualificados/habilitados no mercado. Baixa amplitude regional (nos primeiros anos de investimento). Marca recém criada, demora para se estabelecer no mercado Ameaças Burocracia da legislação brasileira. Custos para trazer um estrangeiro ao país. Utilizações de soluções “caseiras” por parte das empresas. Política econômica no Brasil e crise mundial. Atraso nas obras de infra estrutura do país.

34 Estratégia – Modelo de Negócio
Parceiros Chave: Escolas de línguas e culturais Cias. de Mudança Empresas de serviços tributários Cias. Aéreas Redes de Hotéis Agências de Viagens Aluguel de carro Atividades Chave: Moderação do canal aberto Suporte direto ao usuário premium Contato e relacionamento com parceiros Proposta de Valor: Tranqüilidade, e segurança ao turista, visitante e expatriado Oferecemos pacote premium e apoio ao cliente nas etapas Quebra da barreira lingüística e cultural por meio de um canal único e seguro. A rede de relacionamentos permite unir todas as pessoas envolvidas e interessadas no Brasil, sem custo. Relacionamento com Clientes: Aberto: confiança, moderação e atualização das informações Premium: segurança, tranqüilidade e suporte tempestivo Segmentos de Clientes: Turistas, visitantes, estudantes, participantes dos eventos e trabalhadores em geral Modelo de Análise do Negócio Recursos Chave: Website sempre atualizado e moderado. Canal de atendimento 24 horas Canais: Site da empresa Escritórios regionais (premium) Estrutura de Custos: Funcionários, operação e manutenção do site Fluxos de Receitas: Apoio trabalhista, alocação, treinamento cultural, informações relevantes e segurança Pagamento por cartão de crédito ou paypal. Online. PF e PJ Fonte: “Business Model Generation” – Alexander Osterwalder & Yves Pigneur, 2009

35 Estrutura Organizacional
7 Organização; Finanças; Marketing; RH; TI

36 Mapa Organizacional Objetivo Manutenção de uma estrutura extremamente
enxuta, incentivando a gestão cooperativa. Presidente Gerente de Marketing Gerente de Operações Gerente Administrativo e Financeiro  3 Analistas de programação Terceirização: Helpdesk; Contact Center; Limpeza e Segurança

37 O modelo de operação está baseado em 2 pilares...
Parceiros Tecnologia da Informação Quais os benefícios desse modelo? Trabalho com um amplo portfólio de serviços Disponibilização das melhores informações e indicação de empresas especializadas Redução de custo ao manter poucos funcionários diretos A tecnologia da informação - diferenciação e redução de custos Processos baseados no ciclo de relacionamento com o cliente Construção de uma base de conhecimento segura, rápida e atraente

38 Finanças - proposta Realizar investimentos de forma enxuta
Utilizar os recursos minimamente necessários para seu funcionamento Evitar imobilizações Parte das atividades serão terceirizadas (especializações) Foco dos investimentos em sistemas e TI A empresa será lançada em 2 fases, sendo o website e área aberta em 2013, e os escritórios e área premium em 2014

39 Previsão de investimento pré operacional - 2013
R$ ,00, divididos entre: - Despesas com legalização - Adequação e reformas do prédio - Investimento Piloto em Marketing - Cursos e Treinamentos - Criação do Website - Leasing de Equipamentos Tecnológicos - Montagem da Rede Física de Dados do Escritório

40 Estimativa de faturamento mensal
Valores calculados com base na proposta de valor e expectativa do cliente, de acordo com seu perfil 2800 vendas de serviços personalizados automáticos via website (2013/2014) 32 vendas do pacote premium (2014) Patrocínios da área aberta (banners e parceiros) Parcerias na área fechada – participação em contratos de terceiros

41 Tabelas financeiras Como seremos optantes do SIMPLES Nacional, junto a estimativa de custos de comercialização e impostos, não serão descontados, IRPJ, PIS, COFINS, Contribuição Social, IPI, ICMS e ISS, como segue: As contratações serão na forma da CLT mão-de-obra efetiva e os salários inicialmente serão praticados conforme a média aplicada no mercado de trabalho:

42 Custos fixos operacionais (mensais)
Contabilização total/mês da empresa: R$ ,00 - Aluguéis ( R$ 3.500,00 ) - Condomínio ( R$ 500,00 ) - IPTU ( R$ 150,00 ) - Energia Elétrica ( R$ 250,00 ) - Telefone + Internet ( R$ 1.200,00 ) - Honorários do contador ( R$ 450,00 ) - Pró-Labore ( R$ 8.000,00 ) - Manutenção dos equipamentos ( R$ 450,00 ) - Salários + Encargos ( R$ ,00 ) - Material de limpeza e/ou material de escritório ( R$ 950,00 ) - Depreciação ( R$ 1.326,11 ) [

43 Viabilidade do negócio
Nota: não foi considerado o reinvestimento em patrimônio líquido para a própria empresa, uma vez que poderá ser gerada essa reserva conforme gestão dos próprios sócios.

44 Marketing – foco nas interações
Parcerias Especialização por tipo de serviço Entrega de valor ao usuário com segurança e custo acessível Ciclo virtuoso por meio de “success fee” por negócio fechado Patrocinadores e anunciantes Abrangência e diversificação (multi serviços) Apropriação e posicionamento – valor para o patrocinador Interação com o usuário Incentivos aos formadores de opinião e heavy users “Efeito de rede” e “positive feedback” – sair na frente Atendimento via website e contact center Acompanhamento e avaliação da satisfação do cliente

45 Recursos Humanos – cultura da empresa
A Brasil Mobility quer quebrar a barreira linguística e cultural por meio de um canal único e seguro. A rede de relacionamentos permite unir todas as pessoas envolvidas e interessadas no Brasil. visão estratégica Foco no cliente Intensidade competitiva Relacionamentos

46 TI – Conceitos aplicáveis ao negócio
Direcionadores Importância da experiência Cada grupo de clientes paga o que estiver disposto Customização do serviço – preço que captura o maior valor possível A seção aberta é propaganda para a área fechada Fatores chave para o sucesso Potencializar interações na rede: Google, Facebook, LinkedIn Criação da principal comunidade do segmento Agilidade na comunicação e atualização

47 Obrigado!


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