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A Responsabilidade Social da Universidade como Ferramenta de Desenvolvimento Local: o caso da Universidade de Fortaleza Carla Susana da Encanação Marques.

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Apresentação em tema: "A Responsabilidade Social da Universidade como Ferramenta de Desenvolvimento Local: o caso da Universidade de Fortaleza Carla Susana da Encanação Marques."— Transcrição da apresentação:

1 A Responsabilidade Social da Universidade como Ferramenta de Desenvolvimento Local: o caso da Universidade de Fortaleza Carla Susana da Encanação Marques UTAD Portugal Randal Martins Pompeu UNIFOR Brasil Lisboa, 14 a 16 de novembro de 2.011

2 Responsabilidade Social da Empresa - RSE Diferencial competitivo entre as empresas; Forma de gestão baseada na relação ética e transparente entre a empresa e seus stakeholders e pelo estabelecimento de metas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade;

3 Responsabilidade Social da Empresa - RSE Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores; Empresa atua não somente como Agente Econômico mas Agente Social: compartilha com o Estado a função de promover o desenvolvimento e bem-estar e qualidade de vida do cidadão

4 Responsabilidade Social da Empresa - RSE A construção de uma Sociedade mais igualitária é dever de compromisso individual e coletivo; A Educação é o maior aliado na formação do Capital Humano, do Empreendedorismo e do progresso do Estado;

5 Responsabilidade Social da Universidade - RSU Papel da Universidade: Contribuir de forma concreta para o fortalecimento de uma sociedade democrática; Não somente habilitar bons profissionais, mas indivíduos conscientes sobre a realidade onde irão atuar numa perspectiva de transformação social A RSU – amenizar as desigualdades sociais.

6 Responsabilidade Social da Universidade - RSU No Brasil a RSU está prevista em Lei /04 SINAES: Art. 3º Art. 3º A avaliação das instituições de educação superior..., dentre elas obrigatoriamente as seguintes:... III- a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

7 BRASIL: Estado e População República Federativa 26 Estados e 1 Distrito Federal População: ,92% homens 51,08% mulheres Valor do Salário Mínimo: R$ 540,00 (225,21 ) 56,8% pop não recebe 1 salário mínimo Source: IBGE (2010)

8 FORTALEZA - CEARÁ Fortaleza: capital do estado do Ceará População de habitantes nordeste Brasileiro População total do estado do Ceará é habitantes Source: IBGE (2010)

9 Universidade de Fortaleza - UNIFOR Criada em 1973, pelo empreendedor Edson Queiroz; Suprir a demanda por cursos de educação superior no estado e colaborar no processo de desenvolvimento da região, Privada, sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Edson Queiroz; Centro de Ciências: Administrativas, Humanas, Saúde, Tecnológicas e Jurídicas Administrativas, Humanas, Saúde, Tecnológicas e Jurídicas 25,000 alunos, 31 cursos de graduação, 5 mestrados e 5 doutorados

10 Previsão Legal da Educação Superior Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDB (nº9.394 / 1996) Art. 43 – A Educação Superior no Brasil tem por finalidade, entre outras, promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

11 Universidade de Fortaleza - Extensão RSU – Vice-Reitoria de Extensão Núcleo de Atenção Médico Integrada - NAMI; Núcleo de Atenção Médico Integrada - NAMI; Escola de Aplicação Yolanda Queiroz; Escola de Aplicação Yolanda Queiroz; Escritório de Práticas Jurídicas - EPJ; Escritório de Práticas Jurídicas - EPJ; Centro de Formação Profissional - CFP; Centro de Formação Profissional - CFP; Projeto Agentes Varejistas; Projeto Agentes Varejistas; Projeto Jovem Voluntário; Projeto Jovem Voluntário; Educação e Saúde na descoberta do aprender; Educação e Saúde na descoberta do aprender; Projetos de Escolas de Esporte; Projetos de Escolas de Esporte; Projetos de Arte e Cultura. Projetos de Arte e Cultura.

12 Centro de Educação Profissional - CFP Criado desde 2002 Entre 2002 e 2010 capacitou alunos para o mercado de trabalho formal Cursos mais procurados: Secretariado, Garçom, técnicos de Computação e línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) Cerimônia de Colação de Grau no Campus

13 RSU : Visão institucional e da comunidade sobre o projeto CFP Pesquisa qualitativa com gestores e ex-alunos do Centro de Formação Profissional - CFP ATLAS/ti Entrevista semi-estruturada A RS da UNIFOR como fator de desenvolvimento do capital humano e capital social da região.

14 Esquema gráfico das relação entre gestores da Unifor e o CFP

15 Análise dos resultados: Visão dos gestores Universidade exerce papel de agente de transformação social e econômica Promove o desenvolvimento humano sustentável Foco nas pessoas Institucionaliza a RS com envolvimento do corpo docente e discente

16 Análise dos resultados: Visão dos gestores Estimula o empreendedorismo oferta de cursos e a formação de empresas Proporciona resposta positiva para os Stakeholders Promove o desenvolvimento de redes sociais Contribui para a formação do Capital Humano e do Capital Social

17 Esquema gráfico das relação entre os ex-alunos da Unifor e o CFP

18 Análise dos resultados: Visão dos ex-alunos Universidade exerce papel de agente de transformação social e econômica Foco nas pessoas Agrega novos valores – visão para o futuros negócios Desencadear atividades empreendedoras

19 Análise dos resultados: Visão dos ex-alunos Desenvolvimento pessoal e humano – alto estima Fator importante para o crescimento profissional e pessoal e para a transformação social e econômica local Contribui para a formação do Capital Humano e do Capital Social positivo

20 Conclusão A Universidade desempenha função social na formação de profissionais qualificados e estimula a inovação e o empreendedorismo em atendimento às demandas da sociedade IES habilita bons profissionais e forma cidadãos conscientes de sua RS em prol da transformação da realidade que estão inseridos

21 Conclusão A Universidade investe na educação e no Capital Humano, desenvolve o espírito empreendedor e de inovação. Nesta rede de fraternidade surge o Capital Social entre educadores, alunos e comunidade assistida, que concretizam direitos individuais e coletivos.

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