A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Http://www.youtube.com/watch?v=hzSLhZqxXwE Legiao Urbana - Que Pais é Esse? ...2:56.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Http://www.youtube.com/watch?v=hzSLhZqxXwE Legiao Urbana - Que Pais é Esse? ...2:56."— Transcrição da apresentação:

1 Legiao Urbana - Que Pais é Esse? ...2:56

2 País discute “repressão” ao crime com “detenção”...6:15
A música é de 1987, Renato Russo morreu em 1996, já foi cobrada redação Cesgranrio... Há momentos em nossas vidas em que enfrentamos situações muito difíceis, verdadeiras “crises”, parecemos estar num beco sem saída. Na sociedade isso também ocorre... País discute “repressão” ao crime com “detenção”...6:15

3 Outras denúncias...0:13 Era para ser festa...3:19

4 O tema é “enemmente” interessante...

5 d. (Enem 2012) TEXTO I O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes. Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099; 3 fev TEXTO II Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

6 Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a a) incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial. b) manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos. c) inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras. d) dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos. e) incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.

7 Durkheim ( ) é considerado um dos pais da sociologia moderna através da corrente “Positivista funcionalista” Para explicar como deveria “funcionar” a sociedade escreveu o livro ”Da divisão do trabalho social”

8 Em seu livro... Durkheim defende que nossa sociedade deveria se comportar tal qual o “corpo” do Ser Humano... (livro...) Já perceberam a harmonia do Ser humano? Se você estiver andando e pisar num prego, ao acaso uma perna vira para outra e diz ´"É problema seu?" Os braços se cruzam, os olhos miram para as estrelas e dizem: "Estamos a salvos aqui em cima"? Não!

9 Se você pisar num prego, seu corpo evidenciará a dor, seus olhos procurarão pelo objeto estranho, sua coluna se inclinará e seus dedos da mão arrancarão o prego pois todos órgãos sabem que se o objeto estranho ficar o corpo corre riscos... Qualquer parte do “corpo” que estiver em risco, abala toda estrutura...

10 Fant. “riscos” eliminar?... 7:44
Fant. “riscos” eliminar?... 7:44

11 No livro, Durkheim também analisa as funções sociais do trabalho na sociedade e procura mostrar como na modernidade tal divisão é a principal fonte de “Coesão Social”  Tal “Coesão Social” seria a “solidariedade” que mantém os homens juntos em sociedade e lhes permite viver num consenso e ordem social.

12 A sociedade para Durkheim deveria ser organizada e organicista (se comportar como órgãos com funções diferentes mas unidos para um fim comum).

13 Quando algo não funciona dentro de uma sociedade, provavelmente isso é sinônimo de uma patologia, o Estado está doente ou com “ANOMIA”. Todos deveriam ter o mesmo objetivo, a felicidade, não individual mas coletiva. A consciência coletiva é "conditio sine qua non" para a organização social, pois a consciência coletiva é, em síntese, a concepção durkheimiana da organização social.

14 Fant. Estamos “coesos” e preparados para fazer bonito?...11:59
Fant. Estamos “coesos” e preparados para fazer bonito?...11:59

15 4d. "A sociedade não é simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. É preciso ainda que as consciências estejam associadas, combinadas, e combinadas de determinada maneira; é desta combinação que resulta a vida social e, por conseguinte, é esta combinação que a explica. Agregando-se, penetrando-se fundindo-se, as almas individuais dão nascimento a um ser, psíquico se quisermos, mas que constitui individualidade psíquica de novo gênero" (Émile Durkheim - As Regras do Método Sociológico). 

16 O trecho extraído mostra o conceito de "consciência coletiva"
O trecho extraído mostra o conceito de "consciência coletiva". Assinale a única questão correta sobre o conceito de Émile Durkheim sobre "consciência coletiva".  a) A consciência coletiva é formada a partir do somatório das ideias e conceitos individuais.  b) A consciência coletiva é formada a partir dos valores da classe dominante, que é universalizado para toda sociedade.  c) Consciência coletiva é uma ação cujo significado, subjetivamente atribuído pelo sujeito ou sujeitos, tem como referência a conduta dos outros, orientando-se por esta em seu desenvolvimento.  d) A consciência coletiva é "conditio sine qua non" para a organização social, pois a consciência coletiva é, em síntese, a concepção durkheimiana da organização social.  e) A consciência coletiva não determina a existência dos homens, é a existência social que determina a sua consciência.  Legiao Urbana - Que Pais é Esse? ...2:56

17 Relembrando que a sociedade para Durkheim deveria ser organizada e organicista (se comportar como órgãos com funções especializadas para fortalecer a “Coesão Social”... Mãos, pés, nariz... Se algum dos “órgãos” não funcionar ou se distanciar das outras toda “estrutura” fica abalada... Música...4:13


Carregar ppt "Http://www.youtube.com/watch?v=hzSLhZqxXwE Legiao Urbana - Que Pais é Esse? ...2:56."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google