A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Ana Carolina Braz Gustavo Almeida n°: 05 Leticia Quaresma n°: 08 Lorrayne S. Santos n°: 09 Louise Carvalho n°: 10 Lucas Arcanjo n°: 11 Victor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Ana Carolina Braz Gustavo Almeida n°: 05 Leticia Quaresma n°: 08 Lorrayne S. Santos n°: 09 Louise Carvalho n°: 10 Lucas Arcanjo n°: 11 Victor."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Ana Carolina Braz Gustavo Almeida n°: 05 Leticia Quaresma n°: 08 Lorrayne S. Santos n°: 09 Louise Carvalho n°: 10 Lucas Arcanjo n°: 11 Victor Henrique n°: 17

2 São azedos e, como todas as substâncias azedas estimulam a salivação. Limão e vinagre estão diretamente relacionados ao aumento da quantidade de saliva, facilitando a Ingestão.

3 Exceções: B e C, quando ligados a: O 2 = OSO O 3 = ICO Nox elemento Nome do Ácido -1, -2Elemento + ÍDRICO +1HIPO + Elemento + oso +3, +4Elemento + OSO +h, +6Elemento + ICO +7PER - Elemento + ICO

4 Existem ácidos que possuem o elemento oxigênio em sua composição, como por exemplo, o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4), substâncias muito utilizadas na indústria química. Esses ácidos são chamados de oxiácidos. São ácidos que não possuem o elemento oxigênio em sua composição. Podemos citar o ácido clorídrico (HCl), presente em nosso estômago, e o gás sulfídrico (H2S), um gás tóxico produzido em determinadas reações químicas.

5 Em nosso cotidiano, estamos em contato com várias substâncias ácidas: o ácido cítrico, componente de várias frutas de sabor azedo, como o limão; o ácido acético, presente no vinagre, o ácido carbônico, presente nos refrigerantes e nas águas minerais gasosas, o ácido fosfórico, presente em refrigerantes à base de cola e em alguns medicamentos que possuem ácido acetilsalicílico (AAS) em sua formulação.

6 Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH(Hidróxido). Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que "amarra" a boca, ou seja diminui a salivação.

7 Hidróxido de Sódio(NaOH) - Conhecida também como soda cáustica, utilizada na confecção de sabão, celofane, detergentes e outros. Hidróxido de Magnésio(Mg(OH)²) - Está presente na solução que é comercializada como leite de magnésia, usado como laxante e antiácido estomacal. Hidróxido de Cálcio(Ca(OH)²) - Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada n construção civil: na preparação de argamassa( areia + cal ) e na caiação (pintura e cal). Hidróxido de Amônio (NH4OH) - Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na produção de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos e outros. Hidróxido de Potássio (KOH) - Conhecida como potassa cáustica, é usada para alvejamento, na fabricação de sabões moles e processamento de certos alimentos. Bases são conhecidas como 'aceitadoras de prótons '.

8 Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade deles, que fazem parte dos mais variados materiais. O mais comum é muito importante para a saúde do corpo humano, o sal de cozinha. E não apenas ele, mas outros sais tem grande valor na nossa vida cotidiana, o bom desenvolvimento das plantas, por exemplo, depende de alguns sais presentes no solo. A formação dos dentes e ossos e a produção das hemácias do sangue também dependem de alguns sais especiais presentes no nosso organismo.

9 O exemplo mais conhecido é o do sal de cozinha ou cloreto de sódio, que é encontrado na natureza, e também pode ser obtido pela reação: HCl + NaOH NaCl + H2O Outro exemplo é o da obtenção do SULFATO DE CÁLCIO: H2SO4 + Ca(OH)2 CaSO4 + 2H2O

10

11 Os óxidos são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). Alguns óxidos reagem com a água formando ácidos. Outros óxidos reagem com a água formando hidróxidos. Outros reagem com hidróxidos formando sais e água. Há óxidos que reagem com ácidos, formando sais e água.

12 Óxido de Cálcio (CaO) - Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil. Óxido Nitroso (N2O) - Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico. Dióxido de Enxofre (SO2) - É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida. Monóxido de Carbono (CO) - Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.

13


Carregar ppt "Professora: Ana Carolina Braz Gustavo Almeida n°: 05 Leticia Quaresma n°: 08 Lorrayne S. Santos n°: 09 Louise Carvalho n°: 10 Lucas Arcanjo n°: 11 Victor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google