A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perspectivas Profissionais na área de Direito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perspectivas Profissionais na área de Direito"— Transcrição da apresentação:

1 Perspectivas Profissionais na área de Direito
Prof. Martorelli Dantas

2 Características singulares do Curso de Direito:
É o mais antigo curso superior do Brasil, data de 11 de agosto de 1827; É o curso superior que mais abre possibilidades de atuação profissional; É um curso em que o diploma, por si só, não realiza tais aberturas;

3 Características singulares do Curso de Direito:
É um curso que exige a leitura dos clássicos e constante atualização; É um curso que sofreu uma “explosão demográfica”, desde a popularização dos cursos superiores; É o curso superior em que há um maior número de exigências do MEC e uma fiscalização ativa da OAB.

4 Áreas de Atuação para os profissionais do Direito:
Advocacia Funcionalismo Público Docência

5 Para a Advocacia... Aprovação no exame da OAB;
Inserção no mercado de trabalho; Preservação de uma reputação ilibada; Constante atualização na legislação, na doutrina e na jurisprudência; Capacidade para lidar com clientes e colegas, para trabalhar em equipe e para “identificar” novas oportunidades de atuação.

6 Para a Advocacia... Áreas mais bem remuneradas: Direito Tributário
Direito Internacional Direito Empresarial Direito Civil Direito Penal Os salários podem passar de Um Milhão de reais por mês!!!

7 Para o Funcionalismo Público...
Nome ilibado no mercado e na justiça; Dedicação durante três anos ou mais de pelo menos cinco horas de estudos diários; Grande capacidade de memorização e de construção lógica de argumentos; Perseverança para conseguir esperar sem relaxar dos estudos enquanto a aprovação não chega; Aprovação em concurso público.

8 Para o Funcionalismo Público...
Áreas mais bem remuneradas: Cartórios Magistratura Federal Ministério Público Federal Magistratura Estadual Ministério Público Estadual Os salários estão entre dezessete e trinta mil reais (mais de cem mil reais no caso dos cartórios)

9 Para a Docência... Definição de uma área de pesquisa;
Dedicação contínua aos estudos e aos processos de atualização; Capacidade para lidar com pessoas e estabelecer relacionamentos interpessoais; Aptidão para comunicação oral, organização pessoal e clareza lógica; Aprovação em seleções para cursos “stricto sensu”.

10 Para a Docência... Áreas que melhor remuneram:
Cursos preparatórios para concursos e para a OAB Cursos de Pós-graduação Universidades Privadas de Grande Porte Universidades Públicas Federais Universidades Privadas A remuneração varia entre mil e quinhentos reais a cem mil reais

11 Escala de Dificuldades em seleções:
OAB Juiz Federal 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Delegado de Polícia Doutorado

12


Carregar ppt "Perspectivas Profissionais na área de Direito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google