A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicas para praticar exercícios físicos nesse mês de Inverno BEBA MUITO LÍQUIDO Uma das coisas mais importantes que todos devem fazer nessa época do ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicas para praticar exercícios físicos nesse mês de Inverno BEBA MUITO LÍQUIDO Uma das coisas mais importantes que todos devem fazer nessa época do ano."— Transcrição da apresentação:

1 Dicas para praticar exercícios físicos nesse mês de Inverno BEBA MUITO LÍQUIDO Uma das coisas mais importantes que todos devem fazer nessa época do ano é ingerir bastante líquido. Como o tempo fica mais frio, a sede é menor e com isso as pessoas esquecem-se de beber água. Carregar uma garrafa de água, sumos de fruta ou chá ou deixar uma na mesa de trabalho ajuda a criar o hábito de se manter sempre hidratado. Durante o exercício físico a ingestão de líquidos pode ser feita de 15 em 15 minutos. REALIZE UM BOM AQUECIMENTO Em temperaturas mais baixas a chance de ocorrer uma lesão é maior, pois nosso corpo encontra-se com a musculatura mais rígida e com menor circulação sanguínea. O aquecimento é o que prepara o corpo, através do aumento da circulação e liberação da rigidez muscular. Dessa forma, antes de qualquer atividade física realize movimentos suaves, principalmente articulares, como rotação de tornozelo, dos ombros e quadril e dê pequenas corridas. ALONGUE Um cuidado especial também deve ser dado às sessões de alongamento. Primeiro aqueça o organismo para depois alongar e evitar lesões. A musculatura já está rígida e contraída devido ao frio, se você a alonga dessa forma, nesse momento já pode ocorrer micro lesões devido ao estiramento sem o corpo estar preparado. Por isso, o alongamento deve ser feito após o aquecimento. O tempo mais frio exige alguns cuidados na hora da prática de exercícios físicos, fundamentais nessa época do ano devido ao aumento do gasto energético para manter nosso corpo aquecido. Vejamos algumas dicas para a manutenção das atividades físicas nessa época do ano. Fonte:

2 10 benefícios da caminhada para o corpo e para mente Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. Confira 10 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se: 1.Melhora a circulação 2.Deixa o pulmão mais eficiente 3. Combate a osteoporose 4. Afasta a depressão 5. Aumenta a sensação de bem-estar 6. Deixa o cérebro mais saudável 7. Diminui a sonolência 8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece 9. Controla a vontade de comer 10. Protege contra derrames e infartos Fonte: minhavida.com.br

3 Prática do tai chi chuan proporciona equilíbrio e combate o estresse O Lian Gong (pronuncia- se liam cum) tem apenas três décadas de existência. Foi criado em 1974 pelo ortopedista Zhuang Yuen Ming, que uniu princípios de antigas técnicas orientais a modernos preceitos da medicina ocidental. O médico, hoje famoso na China, desenvolveu a terapia após observar o aumento de doentes que chegavam ao hospital de Shangai com dores musculares e nas articulações. O lian gong é uma prática extremamente benéfica que previne o surgimento de doenças, colabora no tratamento de dores e combate problemas como a depressão. O lian gong é mais uma prática que deve ser recomenda para quem busca uma vida saudável. Não faz milagres, mas ajuda seus praticantes a reencontrar o equilíbrio do organismo. Esta técnica pode ser realizada em praças, empresas e em casa. Fonte: vivaviver.com.br Itodas.com.br Composto por uma série de 18 exercícios, o Lian Gong combate de lombalgias a dores nas articulações. Sua prática ajuda a aliviar tensões, diminui a irritação, aumenta o tônus muscular e corrige a má postura. Os exercícios, que devem ser conduzidos com foco na respiração e nos pés bem plantados no solo, alongam o corpo inteiro – da coluna cervical aos dedos dos pés – com suavidade. Um de seus maiores benefícios é o alívio das dores nas costas. O método é hoje praticado em uma centena de postos de saúde, hospitais, empresas e academias de São Paulo e cidades do interior do Estado, como Suzano e São José do Rio Preto, onde é adotado até nas escolas. Além de saúde, o Lian Gong traz equilíbrio, integração espiritual e aprimora suas técnicas de defesa pessoal.

4 Atividade física, essencial para manter nossa memória Muitos de nós exercitamos nossa memória resolvendo problemas, fazendo palavras cruzadas ou jogos de inteligência para mantê-la ativa, mediante a uma concentração adequada. De qualquer forma não há razão de sofrer de falta de memória, uma vez que uma das principais razões para mantê-la ativa são as funções superiores do cérebro, justamente aquelas que nos permitem fazer atividades do dia-a-dia, tanto em nossa vida profissional, vida emocional, social e intelectual, mas também trabalha com o nosso desenvolvimento psicológico. Muitos especialistas asseguram que Fonte: dicassobresaude.com exercícios simples e básicos, como o alongamento, ou aqueles que exigem concentração na sua respiração e reconhecimento do corpo, ajudam a exercitar o nosso cérebro e melhorar todas as suas funções. Os estímulos provocados pelos exercícios físicos podem integrar as regiões do cérebro, tanto a anterior como a posterior. Por isso, realizar atividade física pelo menos três vezes por semana é um hábito mais que saudável, já que sabemos os benefícios do esporte em relação à saúde, também podemos dizer que, exercendo o nosso corpo, estamos exercendo nossa memória, e otimizando o desenvolvimento e desempenho do resto das atividades que fazemos todos os dias.

5 DICAS GERAIS PARA UMA BOA POSTURA CORPORAL Difícil manter uma postura adequada no dia a dia? Então é preciso ficar atento, afinal, ter uma boa postura não serve apenas quando se exercita. Essa é uma medida de saúde que precisa ser tomada sempre, evitando problemas na coluna e dores nas costas. Por essa razão, você pode tomar alguns cuidados diariamente: -Ao erguer um peso - abaixe-se flexionando os joelhos até embaixo sem curvar a coluna. -Se o objeto for volumoso e pesado - leve-o junto ao tronco. - Se possível, coloque o peso em um carrinho e empurre-o, ao invés de carregá-lo. -Ao trabalhar agachado procure flexionar os joelhos mantendo as costas retas. -Se for possível, apóie uma das mãos em um dos joelhos. Fonte: Jéssica Moraes -Outras alternativas são ajoelhar-se sobre uma das pernas e apoiar o tronco sobre a coxa, alternando entre uma perna e outra ou sentar em um pequeno banco. -É preciso também tomar precauções na hora de dormir - Escolher um bom colchão, de acordo com seu peso e um bom travesseiro são fundamentais. Se você dorme de barriga para cima, use travesseiros embaixo dos joelhos. Ao dormir de lado, use um travesseiro entre as pernas flexionadas. Não durma de lado com as pernas estendidas. Dormir de bruços não é recomendável, mas para quem não consegue, uma opção é não usar o travesseiro na cabeça e sim embaixo da barriga - isso diminui a nossa curvatura lombar que fica prejudicialmente aumentada nessa posição.


Carregar ppt "Dicas para praticar exercícios físicos nesse mês de Inverno BEBA MUITO LÍQUIDO Uma das coisas mais importantes que todos devem fazer nessa época do ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google