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Expectativa de vida pode ser aumentada com 15 minutos diários de exercícios físicos (07/09) DICA DE SAÚDE – Setembro 2011 Fonte:

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1 Expectativa de vida pode ser aumentada com 15 minutos diários de exercícios físicos (07/09) DICA DE SAÚDE – Setembro 2011 Fonte: Uma pesquisa publicada recentemente pela revista "The Lancet", contou com mais de 400 mil participantes que foram acompanhados durante uma média de oito anos, entre 1996 e Sua finalidade era averiguar se a duração dos exercícios menor que os 150 minutos semanais recomendados ainda poderia ser benéfica para a saúde. Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco categorias segundo ao nível de exercícios praticados: inativos ou de atividade baixa, média, alta ou muito alta. Comparados com os inativos, os pertencentes ao grupo de baixa atividade, que se exercitavam uma média de 92 minutos por semana - 15 minutos diários - apresentaram um risco de mortalidade por qualquer causa 14% menor, um risco de mortalidade por câncer 10% menor e em média uma expectativa de vida de três anos mais, segundo o estudo. E a cada 15 minutos diários adicionais de exercício o risco de morte foi reduzido em 4% e o de morrer de um câncer em 1%, independentemente da idade, do sexo ou de quem tivesse problemas cardiovasculares. Por isso, tente reservar no seu tempo diário um cuidado para sua saúde.

2 Exercícios aeróbico reduz apneia durante o sono (14/09) DICA DE SAÚDE – Setembro 2011 Quem anda mais, ronca menos. Exercícios aeróbios são benéficos para portadores de distúrbios respiratórios do sono, como é o caso da apneia. Estudos recentes provaram que o benefício é direto. O excesso de gordura no corpo também se acumula na região da garganta e isso prejudica a passagem do ar nas vias aéreas altas. Se houver acúmulo acentuado na região abdominal, a gordura causa pressão no diafragma, músculo logo abaixo da costela, e prejudica a respiração. Com os exercícios regulares, a perda de peso ajuda a eliminar a gordura acumulada nessas regiões. Uma técnica de exercícios localizados pesquisada por médicos do Instituto do Sono, em São Paulo, também se mostrou bastante eficiente contra apneia. Ela reduz em 40% os sintomas. São movimentos para língua e palato mole (região da garganta) que fortalecem a musculatura local e reduzem as interrupções da respiração durante o sono. Os benefícios são mensurados pela polissonografia, exame para diagnóstico de apneia. O número de cessação na respiração por hora de sono passou de 22,4 para 13,7 interrupções/hora. Em 60% dos casos, a melhora foi tão significativa que os pacientes passaram de uma apneia de grau moderado para leve. Os exercícios podem ser usados junto a outros tratamentos contra apneia, porque existe o risco do problema voltar, caso a pessoa deixe de praticar os movimentos. Fonte: saudeig.com.br

3 Exercícios físicos um remédio para dor de cabeça (21/09) DICA DE SAÚDE – Setembro 2011 Cerca de 72 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça todo ano, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Engana-se quem ainda acha que o alívio pode estar nas prateleiras das farmácias. Quando aquela enxaqueca dá sinais de que está chegando, o melhor é praticar atividade física. Para que ele seja um "santo remédio, no entanto, a prática precisa ser regular, ou seja, realizada no mínimo três vezes por semana. No momento do exercício, há a produção de endorfina e serotonina, este último o neurotransmissor do bem-estar. Ele age como uma morfina natural do organismo. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina conseguiu expressar os benefícios da atividade física em números. O estudo, que ouviu mais de quatro mil pessoas em todo o país, revelou que um sedentário tem 43% mais dor de cabeça do que alguém que faz exercícios. Por isso, é importante uma avaliação prévia. Procure um profissional para ter orientações. Fonte: saudeig.com.br

4 Postura errada durante o trabalho pode prejudicar desempenho (28/09) DICA DE POSTURA – Setembro 2011 Fonte: msn.minhavida.com.br Dores nas costas, nas pernas ou de cabeça. Estes são sinais de que a postura errada no trabalho poderá causar lesões corporais. Diante destes sintomas, no entanto, fica difícil se concentrar nas atividades, o que causa queda no rendimento do profissional. De acordo com alguns terapeuta, com a rotina, as pessoas acabam por construir um ciclo vicioso, que começa com hábitos posturais errados, seguidos de esforço repetitivo, fadiga e dores. Pequenas atitudes ajudam. Alongar-se antes de começar o trabalho, levantar-se durante alguns minutos depois de duas horas sentado e evitar manter a coluna curvada são atitudes que não exigem muito do trabalhador, mas que evitarão estes sintomas. Trabalhar oito horas diárias sentado significa ter horas de pressão sobre os discos da coluna por ano. Quando uma dor persiste por três meses consecutivos merece atenção, pois indica que o corpo precisa de ajuda. A atenção à postura no ambiente de trabalho, por isso não deixem de realizar a aula de ginástica laboral diariamente.


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