Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSamuel Gonsalez Alterado mais de 10 anos atrás
1
ÉTICA E RESPONSABILIDADE ADMINISTRAÇÃO MODERNA
SOCIOAMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Prof. Fábio Pedrosa NGA / FCAP/ UPE
2
ADMINISTRAÇÃO MODERNA
LIDERANÇA PEDAGÓGICA TRANSPARÊNCIA EFICÁCIA (Perspicácia, diligência, qualificação ) ABORDAGEM SISTÊMICA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
3
Meio Ambiente Sociedade Mercado Indivíduo
4
Ondas de Tecnologia Máquina a vapor (século XVIII)
Ferrovias, aço, eletrificação, telecomunicações (século XIX) Transportes rodoviário e aéreo, fibras sintéticas e televisão (primeira metade do século XX) “Destruição criativa” (Joseph Schumpeter - Economista) Morte de velhos setores e nascimento de outros => ruptura
5
Era Industrial Colheita de capital natural e social
Criação de capital financeiro e produtivo Progresso industrial historicamente tendeu a destruir tanto a diversidade cultural como a biológica Os padrões básicos da era industrial não são sustentáveis
6
Era (Pós) Industrial “Ainda é possível um progresso autêntico? O desenvolvimento é sustentável? Ou será que uma cepa do progresso - a industrialização - está fazendo agora tanto estrago que a próxima geração não terá um mundo no qual valha a pena viver?” (John Browne - Presidente da British Petroleum)
7
Desenvolvimento Sustentável
O racionalismo, a crença na razão, dominou a sociedade nos tempos modernos. Continua sendo dominante nos negócios e na educação, mas tem limites. O naturalismo, o humanismo e o racionalismo juntos explicam a paixão que motiva empreendedores comprometidos com a idéia de novos produtos e a imaginação de cientistas que testam uma intuição.
8
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Modelo de desenvolvimento que atende às necessidades da geração atual, sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades (Brundtland, 1987).
9
Desenvolvimento Sustentável
British Petroleum: assuntos relativos ao meio ambiente como uma oportunidade de negócio Eletrolux: tintas à base d’água nos eletrodomésticos Toyota e Honda: carros híbridos (combustão interna e propulsão elétrica) Xerox: primeira copiadora totalmente digitalizada (menos peças e 97% reciclável) Desafio para toda a sociedade => desenvolver negócios sustentáveis compatíveis com a realidade econômica
10
Uma Nova Lógica para os Negócios
A empresa tradicional produzia algo que tinha de vender Convencer o cliente de que a felicidade significava ter uma coisa nova (o valor está na “coisa”) Hoje precisamos entender um cliente e atender a uma necessidade genuína (o valor está no serviço que a “coisa” fornece) Clientes não são mais passivos, são co-criadores de valor
11
GESTÃO AMBIENTAL Modelo de gestão sistêmica que visa ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais, através de um processo contínuo de mediação de interesses e conflitos sócio-econômicos. (Pedrosa, 2001)
12
Conceitos-Chave: Necessidades
(valores culturais, ética intra e intergeracional); Limitações (tecnologia e organização social).
13
S G A Gestão Global Responsabilidade social Compromisso Ético Imagem
Pública Redução de Custos S G A Equilíbrio com a Legislação Educação Ambiental Sustentabilidade
14
O Brasil é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes:
*1,3 milhão de lavadoras de roupa - 82% mais que no Canadá - 4o. Maior mercado do mundo * 9 trilhões de litros de refrigerantes - 343% mais que no Canadá - 3o Maior mercado do mundo * US$ 1,3 bilhão em alimentos “diet ou light” - US$100 milhões em 1990 - US$6 bilhões em 2010 * 63,4 mil toneladas de creme dental - 456% mais que na Itália * 51,4 mil títulos de livros - 12% mais que a Itália * US$ 1,2 bilhão em CD’s - 5º maior mercado fonográfico * 681,9 mil toneladas de biscoito - 27% mais que o Japão - 2º maior mercado do mundo * 3 milhões de geladeiras - 66% maior que o Reino Unido - 4º maior mercado do mundo * 11 milhões de usuários da Internet - 95% das declarações de IR foram enviadas via Internet
15
ASPECTOS AMBIENTAIS Emissões Atmosféricas
Descarga de efluentes líquidos Resíduos sólidos e outros Contaminação do solo Uso da água Uso da energia Uso de outros recursos naturais Ruídos Odores Poeiras Temperatura Impacto Visual Efeitos nos ecossistemas Efeitos nos meios sócio-econômico e cultural
16
Oportunidades Educação Gestão Marketing Turismo Tecnologias
Responsabilidade Social Turismo
17
ÉTICA AMBIENTAL
18
ÉTICA: (gr.: ETHOS: Estudo dos costumes, do caráter, o “espírito” de uma época). Conjunto de normas de convivência de uma comunidade.
19
“Nenhum problema pode ser
resolvido pelo mesmo estado de consciência que o gerou. É preciso ir bem mais longe que isso.” Albert Einstein
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.