A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Prof. Fábio Pedrosa NGA / FCAP/ UPE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Prof. Fábio Pedrosa NGA / FCAP/ UPE."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Prof. Fábio Pedrosa NGA / FCAP/ UPE

2 ADMINISTRAÇÃO MODERNA LIDERANÇA PEDAGÓGICA LIDERANÇA PEDAGÓGICA TRANSPARÊNCIA TRANSPARÊNCIA EFICÁCIA EFICÁCIA (Perspicácia, diligência, qualificação ) (Perspicácia, diligência, qualificação ) ABORDAGEM SISTÊMICA ABORDAGEM SISTÊMICA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

3

4 Ondas de Tecnologia Máquina a vapor (século XVIII) Ferrovias, aço, eletrificação, telecomunicações (século XIX) Transportes rodoviário e aéreo, fibras sintéticas e televisão (primeira metade do século XX) Destruição criativa (Joseph Schumpeter - Economista) Morte de velhos setores e nascimento de outros => ruptura

5 Era Industrial Colheita de capital natural e social Criação de capital financeiro e produtivo Progresso industrial historicamente tendeu a destruir tanto a diversidade cultural como a biológica Os padrões básicos da era industrial não são sustentáveis

6 Era (Pós) Industrial Ainda é possível um progresso autêntico? O desenvolvimento é sustentável? Ou será que uma cepa do progresso - a industrialização - está fazendo agora tanto estrago que a próxima geração não terá um mundo no qual valha a pena viver? Ainda é possível um progresso autêntico? O desenvolvimento é sustentável? Ou será que uma cepa do progresso - a industrialização - está fazendo agora tanto estrago que a próxima geração não terá um mundo no qual valha a pena viver? (John Browne - Presidente da British Petroleum) (John Browne - Presidente da British Petroleum)

7 Desenvolvimento Sustentável O racionalismo, a crença na razão, dominou a sociedade nos tempos modernos. O racionalismo, a crença na razão, dominou a sociedade nos tempos modernos. Continua sendo dominante nos negócios e na educação, mas tem limites. Continua sendo dominante nos negócios e na educação, mas tem limites. O naturalismo, o humanismo e o racionalismo juntos explicam a paixão que motiva empreendedores comprometidos com a idéia de novos produtos e a imaginação de cientistas que testam uma intuição. O naturalismo, o humanismo e o racionalismo juntos explicam a paixão que motiva empreendedores comprometidos com a idéia de novos produtos e a imaginação de cientistas que testam uma intuição.

8 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Modelo de desenvolvimento que atende às necessidades da geração atual, sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades (Brundtland, 1987).

9 Desenvolvimento Sustentável British Petroleum: assuntos relativos ao meio ambiente como uma oportunidade de negócio British Petroleum: assuntos relativos ao meio ambiente como uma oportunidade de negócio Eletrolux: tintas à base dágua nos eletrodomésticos Eletrolux: tintas à base dágua nos eletrodomésticos Toyota e Honda: carros híbridos (combustão interna e propulsão elétrica) Toyota e Honda: carros híbridos (combustão interna e propulsão elétrica) Xerox: primeira copiadora totalmente digitalizada (menos peças e 97% reciclável) Xerox: primeira copiadora totalmente digitalizada (menos peças e 97% reciclável) Desafio para toda a sociedade => desenvolver negócios sustentáveis compatíveis com a realidade econômica Desafio para toda a sociedade => desenvolver negócios sustentáveis compatíveis com a realidade econômica

10 Uma Nova Lógica para os Negócios A empresa tradicional produzia algo que tinha de vender Convencer o cliente de que a felicidade significava ter uma coisa nova (o valor está na coisa) Hoje precisamos entender um cliente e atender a uma necessidade genuína (o valor está no serviço que a coisa fornece) Clientes não são mais passivos, são co-criadores de valor

11 GESTÃO AMBIENTAL Modelo de gestão sistêmica que visa ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais, através de um processo contínuo de mediação de interesses e conflitos sócio- econômicos. (Pedrosa, 2001)

12 Necessidades (valores culturais, ética intra e intergeracional); Limitações (tecnologia e organização social). Conceitos-Chave:

13 S G A Gestão Global Sustentabilidade CompromissoÉtico Redução de Custos Equilíbrio com a Legislação EducaçãoAmbiental ImagemPública Responsabilidadesocial

14 *1,3 milhão de lavadoras de roupa - 82% mais que no Canadá - 4 o. Maior mercado do mundo * 9 trilhões de litros de refrigerantes - 343% mais que no Canadá - 3 o Maior mercado do mundo * US$ 1,3 bilhão em alimentos diet ou light - US$100 milhões em US$6 bilhões em 2010 * 63,4 mil toneladas de creme dental - 456% mais que na Itália * 51,4 mil títulos de livros - 12% mais que a Itália * US$ 1,2 bilhão em CDs - 5º maior mercado fonográfico * 681,9 mil toneladas de biscoito - 27% mais que o Japão - 2º maior mercado do mundo * 3 milhões de geladeiras - 66% maior que o Reino Unido - 4º maior mercado do mundo * 11 milhões de usuários da Internet - 95% das declarações de IR foram enviadas via Internet O Brasil é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes:

15 ASPECTOS AMBIENTAIS Emissões Atmosféricas Emissões Atmosféricas Descarga de efluentes líquidos Descarga de efluentes líquidos Resíduos sólidos e outros Resíduos sólidos e outros Contaminação do solo Contaminação do solo Uso da água Uso da água Uso da energia Uso da energia Uso de outros recursos naturais Uso de outros recursos naturais Ruídos Ruídos Odores Odores Poeiras Poeiras Temperatura Temperatura Impacto Visual Impacto Visual Efeitos nos ecossistemas Efeitos nos ecossistemas Efeitos nos meios sócio- econômico e cultural Efeitos nos meios sócio- econômico e cultural

16 Oportunidades Gestão Educação Marketing Tecnologias Responsabilidade Social Turismo

17

18 ÉTICA: (gr.: ETHOS: Estudo dos costumes, do caráter, o espírito de uma época). Conjunto de normas de convivência de uma comunidade.

19 Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o gerou. É preciso ir bem mais longe que isso. Albert Einstein


Carregar ppt "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Prof. Fábio Pedrosa NGA / FCAP/ UPE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google