A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia e Direito: Casos reais, intervenções possíveis. Segunda Atividade Interdisciplinar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia e Direito: Casos reais, intervenções possíveis. Segunda Atividade Interdisciplinar."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia e Direito: Casos reais, intervenções possíveis. Segunda Atividade Interdisciplinar

2 Delimitação da Atividade Trata-se de um círculo de estudos de casos, que ilustram situações do direito civil e a colaboração da psicologia a tais casos, bem como casos envolvendo a psicopatologia e o direito penal. Os alunos, divididos em grupos de trabalho, farão uma breve apreciação teórica sobre as temáticas propostas, e trarão um estudo de caso contendo: a descrição do caso, de que forma a psicologia atuou ou poderia ter atuado diante do caso, e o desfecho do caso. Os avaliadores: um professor de direito penal, um professor de direito civil e um professor de psicologia jurídica.

3 Delimitação da Atividade Os 4 grupos apresentarão seus trabalhos dia 12/06. Cada grupo pode escolher dois representantes para fazer a apresentação oral. Cada grupo terá 10 minutos para apresentação, à exceção do grupo 4 que contará com 15 minutos. A apresentação deve contar com a utilização de slides de powerpoint (3 slides no máximo). Estes slides devem ser entregues à professora em cd ou levados em pen-drive no dia da apresentação. Cada grupo deverá trazer uma cópia da parte escrita para cada um dos outros 3 grupos e 1 cópia do trabalho escrito para professora. Os grupos ficarão responsáveis por reproduzirem entre si para cada componente, cada grupo cuidando de sua própria reprodução. Fontes de pesquisa: livros, revistas impressas e indexadas, vídeos do youtube, consulta a outros docentes, internet em geral. Citando todas as fontes de consulta. Sugiro que os 3 primeiros grupos tenham de 7 a 8 pessoas, e que o quarto grupo tenha cerca de 10 pessoas. Além dos 5 pontos para N3, haverá uma questão na prova de um dos trabalhos apresentados em sala.

4 Temáticas 1) A contribuição da Psicologia aos casos de Violência Familiar. a) breve teoria sobre o título do trabalho. b) estudo de caso: descrição do caso, de que forma a psicologia atuou ou poderia ter atuado, e o desfecho do caso. 2) A contribuição da Psicologia diante da Adoção por casais homoafetivos: O caso Francisco Eller. (filho de Kássia Eller) a) breve teoria sobre o título do trabalho. b) estudo de caso: descrição do caso, de que forma a psicologia atuou ou poderia ter atuado, e o desfecho do caso. 3) Doenças mentais e imputabilidade penal: um estudo de caso. a) breve teoria sobre o título do trabalho. b) estudo de caso: descrição do caso, de que forma a psicologia atuou ou poderia ter atuado, e o desfecho do caso. 4) Retratos dos manicômios judiciários da região sudeste. a) Localização, num de leitos, nome. b) Imagens da instituição c) Reportagens sobre d) Casos conhecidos encaminhados para manicômios judiciários, entre outros e) Manicômios mais próximos de nossa região f) vídeo de 5 minutos.

5 Atenção! Este Trabalho contará com a capacidade de síntese dos alunos, uma vez que nosso tempo é pequeno. Selecionem somente as informações primordiais sobre a parte teórica e sobre o caso. Qualquer dúvida estou à disposição.

6 As aulas que ainda disponho serão distribuídas da seguinte forma: 08/05 - Behaviorismo 22/05 - Fenomenologia 29/05 - Psicologia e Direito Civil 05/06 - Psicopatologia ou Laudos e Perícias em Psicologia Jurídica (Terei de fazer uma escolha). 12/06 - Apresentação dos Trabalhos 19/06 - N2


Carregar ppt "Psicologia e Direito: Casos reais, intervenções possíveis. Segunda Atividade Interdisciplinar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google