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Experiências educacionais de um programa voltado à educação inclusiva e preventiva Bento Gonçalves, Agosto de 2009. Ministério da Educação Secretaria de.

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1 Experiências educacionais de um programa voltado à educação inclusiva e preventiva Bento Gonçalves, Agosto de Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica PROGRAMA TEC NEP – Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Elizabethe T. Pitt Giacomazzi Orientadora Profª Drª Andréa Poletto Sonza

2 A educação tem seu papel como instrumento de mudança social IFRS-BG

3 No Brasil, em torno de 14,5% da população apresenta alguma deficiência; Estima-se que cerca de pessoas, por mês, tornam-se deficientes. Vários fatores fazem com que esse número seja elevado, principalmente o fato de estarmos entre os países com os maiores índices de acidentes de trabalho e de violência urbana. Introdução

4 A prevenção adequada pode evitar que milhares de pessoas tornem-se deficientes; Analisada sob este aspecto, a questão merece mais atenção por parte das escolas, famílias, autoridades, comunidade e de cada cidadão, havendo a necessidade de se ampliarem e aperfeiçoarem medidas de caráter educativo e preventivo. Introdução

5 Núcleo de Defesa Civil no IFRS-BG (NUDEC no IFRS-BG) desenvolvido na instituição desde 2004, de forma voluntária, por alunos, professores e técnicos administrativos da Instituição (25 integrantes); objetivo do projeto é proporcionar aos alunos/pessoas uma formação integral estimulando iniciativa, criatividade, responsabilidade, oportunizando o exercício da cidadania; estimula-se os jovens a assumirem responsabilidades na área humanitária ; Introdução

6 Busca-se a consciência do SER CIDADÃO; Acredita-se que através dos alunos (agentes multiplicadores), suas famílias e comunidades serão atingidas, possibilitando dessa forma, mudanças de comportamento, atitudes e valores; NUDEC no IFRS-BG Introdução

7 A equipe NUDEC reúne-se semanalmente para organizar as ações a serem desenvolvidas na semana (em 2009, 27 encontros); Apoio do NAPNE, do Corpo de Bombeiros, de Empresas locais, do Hospital do Município de Bento Gonçalves, do Grupo de Teatro, do Departamento de Trânsito, entre outros; Introdução

8 Estimulando a responsabilidade social estamos incentivando a formação de um cidadão pleno. IFRS-BG

9 Relatar as experiências do projeto NUDEC - Núcleo de Defesa Civil do IFRS-BG - que trabalha questões básicas como: educação inclusiva: - inclusão de deficientes - comportamentos atitudinais vulnerabilidade: - primeiros socorros - segurança no trânsito, no trabalho - doação de sangue e órgãos Objetivos do trabalho

10 Metodologia delineamento do estudo: relato de experiência de um projeto voltado à educação inclusiva e preventiva o relato de experiência será realizado demonstrando quantas estiveram envolvidas no projeto, quantas pessoas foram atingidas nas ações, quais foram as ações implementadas (idéias originais) - MAMA EM BRAILE, FOLDERS AUTOS CUIDADOS, LIXEIRAS IDENTIFICADAS EM BRAILLE, ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO, CAMPANHAS NO TRÂNSITO, CURSO DE LIBRAS,.... todas as ações que foram implementadas durante o período da especialização estão embasadas nas Políticas Públicas para Inclusão ( decreto 5.296/04, leis /00, /00), nas campanhas de prevenção e no conhecimento das Necessidades Educacionais Especiais de Alunos com Deficiência.

11 Algumas a ç ões desenvolvidas NUDEC no IFRS-BG voltadas à Educa ç ão Inclusiva

12 Goalball Deficientes visuais X Alunos Deficientes visuais X Servidores Ações desenvolvidas

13 Mostra Técnica do CEFET de 2006 Incentivo de elaboração de um projeto paisagístico para a implantação de um JARDIM dos SENTIDOS, visando estimular todos os sentidos através da percepção do perfume, do tato, da beleza e dos sons transmitidos pelas plantas e pelos demais elementos naturais. Ações desenvolvidas

14 Apresentações de teatro Ações desenvolvidas

15 Sinaleira Humana Reivindica ç ão para um deslocamento mais seguro para todos nas imedia ç ões da Escola (desde 2005). Confec ç ão e distribui ç ão de folder com escrita em braille. Ações desenvolvidas

16 Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros (apoio do Corpo de Bombeiros e Empresas) NUDEC-IFRS BG Ações desenvolvidas

17 Visita ao Hemocentro do Hospital Tacchini e palestra abordando Doação de Sangue e Órgãos. Formação de grupos que doam sangue periodicamente e incentivam a adesão de novos doadores. Cadastramento de doadores de medula, no Hemocentro de Caxias do Sul. NUDEC-IFRS BG Ações desenvolvidas

18 Em 2007, Cadernos Tem á ticos do MEC, vol. - Comunidade: este é o meu lugar, com o t í tulo Voluntariado a Servi ç o da Comunidade NUDEC-CEFET BG NUDEC-IFRS BG

19 Libras e Braille O NAPNE ofereceu aulas em libras para os integrantes do NUDEC e noções de escrita Braille (em dois turnos). - Na reunião de pais cumprimentaram pelo dia das mães e comunicaram a atividade seguinte, em Libras; - Envio cartões afetivos em Braille; - Distribuiram instruções: escrita Braille e linguagem Libras. Ações desenvolvidas

20 Lixeiras identificadas em Braille Ações desenvolvidas Atentos a inclusão dos deficientes visuais nas atividades de educação ambiental

21 Convívio / Inclusão Equipe da Limpeza Atividades de relacionamento inter pessoal, autovalorização e esclarecimentos do cotidiano (emocional/profissional) Ações desenvolvidas

22 Prêmio Técnico Empreendedor/2008 (etapa regional) Prevenção Inclusiva - Missão do negócio proposto: criação e confecção de cartilhas em braille acompanhadas com imagem em relevo com informações sobre câncer de mama, câncer de colo de útero, DSTs e Gravidez na adolescência. Desenvolvido por 3 alunos, sendo uma delas deficiente visual. Ações desenvolvidas

23 Sul A experiência de um programa de educação para o diagnóstico precoce do câncer de mama: IMAMA na Escola desenvolvido no IFRS-BG Brasilia, agosto de 2009 Oficinas de conscientização, chaveiro, mama táctil, música e peças teatrais onde enfoca-se autos cuidados com o corpo: câncer de mama, DSTs e gravidez na adolescência (em 2009 relizados 28 encontros)

24 A partir de ações conscientes, criativas e responsáveis estimula-se o respeito às individualidades destacando-se as capacidades de cada um e não as diferenças; A partir destes valores espera-se que os jovens tornem-se menos vulneráveis; Para o ser humano coordenar atividades sociais inclusivas é necessário comprometimento voluntário, respeito, sensibilidade, busca constante de aprimoramento, entusiasmo pela causa e integração das diversas áreas. Considerações finais

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