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Bento Gonçalves, Agosto de 2009.

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1 Bento Gonçalves, Agosto de 2009.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica PROGRAMA TEC NEP – Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Experiências educacionais de um programa voltado à educação inclusiva e preventiva Elizabethe T. Pitt Giacomazzi Orientadora Profª Drª Andréa Poletto Sonza Bento Gonçalves, Agosto de 2009.

2 “A educação tem seu papel como instrumento de mudança social”
IFRS-BG

3 Introdução No Brasil, em torno de 14,5% da população apresenta alguma deficiência; Estima-se que cerca de pessoas, por mês, tornam-se deficientes. Vários fatores fazem com que esse número seja elevado, principalmente o fato de estarmos entre os países com os maiores índices de acidentes de trabalho e de violência urbana.

4 Introdução A prevenção adequada pode evitar que milhares de pessoas tornem-se deficientes; Analisada sob este aspecto, a questão merece mais atenção por parte das escolas, famílias, autoridades, comunidade e de cada cidadão, havendo a necessidade de se ampliarem e aperfeiçoarem medidas de caráter educativo e preventivo.

5 Núcleo de Defesa Civil no IFRS-BG (NUDEC no IFRS-BG)
Introdução Núcleo de Defesa Civil no IFRS-BG (NUDEC no IFRS-BG) desenvolvido na instituição desde 2004, de forma voluntária, por alunos, professores e técnicos administrativos da Instituição (25 integrantes); objetivo do projeto é proporcionar aos alunos/pessoas uma formação integral estimulando iniciativa, criatividade, responsabilidade, oportunizando o exercício da cidadania; estimula-se os jovens a assumirem responsabilidades na área humanitária;

6 NUDEC no IFRS-BG Busca-se a consciência do SER CIDADÃO;
Introdução NUDEC no IFRS-BG Busca-se a consciência do SER CIDADÃO; Acredita-se que através dos alunos (agentes multiplicadores), suas famílias e comunidades serão atingidas, possibilitando dessa forma, mudanças de comportamento, atitudes e valores;

7 Introdução A equipe NUDEC reúne-se semanalmente para organizar as ações a serem desenvolvidas na semana (em 2009, 27 encontros); Apoio do NAPNE, do Corpo de Bombeiros, de Empresas locais, do Hospital do Município de Bento Gonçalves, do Grupo de Teatro, do Departamento de Trânsito, entre outros;

8 “Estimulando a responsabilidade social estamos incentivando a formação de um cidadão pleno.”
IFRS-BG

9 Objetivos do trabalho Relatar as experiências do projeto NUDEC - Núcleo de Defesa Civil do IFRS-BG - que trabalha questões básicas como: educação inclusiva: - inclusão de deficientes - comportamentos atitudinais vulnerabilidade: - primeiros socorros - segurança no trânsito, no trabalho - doação de sangue e órgãos

10 Metodologia delineamento do estudo: relato de experiência de um projeto voltado à educação inclusiva e preventiva o relato de experiência será realizado demonstrando quantas estiveram envolvidas no projeto, quantas pessoas foram atingidas nas ações, quais foram as ações implementadas (idéias originais) - MAMA EM BRAILE, FOLDERS AUTOS CUIDADOS , LIXEIRAS IDENTIFICADAS EM BRAILLE, ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO, CAMPANHAS NO TRÂNSITO, CURSO DE LIBRAS, .... todas as ações que foram implementadas durante o período da especialização estão embasadas nas “Políticas Públicas para Inclusão” ( decreto 5.296/04, leis /00, /00), nas campanhas de prevenção e no conhecimento das “Necessidades Educacionais Especiais de Alunos com Deficiência”.

11 Algumas ações desenvolvidas NUDEC no IFRS-BG voltadas à Educação Inclusiva

12 Goalball Deficientes visuais X Alunos Deficientes visuais X Servidores
Ações desenvolvidas Goalball Deficientes visuais X Alunos Deficientes visuais X Servidores

13 Mostra Técnica do CEFET de 2006
Ações desenvolvidas Mostra Técnica do CEFET de 2006 Incentivo de elaboração de um projeto paisagístico para a implantação de um JARDIM dos SENTIDOS, visando estimular todos os sentidos através da percepção do perfume, do tato, da beleza e dos sons transmitidos pelas plantas e pelos demais elementos naturais.

14 Apresentações de teatro
Ações desenvolvidas Apresentações de teatro

15 Ações desenvolvidas Sinaleira Humana Reivindicação para um deslocamento mais seguro para todos nas imediações da Escola (desde 2005). Confecção e distribuição de folder com escrita em braille.

16 Ações desenvolvidas Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros (apoio do Corpo de Bombeiros e Empresas) NUDEC-IFRS BG

17 Cadastramento de doadores de medula, no Hemocentro de Caxias do Sul.
Visita ao Hemocentro do Hospital Tacchini e palestra abordando Doação de Sangue e Órgãos. Formação de grupos que doam sangue periodicamente e incentivam a adesão de novos doadores. Cadastramento de doadores de medula, no Hemocentro de Caxias do Sul. Ações desenvolvidas NUDEC-IFRS BG

18 Em 2007, Cadernos Temáticos do MEC, vol
Em 2007, Cadernos Temáticos do MEC, vol. - Comunidade: este é o meu lugar, com o título “Voluntariado a Serviço da Comunidade” NUDEC-CEFET BG NUDEC-IFRS BG

19 Ações desenvolvidas Libras e Braille O NAPNE ofereceu aulas em libras para os integrantes do NUDEC e noções de escrita Braille (em dois turnos). - Na reunião de pais cumprimentaram pelo dia das mães e comunicaram a atividade seguinte, em Libras; - Envio cartões afetivos em Braille; - Distribuiram instruções: escrita Braille e linguagem Libras.

20 Lixeiras identificadas em Braille
Ações desenvolvidas Lixeiras identificadas em Braille Atentos a inclusão dos deficientes visuais nas atividades de educação ambiental

21 Ações desenvolvidas Convívio / Inclusão Equipe da Limpeza Atividades de relacionamento inter pessoal, autovalorização e esclarecimentos do cotidiano (emocional/profissional)

22 Prêmio Técnico Empreendedor/2008 (etapa regional) Prevenção Inclusiva - Missão do negócio proposto: criação e confecção de cartilhas em braille acompanhadas com imagem em relevo com informações sobre câncer de mama, câncer de colo de útero, DSTs e Gravidez na adolescência. Desenvolvido por 3 alunos, sendo uma delas deficiente visual. Ações desenvolvidas

23 Sul A experiência de um programa de educação para o diagnóstico precoce do câncer de mama: IMAMA na Escola desenvolvido no IFRS-BG Brasilia, agosto de 2009 Oficinas de conscientização, chaveiro, mama táctil, música e peças teatrais onde enfoca-se autos cuidados com o corpo: câncer de mama, DSTs e gravidez na adolescência (em 2009 relizados 28 encontros)

24 Considerações finais A partir de ações conscientes, criativas e responsáveis estimula-se o respeito às individualidades destacando-se as capacidades de cada um e não as diferenças; A partir destes valores espera-se que os jovens tornem-se menos vulneráveis; Para o ser humano coordenar atividades sociais inclusivas é necessário comprometimento voluntário, respeito, sensibilidade, busca constante de aprimoramento, entusiasmo pela causa e integração das diversas áreas.

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