A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO AFRICANIDADES NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ Lei 10.639/2003: Reflexos e desafios do ensino da cultura africana e afrobrasileira na sala de aula. Objetivo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO AFRICANIDADES NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ Lei 10.639/2003: Reflexos e desafios do ensino da cultura africana e afrobrasileira na sala de aula. Objetivo:"— Transcrição da apresentação:

1

2 PROJETO AFRICANIDADES NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ Lei /2003: Reflexos e desafios do ensino da cultura africana e afrobrasileira na sala de aula. Objetivo: Propiciar aos professores, alunos e comunidade momentos de reflexão sobre a Lei /03 e a realização de ações para a ressignificação da cultura africana e afrobrasileira.

3 A escola como espaço privilegiado do processo ensino-aprendizagem necessita de recursos pedagógicos para enfrentar um grande desafio: ressignificar os saberes sobre a África e a Cultura Afrobrasileira para conduzir ações no combate ao racismo e preconceito, geradores de exclusão.

4 PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PROJETO Despertar o desejo em conhecer a história e a diversidade cultural do Continente Africano e suas relações com a nossa cultura; Conhecer e divulgar a cultura de raiz africana presente nas comunidades dos municípios da região do Alto Tietê: Biritiba Mirim, Salesópolis e Mogi das Cruzes; Compartilhar as atividades desenvolvidas durante o projeto com os alunos das escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Apiaí para ampliação de conhecimentos sobre as comunidades quilombolas da região do Alto Ribeira;

5 PRINCIPAIS AÇÕES Promover intercâmbio entre os alunos da Diretoria de Ensino Região de Apiaí e Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes para compartilharem informações e conhecimentos sobre a diversidade cultural de suas localidades; Elaborar e organizar um Concurso de Fotografia e Cartão Postal para o registro da presença de negros e afrodescendentes na região;

6 PRINCIPAIS AÇÕES Visita dos professores e alunos à Comunidade Quilombola do Cangume (Apiaí – São Paulo); Exposição dos trabalhos desenvolvidos para alunos e comunidade; Registro das atividades desenvolvidas no decorrer do projeto em portifólio e mídia digital;

7 PRINCIPAIS AÇÕES Apresentação de danças no Mogi Shopping; Propiciar momentos para análise e reflexão aos professores nas ATPCs sobre a implantação da Lei /03 e seus reflexos no espaço escolar.

8 PRODUTO FINAL Entrega de Portifólio em mídia digital na Diretoria de Ensino com os registros das atividades desenvolvidas; Exposição no Mogi Shopping (período previsto: 29/10 a 04/11). Desmontagem : 05/11/12; Encerramento do projeto: 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) na Diretoria de Ensino.

9 TUDO É MÃE E TUDO É ESCURIDÃO Mãe, sabe por que eu gosto de você ser negra? Porque combina com a escuridão. Então quando é de noite eu não tenho medo. Tudo é mãe e tudo é escuridão. Juliano, filho da poetisa Elisa Lucinda aos quatro anos Disponível em: e.html


Carregar ppt "PROJETO AFRICANIDADES NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ Lei 10.639/2003: Reflexos e desafios do ensino da cultura africana e afrobrasileira na sala de aula. Objetivo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google