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REUNIÃO COM A EQUIPE GESTORA DAS UNIDADES ESCOLARES DA DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BAURU. EQUIPES: SUPERVISORES E PCNP S. A evolução do movimento das.

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1 REUNIÃO COM A EQUIPE GESTORA DAS UNIDADES ESCOLARES DA DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BAURU. EQUIPES: SUPERVISORES E PCNP S. A evolução do movimento das escolas eficazes, desde o final dos anos 60, é determinante para o reconhecimento do estabelecimento de ensino como um novo objecto científico. Um dos maiores contributos do esforço de criação de escolas eficazes é a co-responsabilização dos diferentes actores educativos (professores, alunos, pais, comunidades), incentivando os espaços de participação e os dispositivos de partenariado ao nível local. A ntonio Nóvoa

2 ATIVIDADE 1 Em duplas (Diretor e PC ) pensando na realidade de sua escola, indique as ações solicitadas no quadro a seguir.

3 INDICADORES AÇÕES SIM TOTALMENTE SIM PARCIALMENTE NÃO SEI EVIDÊNCIAS O Plano de trabalho de seu professor está adequado à execução das ações priorizadas na Proposta Pedagógica? De um modo geral, quanto do conteúdo da Proposta Curricular para este ano letivo, o Professor conseguiu desenvolver até o momento? Os professores costumam aguardar muito tempo até que os alunos façam silêncio para iniciar a aula? Os tipos de reforço escolar oferecidos pela escola aos alunos com déficit de aprendizagem são satisfatórios? A Equipe Gestora da escola considera importante que o PC tenha em sua rotina momentos de observação de sala de aula? (utilizando ora dos resultados das avaliações dos alunos e em outro momento com objetivo de auxiliar o professor em sua prática) Os temas propostos na ATPC são de âmbito pedagógico e das necessidades da escola? Esta é uma preocupação da Equipe Gestora?

4 O QUE AVALIA CADERNO 1 – CARACTERIZAÇÃO GERAL DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. (P. 1 a 59) CADERNO 2 - CARACTERIZAÇÃO GERAL DOS PAIS DE ALUNOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO ( P. 63 a 87) CADERNO 3 – PERFIL DA GESTÃO ESCOLAR: Professores, Diretores e Professores Coordenadores) P. 91 a 128. CADERNOS A SEGUIR: I – PROFESSORES DO 3° e 5° ANOS DO E. F. (99) II – PROFESSORES DO 7°, 9° DO E.F. E 3ª SÉRIE DO E.M. (131) III – DIRETORES ( 161) IV – PROFESSORES COORDENADORES (201) 4 – ANÁLISE HIERÁRQUICA DOS FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DOS ALUNOS. (239)

5 Seu Plano de trabalho está adequado à execução das ações priorizadas na Proposta Pedagógica? (em %) 3º EF5º EF Sim, totalmente.92,349,1 Sim, parcialmente7,050,9 Não0,10,0 Não sei0,50,0 Respostas dadas pelos professores ( p. 111) Olhando para as duas primeiras informações, notamos que metade dos professores conseguem fazer um trabalho que atende a Proposta Pedagógica. Diante disso pergunta-se: 1.O que trabalham os 50% dos professores que não contemplam a Proposta? 2.Como devo orientar esses professores para que comecem a trabalhar a Proposta Pedagógica? 3.Quais entraves têm esses professores? 4.Quais são as suas necessidades formativas?

6 De um modo geral, quanto do conteúdo da Proposta Curricular para este ano letivo, você conseguiu desenvolver até o momento? ( em %) (EF II e EM) LPGEOHISTMAT Todo o Programa5,17,46,84,1 Parcialmente48,850,148,642,2 Metade5,65,45,97,0 Menos da Metade0,70,2 0,4 CUMPRIMENTO DO CURRÍCULO ESCOLAR ( P. 143) OBSERVAR: 1. Esta resposta dada no final do ano é possível para esses professores (50%) cumprirem o conteúdo da Proposta Curricular? 2. Se sim, como isso seria feito? Com profundidade ou no raso? Se não que medidas tomar? 3. Quais seriam as razões para apenas, na média geral 5,9%, cumprirem a Proposta? 4. Foram propostos na escola momentos para essa reflexão?

7 Os professores costumam aguardar muito tempo até que os alunos façam silêncio para iniciar a aula? (7º; 9º e 3º EM) ( em %) 7º Ano9º Ano 3º EM Língua Portuguesa49,25558,2 Matemática42,147,952,3 História39,945,949,8 Geografia3944,950,0 Para pensar O que fazem os professores (50%) do total que não aguardam silêncio para iniciar sua aula? 2. Eles já foram ouvidos? 3. Desses 50% que não esperam para iniciar sua aula, somente 5% cumprem o currículo. Como justificar? Respostas dos alunos (p. 25, 27, 29 e 31 )

8 Tipo de reforço (Sala de RI) ( PC) (em %) P.220 LPMAT Aulas de reforço/recuperação – alunos com baixo desempenho 97,193,6 Acompanhamento especial por membros da equipe escolar 41,8 Horário de atendimento aos alunos para apoio de estudos 26,5 Aulas de atividades especialmente programadas para a progressão parcial dos alunos do EM (PPP) 11,0 Para Refletir... 1.Quem são os alunos que frequentam a sala de reforço? (perfil) 2.Quais os parâmetros de observação dessas turmas pelo PC? (foco) 3.Como o Diretor da escola é informado sobre o andamento dessas turmas? 4.Quem organiza o projeto de recuperação que deverá ser trabalhado pelo professor que pegar essas aulas? Há participação de outros professores?

9 Utilização dos resultados das avaliações dos alunos, segundo Diretores e Professores Coordenadores das unidades escolares. (em %) ( P. 194 e 223) Na escola os resultados dos alunos são utilizados para: PCDIRETOR Avaliar o trabalho dos professores Rever as práticas pedagógicas Retomar os conteúdos e habilidades em que os alunos apresentam dificuldades. 36,339,2 80,678,1 94,3 92,5 Para Refletir... 1.Qual o foco para avaliar o trabalho do professor? Sua concepção? Sua capacidade de síntese? Seu conhecimento a respeito do assunto ou a sua didática com os alunos? 2.Há uma devolutiva do PC para o professor após essa avaliação/observação? 3.Há uma reflexão sobre isso?

10 Assuntos Predominantes em ATPCPCDiretor Encaminhamentos práticos para a implementação do currículo? Acompanhamento da Proposta Pedagógica Análise e busca de soluções para os problemas de aprendizagem e rendimento escolar Supervisão e controle das atividades pedagógicas Discussão e proposição de solução para problemas detectados. Tema predominante na Unidade Escolar, segundo Diretores e PCs ( em %) (P. 188 e 218) 5,5 6,2 12,311,1 67,267,3 1,31,6 3,33,7 1.Pelo que vimos no cumprimento do currículo (50%) dos professores conseguiram, o tema que encabeça a lista não deveria ser tratado mais vezes? 2.E o segundo item? 3.Se não há acompanhamento das atividades pedagógicas, como buscar soluções para os problemas de aprendizagem?

11 ATIVIDADE 2. Após toda a reflexão que fizemos, faça um breve relato das ações que acredita serem necessárias antes da reunião do Planejamento para ATIVIDADE 3. Faça um esquema de como pretende que a equipe gestora da escola organize os dias do planejamento. Vocês receberam duas folhas para realizar as atividades propostas abaixo.

12 Após toda a reflexão que fizemos, preencha o quadro abaixo. AÇÕES EXISTENTES ( O que a escola já faz) Necessárias ( O que a escola passará a fazer) RESPONSÁVEIS ENVOLVIDOS SUPOF PED. DIRPCPC PROF OUTROS

13 NOMES UNIDADE ESCOLAR DIRETOR SUPERVISOR PROFESSOR COODENADOR ANOS INICIAIS PROFESSOR COORDENADOR 6° AO 9° ANO EF. PROFESSOR COORDENADOR ENSINO MÉDIO ATIVIDADE 3 Faça um esquema de como pretende que sua equipe gestora organize os dias do Planejamento na Escola.

14 O Núcleo Pedagógico deseja a todos


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