A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A evolução do movimento das escolas eficazes, desde o final dos anos 60, é determinante para o reconhecimento do estabelecimento de ensino como um novo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A evolução do movimento das escolas eficazes, desde o final dos anos 60, é determinante para o reconhecimento do estabelecimento de ensino como um novo."— Transcrição da apresentação:

1 A evolução do movimento das escolas eficazes, desde o final dos anos 60, é determinante para o reconhecimento do estabelecimento de ensino como um novo objecto científico. Um dos maiores contributos do esforço de criação de escolas eficazes é a co-responsabilização dos diferentes actores educativos (professores, alunos, pais, comunidades), incentivando os espaços de participação e os dispositivos de partenariado ao nível local. Antonio Nóvoa A evolução do movimento das escolas eficazes, desde o final dos anos 60, é determinante para o reconhecimento do estabelecimento de ensino como um novo objecto científico. Um dos maiores contributos do esforço de criação de escolas eficazes é a co-responsabilização dos diferentes actores educativos (professores, alunos, pais, comunidades), incentivando os espaços de participação e os dispositivos de partenariado ao nível local. REUNIÃO COM A EQUIPE GESTORA DAS UNIDADES ESCOLARES DA DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BAURU. EQUIPES: SUPERVISORES E PCNPs.

2 atividade 1 Em duplas (Diretor e PC ) pensando na realidade de sua escola, indique as ações solicitadas no quadro a seguir.

3 INDICADORES AÇÕES SIM TOTALMENTE SIM PARCIALMENTE NÃO SEI EVIDÊNCIAS O Plano de trabalho de seu professor está adequado à execução das ações priorizadas na Proposta Pedagógica? De um modo geral, quanto do conteúdo da Proposta Curricular para este ano letivo, o Professor conseguiu desenvolver até o momento? Os professores costumam aguardar muito tempo até que os alunos façam silêncio para iniciar a aula? Os tipos de reforço escolar oferecidos pela escola aos alunos com déficit de aprendizagem são satisfatórios? A Equipe Gestora da escola considera importante que o PC tenha em sua rotina momentos de observação de sala de aula? (utilizando ora dos resultados das avaliações dos alunos e em outro momento com objetivo de auxiliar o professor em sua prática) Os temas propostos na ATPC são de âmbito pedagógico e das necessidades da escola? Esta é uma preocupação da Equipe Gestora?

4 I – PROFESSORES DO 3° e 5° ANOS DO E. F. (99)
O QUE AVALIA CADERNO 1 – CARACTERIZAÇÃO GERAL DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. (P. 1 a 59) CADERNO 2 - CARACTERIZAÇÃO GERAL DOS PAIS DE ALUNOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO ( P. 63 a 87) CADERNO 3 – PERFIL DA GESTÃO ESCOLAR: Professores, Diretores e Professores Coordenadores) P. 91 a 128. CADERNOS A SEGUIR: I – PROFESSORES DO 3° e 5° ANOS DO E. F. (99) II – PROFESSORES DO 7°, 9° DO E.F. E 3ª SÉRIE DO E.M. (131) III – DIRETORES ( 161) IV – PROFESSORES COORDENADORES (201) 4 – ANÁLISE HIERÁRQUICA DOS FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DOS ALUNOS . (239) O QUE AVALIA 1. N° DE ALUNOS

5 Respostas dadas pelos professores ( p. 111)
Seu Plano de trabalho está adequado à execução das ações priorizadas na Proposta Pedagógica? (em %) 3º EF 5º EF Sim, totalmente. 92,3 49,1 Sim, parcialmente 7,0 50,9 Não 0,1 0,0 Não sei 0,5 Olhando para as duas primeiras informações, notamos que metade dos professores conseguem fazer um trabalho que atende a Proposta Pedagógica. Diante disso pergunta-se: O que trabalham os 50% dos professores que não contemplam a Proposta? Como devo orientar esses professores para que comecem a trabalhar a Proposta Pedagógica? Quais entraves têm esses professores? Quais são as suas necessidades formativas?

6 CUMPRIMENTO DO CURRÍCULO ESCOLAR ( P. 143)
De um modo geral, quanto do conteúdo da Proposta Curricular para este ano letivo, você conseguiu desenvolver até o momento? ( em %) (EF II e EM) LP GEO HIST MAT Todo o Programa 5,1 7,4 6,8 4,1 Parcialmente 48,8 50,1 48,6 42,2 Metade 5,6 5,4 5,9 7,0 Menos da Metade 0,7 0,2 0,4 OBSERVAR: 1. Esta resposta dada no final do ano é possível para esses professores (50%) cumprirem o conteúdo da Proposta Curricular? 2. Se sim, como isso seria feito? Com profundidade ou no “raso”? Se não que medidas tomar? 3. Quais seriam as razões para apenas , na média geral 5,9% , cumprirem a Proposta? 4. Foram propostos na escola momentos para essa reflexão? CUMPRIMENTO DO CURRÍCULO ESCOLAR

7 Respostas dos alunos (p. 25, 27, 29 e 31 )
Os professores costumam aguardar muito tempo até que os alunos façam silêncio para iniciar a aula? (7º; 9º e 3º EM) ( em %) 7º Ano 9º Ano 3º EM Língua Portuguesa 49,2 55 58,2 Matemática 42,1 47,9 52,3 História 39,9 45,9 49,8 Geografia 39 44,9 50,0 Respostas dos alunos Para pensar... 1. O que fazem os professores (50%) do total que não aguardam silêncio para iniciar sua aula? 2 . Eles já foram ouvidos? 3. Desses 50% que não esperam para iniciar sua aula, somente 5% cumprem o currículo. Como justificar?

8 Tipo de reforço (Sala de RI) ( PC) (em %) P.220 LP MAT
Aulas de reforço/recuperação – alunos com baixo desempenho 97,1 93,6 Acompanhamento especial por membros da equipe escolar 41,8 Horário de atendimento aos alunos para apoio de estudos 26,5 Aulas de atividades especialmente programadas para a progressão parcial dos alunos do EM (PPP) 11,0 Para Refletir... Quem são os alunos que frequentam a sala de reforço? (perfil) Quais os parâmetros de observação dessas turmas pelo PC? (foco) Como o Diretor da escola é informado sobre o andamento dessas turmas? Quem organiza o projeto de recuperação que deverá ser trabalhado pelo professor que pegar essas aulas? Há participação de outros professores? Para Refletir... Quem são os alunos que frequentam a sala de reforço? Quais os parâmentros de observação dessas turmas pelo PC? Como o Diretor da escola é informado sobre o andamento dessas turmas? Quem organiza o projeto de recuperação que deverá ser trabalhado pelo professor que pegar essas aulas?

9 Na escola os resultados dos alunos são utilizados para: PC DIRETOR
Utilização dos resultados das avaliações dos alunos, segundo Diretores e Professores Coordenadores das unidades escolares. (em %) ( P. 194 e 223) Na escola os resultados dos alunos são utilizados para: PC DIRETOR Avaliar o trabalho dos professores Rever as práticas pedagógicas Retomar os conteúdos e habilidades em que os alunos apresentam dificuldades. 36,3 39,2 80,6 78,1 92,5 94,3 Para Refletir... Qual o foco para avaliar o trabalho do professor? Sua concepção? Sua capacidade de síntese? Seu conhecimento a respeito do assunto ou a sua didática com os alunos? Há uma devolutiva do PC para o professor após essa avaliação/observação? Há uma reflexão sobre isso? Para Refletir...

10 Tema predominante na Unidade Escolar, segundo Diretores e PCs ( em %)
(P. 188 e 218) Assuntos Predominantes em ATPC PC Diretor Encaminhamentos práticos para a implementação do currículo? Acompanhamento da Proposta Pedagógica Análise e busca de soluções para os problemas de aprendizagem e rendimento escolar Supervisão e controle das atividades pedagógicas Discussão e proposição de solução para problemas detectados. 5,5 6,2 11,1 12,3 67,3 67,2 1,3 1,6 3,3 3,7 1. Pelo que vimos no cumprimento do currículo (50%) dos professores conseguiram, o tema que encabeça a liosta não deveria ser tratado mais vezes? Pelo que vimos no cumprimento do currículo (50%) dos professores conseguiram, o tema que encabeça a lista não deveria ser tratado mais vezes? E o segundo item? Se não há acompanhamento das atividades pedagógicas, como buscar soluções para os problemas de aprendizagem?

11 Vocês receberam duas folhas para realizar as atividades propostas abaixo.
Após toda a reflexão que fizemos, faça um breve relato das ações que acredita serem necessárias antes da reunião do Planejamento para 2013. ATIVIDADE 3. Faça um esquema de como pretende que a equipe gestora da escola organize os dias do planejamento. Vocês receberão duas folhas para realizar as atividades propostas abaixo.

12 RESPONSÁVEIS ENVOLVIDOS
Após toda a reflexão que fizemos, preencha o quadro abaixo. AÇÕES EXISTENTES ( O que a escola já faz) Necessárias ( O que a escola passará a fazer) RESPONSÁVEIS ENVOLVIDOS SUP OF PED. DIR PC PROF OUTROS Após toda a reflexão que fizemos, preencha o quadro abaixo.

13 NOMES UNIDADE ESCOLAR DIRETOR SUPERVISOR PROFESSOR COODENADOR ANOS INICIAIS PROFESSOR COORDENADOR 6° AO 9° ANO EF. PROFESSOR COORDENADOR ENSINO MÉDIO ATIVIDADE 3 Faça um esquema de como pretende que sua equipe gestora organize os dias do Planejamento na Escola.

14 O Núcleo Pedagógico deseja a todos


Carregar ppt "A evolução do movimento das escolas eficazes, desde o final dos anos 60, é determinante para o reconhecimento do estabelecimento de ensino como um novo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google