A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 1 Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 1 Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo Público – TIC – versão Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC

2 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Agenda Estrutura de Escritórios de Gerenciamento de Projetos na TIC A iniciativa da Comunidade de Práticas associada à Focalização Estratégica Iniciativas de Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC CoP GPTIC Coleta e Disseminação de Itens de Conhecimento A CoP inserida nos processos de Gerenciamento de Projetos

3 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Estrutura de Escritórios de Projetos na TIC 128 colaboradores atuando nos Escritórios de Gerenciamento de Projetos (EGPs) Carteira de 2253 projetos acompanhada pelos EGPs

4 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Focalização Estratégica da TIC

5 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Focalização Estratégica da TIC Na última quarta-feira (1/08), a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, apresentou para uma platéia de empresários e executivos, o Plano de Negócios e Gestão da Companhia para o período Durante sua apresentação, a presidente destacou a importância da prática de Lições Aprendidas na Petrobras: "Na Petrobras sempre seguimos o princípio de que as lições devem servir para nos ensinar. Lições aprendidas devem ser escritas, lidas e jamais esquecidas. Isso vale para todos os projetos do Sistema Petrobras".

6 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Atuação da TIC no Sistema Petrobras Razão de Ser e Desafios Prover serviços e soluções, otimizar processos e atingir padrões internacionais de excelência. Esse é o papel da TIC na companhia. Razão de ser: Estabelecer políticas e diretrizes corporativas e promover serviços e soluções de tecnologia da informação e telecomunicações que contribuam para o crescimento sustentável e para a otimização dos processos do Sistema Petrobras, atuando de forma segura e integrada. Desafio da função: Atingir os padrões de excelência mundial no provimento de serviços e ser reconhecida como função estratégica no apoio à gestão dos processos do Sistema Petrobras.

7 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Focalização Estratégica da TIC

8 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Comunidade de Práticas de Gerenciamento de Projetos da TIC CoP GPTIC

9 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC - Conceito PessoasPráticas Uma Comunidade de Práticas (Community of Practice - CoP) é um grupo de pessoas que partilha um interesse, um problema que enfrentam regularmente, e que se reúne para desenvolver conhecimento de forma a criar uma prática em torno desse tópico. Etienne Wenger Domínio

10 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC - Estatuto Missão Potencializar o compartilhamento de conhecimento em Gestão de Projetos, visando desenvolver os profissionais da área e melhorar a taxa de sucesso dos projetos na TIC

11 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC - Estatuto Objetivos (para os membros) Aperfeiçoar a capacitação em Gerenciamento de Projetos Acelerar o aprendizado de novos colaboradores Melhorar a integração Disponibilizar um ambiente para soluções de problemas Disponibilizar um ambiente onde os responsáveis pelos projetos possam explicitar e transferir seu conhecimento para outros colaboradores Aprender com a utilização das experiências registradas e já comprovadas.

12 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Estatuto Objetivos (para organização) Melhorar a taxa de sucesso dos projetos Evitar retrabalho e repetição de erros anteriores Melhorar a capacidade de tomada de decisão Reduzir riscos para o negócio Facilitar o compartilhamento e disseminação de conhecimento na área de Gerenciamento de Projetos Promover a homogeneização dos conceitos de Gerenciamento de Projetos Repetir acertos (identificados em uma prática) e, ao mesmo tempo, evitar repetir erros

13 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Papéis e Responsabilidades Membros Expõe dúvida Discute Compartilha Consulta Validador Valida Tira dúvida Compartilha Explica Lidera Monitora Reporta Sustenta Facilita Apóia Motiva Moderador Patrocina Legitima Suporta Acompanha Grupo Consultivo Legitima Representa Apóia Participa Representante Patrocinador *Representante local e central Candidato a membro Multiplicador

14 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento (IC) Item de conhecimento: É o nome genérico usado para designar o conteúdo armazenado na Base de Conhecimento da Comunidade de Práticas. Divide-se em: Boas Práticas Lições Aprendidas Alertas Referência: Apresentação do Núcleo Executivo / Processos & Tecnologia - TIC/TIC-E&P/GDIEP

15 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento (IC) Boa Prática É uma técnica, método, procedimento ou processo usado para a realização de uma tarefa ou solução de um problema, que provou ter valor ou efetividade ao melhorar os resultados na área onde foi usada e que possa ser aplicada ou adaptada para outras situações futuras. Resumo da BP Razão para a prática Detalhes da prática

16 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento (IC) Lição Aprendida Narrativa que relata uma experiência positiva ou negativa, contendo o que era esperado que acontecesse, os fatos ocorridos, a análise das causas das diferenças e o que pode ser aprendido durante o processo. Resumo da LAp O que era esperado acontecer? O que realmente aconteceu? Por que ocorreram as diferenças? O que podemos aprender?

17 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento (IC) Alerta Comunicações de procedimentos que levam a resultados indesejáveis ou a fatos que exijam atenção. Normalmente requerem alguma ação dentro de um prazo específico. O que fazer Por que fazer

18 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Fluxo de Inclusão de IC Ambiente Sinapse Ambiente de Projetos IdentificaçãoClassificaçãoRegistroCategorizaçãoValidaçãoPublicação Base de Conhecimentos Feedback Identificar um item de conhecimento através da extração de aprendizados, com base em fatos e experiências vivenciadas ao longo da realização de um projeto. Classificar o Item como: Boa Prática Lição Aprendida Alerta Registrar o item na Base de Conhecimentos de forma que qualquer membro da comunidade seja capaz de compreendê-lo e reutilizá-lo em seu trabalho. Associar o Item a uma Categoria da Taxonomia de modo a facilitar sua localização e consulta sempre que for necessário o seu reuso em outro projeto. Atestar a adequação do conteúdo dos itens de conhecimento a serem publicados, conferindo-lhes credibilidade. Recomendar e propor melhorias que garantam uma melhor compreensão. Disponibilizar o item, já validado, na Base de Conhecimentos, para consultas posteriores.

19 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Página no Portal Petrobras Portal Petrobras > Aba TIC > Espaço do Conhecimento > Redes > Comunidade de Práticas de Gerenciamento de Projetos da TIC

20 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC - Taxonomia

21 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento

22 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC - Membros

23 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 CoP GPTIC - Membros

24 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Coleta de Itens de Conhecimento A coleta de itens de conhecimento pode ser realizada por meio de: reuniões de identificação e registro de itens de conhecimento; eventos de coleta de itens de conhecimento (normalmente para grandes projetos que envolvem várias áreas da TIC ou para conjuntos de projetos similares);

25 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Disseminação de Itens de Conhecimento A disseminação de itens de conhecimento visa evitar erros e reproduzir acertos em projetos similares. Ela pode ser realizada em um evento de disseminação ou através de ferramentas de comunicação. A questão importante é: quem precisa desta informação?

26 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Sinergia com as outras iniciativas de GP

27 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Sinergia com outras iniciativas de GP

28 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Administração da CoP

29 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Administração da CoP

30 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 Equipe responsável pelas iniciativas de GC em GP na TIC: - Valeria Gutierrez - Sandely Araújo - Gladystone Bahé Obrigada!


Carregar ppt "Conteúdo Público – TIC – versão 1.0 1 Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google