A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC
1 Conteúdo Público – TIC – versão 1.0

2 Coleta e Disseminação de Itens de Conhecimento
Agenda Estrutura de Escritórios de Gerenciamento de Projetos na TIC A iniciativa da Comunidade de Práticas associada à Focalização Estratégica Iniciativas de Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC CoP GPTIC Coleta e Disseminação de Itens de Conhecimento A CoP inserida nos processos de Gerenciamento de Projetos Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

3 Estrutura de Escritórios de Projetos na TIC
Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes. 128 colaboradores atuando nos Escritórios de Gerenciamento de Projetos (EGPs) Carteira de 2253 projetos acompanhada pelos EGPs

4 Focalização Estratégica da TIC
Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

5 Focalização Estratégica da TIC
Na última quarta-feira (1/08), a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, apresentou para uma platéia de empresários e executivos, o Plano de Negócios e Gestão da Companhia para o período Durante sua apresentação, a presidente destacou a importância da prática de Lições Aprendidas na Petrobras: "Na Petrobras sempre seguimos o princípio de que as lições devem servir para nos ensinar. Lições aprendidas devem ser escritas, lidas e jamais esquecidas. Isso vale para todos os projetos do Sistema Petrobras". Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

6 Atuação da TIC no Sistema Petrobras
Razão de Ser e Desafios Prover serviços e soluções, otimizar processos e atingir padrões internacionais de excelência. Esse é o papel da TIC na companhia. Razão de ser: Estabelecer políticas e diretrizes corporativas e promover serviços e soluções de tecnologia da informação e telecomunicações que contribuam para o crescimento sustentável e para a otimização dos processos do Sistema Petrobras, atuando de forma segura e integrada. Desafio da função: Atingir os padrões de excelência mundial no provimento de serviços e ser reconhecida como função estratégica no apoio à gestão dos processos do Sistema Petrobras. Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

7 Focalização Estratégica da TIC
Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

8 Comunidade de Práticas de Gerenciamento de Projetos da TIC “CoP GPTIC”
Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

9 CoP GPTIC - Conceito Pessoas Práticas “Uma Comunidade de Práticas (Community of Practice - CoP) é um grupo de pessoas que partilha um interesse, um problema que enfrentam regularmente, e que se reúne para desenvolver conhecimento de forma a criar uma prática em torno desse tópico.” Etienne Wenger Domínio Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

10 Missão CoP GPTIC - Estatuto
“Potencializar o compartilhamento de conhecimento em Gestão de Projetos, visando desenvolver os profissionais da área e melhorar a taxa de sucesso dos projetos na TIC” Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

11 Objetivos (para os membros)
CoP GPTIC - Estatuto Objetivos (para os membros) Aperfeiçoar a capacitação em Gerenciamento de Projetos Acelerar o aprendizado de novos colaboradores Melhorar a integração Disponibilizar um ambiente para soluções de problemas Disponibilizar um ambiente onde os responsáveis pelos projetos possam explicitar e transferir seu conhecimento para outros colaboradores Aprender com a utilização das experiências registradas e já comprovadas. Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

12 Objetivos (para organização)
CoP GPTIC – Estatuto Objetivos (para organização) Melhorar a taxa de sucesso dos projetos Evitar retrabalho e repetição de erros anteriores Melhorar a capacidade de tomada de decisão Reduzir riscos para o negócio Facilitar o compartilhamento e disseminação de conhecimento na área de Gerenciamento de Projetos Promover a homogeneização dos conceitos de Gerenciamento de Projetos Repetir acertos (identificados em uma prática) e, ao mesmo tempo, evitar repetir erros Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

13 CoP GPTIC – Papéis e Responsabilidades
Membros Expõe dúvida Discute Compartilha Consulta Validador Valida Tira dúvida Explica Lidera Monitora Reporta Sustenta Facilita Apóia Motiva Moderador Patrocina Legitima Suporta Acompanha Grupo Consultivo Representa Participa Representante Patrocinador *Representante local e central Candidato a membro Multiplicador Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

14 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento (IC)
Item de conhecimento: É o nome genérico usado para designar o conteúdo armazenado na Base de Conhecimento da Comunidade de Práticas. Divide-se em: Boas Práticas Lições Aprendidas Alertas Referência: Apresentação do Núcleo Executivo / Processos & Tecnologia - TIC/TIC-E&P/GDIEP Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

15 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento (IC)
Boa Prática É uma técnica, método, procedimento ou processo usado para a realização de uma tarefa ou solução de um problema, que provou ter valor ou efetividade ao melhorar os resultados na área onde foi usada e que possa ser aplicada ou adaptada para outras situações futuras. Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes. Resumo da BP Razão para a prática Detalhes da prática

16 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento (IC)
Lição Aprendida Narrativa que relata uma experiência positiva ou negativa, contendo o que era esperado que acontecesse, os fatos ocorridos, a análise das causas das diferenças e o que pode ser aprendido durante o processo. Resumo da LAp O que era esperado acontecer? O que realmente aconteceu? Por que ocorreram as diferenças? O que podemos aprender? Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

17 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento (IC)
Alerta Comunicações de procedimentos que levam a resultados indesejáveis ou a fatos que exijam atenção. Normalmente requerem alguma ação dentro de um prazo específico. O que fazer Por que fazer Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

18 CoP GPTIC – Fluxo de Inclusão de IC
Ambiente Sinapse Ambiente de Projetos Identificação Classificação Registro Categorização Validação Publicação Base de Conhecimentos Feedback Identificar um item de conhecimento através da extração de aprendizados, com base em fatos e experiências vivenciadas ao longo da realização de um projeto. Classificar o Item como: Boa Prática Lição Aprendida Alerta Registrar o item na Base de Conhecimentos de forma que qualquer membro da comunidade seja capaz de compreendê-lo e reutilizá-lo em seu trabalho. Associar o Item a uma Categoria da Taxonomia de modo a facilitar sua localização e consulta sempre que for necessário o seu reuso em outro projeto. Atestar a adequação do conteúdo dos itens de conhecimento a serem publicados, conferindo-lhes credibilidade. Recomendar e propor melhorias que garantam uma melhor compreensão. Disponibilizar o item, já validado, na Base de Conhecimentos, para consultas posteriores. Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

19 CoP GPTIC – Página no Portal Petrobras
Portal Petrobras > Aba TIC > Espaço do Conhecimento > Redes > Comunidade de Práticas de Gerenciamento de Projetos da TIC Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

20 CoP GPTIC - Taxonomia Maior integração entre as Gerências da TIC
Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

21 CoP GPTIC – Itens de Conhecimento
Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

22 CoP GPTIC - Membros Maior integração entre as Gerências da TIC
Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

23 CoP GPTIC - Membros Maior integração entre as Gerências da TIC
Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

24 Coleta de Itens de Conhecimento
A coleta de itens de conhecimento pode ser realizada por meio de: reuniões de identificação e registro de itens de conhecimento; eventos de coleta de itens de conhecimento (normalmente para grandes projetos que envolvem várias áreas da TIC ou para conjuntos de projetos similares); Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

25 Disseminação de Itens de Conhecimento
A disseminação de itens de conhecimento visa evitar erros e reproduzir acertos em projetos similares. Ela pode ser realizada em um evento de disseminação ou através de ferramentas de comunicação. A questão importante é: quem precisa desta informação? Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

26 Sinergia com as outras iniciativas de GP
Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

27 Sinergia com outras iniciativas de GP
Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

28 Administração da CoP Maior integração entre as Gerências da TIC
Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

29 Administração da CoP Maior integração entre as Gerências da TIC
Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.

30 Obrigada! Equipe responsável pelas iniciativas de GC em GP na TIC:
- Valeria Gutierrez - Sandely Araújo - Gladystone Bahé Obrigada! Maior integração entre as Gerências da TIC Permitirá maior agilidade nos projetos, menor retrabalho, redução de problemas de comunicação, maior satisfação do cliente. Maior comprometimento de todo o corpo gerencial Maior dedicação e suporte gerencial a todos os aspectos referentes ao gerenciamento de projetos Investimento em ferramentas de gerenciamento de projetos Implantação do Clarity (CA) Painel gerencial Estruturação de projetos no ambiente SAP e NTIC Pacote 4 do NTIC Painel de Projetos da TIC (PPTIC) usado de forma mais operacional Implantação da gestão de recursos Permitirá um melhor associação dos recursos nos projetos, tanto em capacidade quanto em perfil. Adequação do perfil de colaboradores para gerenciamento de projetos Análise crítica da carteira de projetos (HH, prazo, custo e ações corretivas e preventivas) para melhor tomada de decisão nas RACs Revisão de qualidade para os projetos prioritários Valorização desta revisão no sentido de aumentar a qualidade dos projetos, pelo apoio aos Responsáveis pelos projetos. Avaliação de benefícios dos projetos A busca destes benefícios é fundamental para a obtenção do valor que a TIC agrega aos seus Clientes. Seleção e priorização de projetos Buscar os projetos que agreguem mais valor aos nossos Clientes.


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos na TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google