A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chomsky Linguística: história e teoria Prof (Dn). Sabine Mendes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chomsky Linguística: história e teoria Prof (Dn). Sabine Mendes"— Transcrição da apresentação:

1 Chomsky Linguística: história e teoria Prof (Dn). Sabine Mendes

2 Noções propostas por Chomsky LAD – Language Acquisition Device. Corpus baseado em intuições do falante. Gramática gerativa (diferente de gramática descritiva ou normativa) ou transformacional. Competência linguística/Desempenho linguístico. G.U. – Gramática Universal.

3

4 Árvores de Chomsky

5

6

7 Estudo de Caso 1 – Kaspar Hauser Kaspar Hauser (provável 30 de Abril de 1812 – 17 de Dezembro de 1833 em Ansbach, Mittelfranken) foi uma criança abandonada, envolta em mistério, encontrada na praça Unschlittplatz em Nuremberg, Alemanha do século XIX, com alegadas ligações com a família real de Baden. Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contacto verbal com nenhuma outra pessoa, facto esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contacto com a sociedade, ele pôde paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza. Entre as idiossincrasias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música (adaptado de texto extraído de

8 Estudo de Caso 1 – Kaspar Hauser Como podemos relacionar os conceitos de competência e desempenho lingüístico apresentados por Chomsky ao estudo de caso um?

9 Estudo de Caso 2 O texto a seguir é o resumo da dissertação Os consultórios gramaticais: um estudo de preconceito e intolerância linguisticos, de Iara Lúcia Marcondes (USP, 2008), disponível em: Consultórios Gramaticais são textos metalingüísticos formados por perguntas e respostas sobre as regras prescritas pela gramática tradicional. Esse gênero discursivo, veiculado no início do século XX na mídia impressa, atualmente, é propagado também na internet, todavia, os consultórios gramaticais da internet, ao mudarem de suporte, não se modificaram suficientemente para serem considerados um novo gênero. Assim, podem ser classificados como um gênero tradicional com suporte digital. Esta dissertação tem como principal objetivo caracterizar os consultórios gramaticais como gênero discursivo, observar o discurso metalingüístico presente nos enunciados desse gênero e levantar as marcas de intolerância e preconceito lingüísticos nos enunciados dos consultórios gramaticais. Utilizamos como método de pesquisa a Análise do Discurso e como base teórica a Teoria da Enunciação e a Teoria dos Gêneros Textuais. Os principais autores referidos neste trabalho são: Maingueneau (2004); Authier-Revuz (1990) e Bakhtin (1992). O corpus para a pesquisa é composto por consultórios gramaticais impressos no início do século XX e por consultórios digitais, veiculados atualmente na internet. Os consultórios do início do século XX que foram analisados neste trabalho são de autoria de Candido de Figueiredo, Napoleão Mendes de Almeida e Mário Barreto. Já os sites com seções de consultas gramaticais que foram utilizados para a pesquisa são Sua Língua de Cláudio Moreno, Por Trás das Letras, de Hélio Consolaro e Gramática On Line de Dílson Catarino. Com a pesquisa, confirmou-se a hipótese de que as marcas de preconceito e intolerância lingüísticos é uma característica do gênero consultório gramatical.

10 Estudo de Caso 2

11 Considerando o estudo de caso 2, identifique as proposições dos chamados Consultórios Gramaticais estão atreladas à gramática descritiva, gerativa ou normativa. Justifique sua resposta.

12 Trabalho 2 – valendo 1,0 Em grupos de, no máximo, 5 pessoas. Explique as inovações saussureanas para a Lingüística, considerando as dicotomias desenvolvidas no estruturalismo. Apresente, conceitualmente, cada par e dê exemplos.


Carregar ppt "Chomsky Linguística: história e teoria Prof (Dn). Sabine Mendes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google