A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade racional: É realizada pelo sujeito de conhecimento por: Intuição : capta por inteiro e de uma só vez o objeto de conhecimento. Não necessita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade racional: É realizada pelo sujeito de conhecimento por: Intuição : capta por inteiro e de uma só vez o objeto de conhecimento. Não necessita."— Transcrição da apresentação:

1

2 Atividade racional: É realizada pelo sujeito de conhecimento por: Intuição : capta por inteiro e de uma só vez o objeto de conhecimento. Não necessita de provas. Raciocínio (razão discursiva) :

3 No século XIX, Hegel afirma que somos seres históricos. Concepção que no século passado, levou a idéia de progresso. tudo melhora com o passar do tempo. Acumula-se conhecimento e práticas, aperfeiçoando-se cada vez mais

4 O presente é melhor e superior que o passado, e o futuro será melhor e superior que o presente. Visão também desenvolvida por Comte. Atribuía o progresso ao desenvolvimento das ciências positivas. Traz a ideia de ordem e progresso.

5 Já no século XX, essas concepções levaram a ideia de que: A história é descontínua, Não progressiva, Cada sociedade tem sua História própria.

6 A ideia de progresso é criticada por servir para que os adiantados dominassem os atrasados. É criticado também o valor e o sentido do conhecimento, que muda de acordo com a época. O passado foi passado, o presente é presente e o futuro será futuro.

7 Século XX: filosofia passa a desconfiar do otimismo científico-tecnológico devido à: Guerras, bombardeios, campos de concentração nazista, ditaduras, destruição da natureza, etc...

8

9 Século XX movimento irracionalista >critica o uso da razão como arma de poder e agente de repressão; Individualismo exacerbado Aniquilamento de princípios e valores.

10 A razão pode ser deturpadora e pervertia. Ideologias e impulsos do inconsciente são responsáveis por distorções. Colocam a razão em serviço da mentira e do poder. O poder que oprime fala em nome da razão. É preciso contestar a razão.

11


Carregar ppt "Atividade racional: É realizada pelo sujeito de conhecimento por: Intuição : capta por inteiro e de uma só vez o objeto de conhecimento. Não necessita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google