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Câmara de Avaliação.

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Apresentação em tema: "Câmara de Avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Câmara de Avaliação

2 Programação do Seminário
Câmara de Avaliação Programação do Seminário 10:00hs: O Processo de Avaliação de Cursos de Graduação da USP, um sistema de gestão acadêmica: objetivos e aspectos de sua implementação - Câmara de Avaliação 11:00hs: O Processo de Avaliação de Cursos de Graduação da USP: análises preliminares - Profa. Dra. Lea Anastasiou 12:00hs: Debates 14:00hs: O Processo de Avaliação de Cursos de Graduação da USP: diretrizes de desenvolvimento - Câmara de Avaliação e Profa. Dra. Lea Anastasiou 16:30hs: Encerramento - Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta 17:00hs: Esclarecimentos – Câmara de Avaliação 2

3 Objetivos do Seminário
Câmara de Avaliação Objetivos do Seminário contextualizar procedimentos de avaliação de cursos de graduação na USP e a estrutura legal para ações relativas a graduação instrumentalizar CGs e CoCs a continuidade do Processo e no acesso aos Indicadores Gerais e Específicos de Avaliação dos Cursos apresentar avaliação preliminar dos dados encaminhados pelas Unidades - Plano Trienal de Metas - Diretrizes Preliminares de Revisão de Projetos Político Pedagógicos introduzir SIGA – Sistema Integrado de Indicadores da Graduação (estágio atual de desenvolvimento) e apresentar cursos que participarão do Projeto Piloto no primeiro semestre de 2009 3

4 Avaliação do Ensino de Graduação na USP:
Câmara de Avaliação Avaliação do Ensino de Graduação na USP: um breve histórico 1989: criação das Pró-Reitorias e da Câmara de Avaliação (CA) _ gestão Prof. Dr. Luiz de Queiroz Orsini _ Resolução CoG 4235 (12 fev 1996): atribuições da Câmara - propor ao CoG diretrizes para a avaliação dos cursos de graduação - opinar sobre propostas de avaliação emanadas das Comissões de Graduação - opinar sobre outros assuntos encaminhados pelo CoG ou pela Pró-Reitoria de Graduação 1991: Resolução CoG 3824 _ gestão Prof. Dr. Celso de Rui Beisiegel _ criação do Núcleo de Apoio aos Estudos de Graduação – NAEG 4

5 Avaliação do Ensino de Graduação na USP:
Câmara de Avaliação Avaliação do Ensino de Graduação na USP: um breve histórico 1995: avaliação de disciplinas pela Câmara de Avaliação 1996: sistematização de avaliação de disciplinas pela Câmara de Avaliação (instrumento aplicado em sala de aula, em papel) _ gestão Prof. Dr. Carlos Alberto Barbosa Dantas _ junho 1997: questionários encaminhados, questinários respondidos disciplinas, 4298 turmas, 5165 docentes : gestão Profa. Dra. Ada Pellegrini Grinover - aplicação em folha óptica (custos e dificuldades para aplicação) - problemas técnicos, de divulgação e motivação - 1º, 2º e 3º Seminários de Valorização do Ensino de Graduação - 2000, CEE: deliberação 04/2000: avaliação institucional de universidades e centros comunitários 5

6 Avaliação do Ensino de Graduação na USP:
Câmara de Avaliação Avaliação do Ensino de Graduação na USP: um breve histórico gestão Profa. Dra. Sonia Teresinha de Sousa Penin, continuidade _ 2002: 4º Seminário Avaliação da Graduação – Implementando Qualidade nos Cursos _ 2003: 1º Seminário de Avaliação da Graduação e da Pós-Graduação 5º Seminário Nacional de Avaliação da Graduação _ coordenação CA – Profa. Dra. Adelaide Faljoni-Alário procedimentos continuados de Avaliação da Graduação _ planos de metas de departamentos e unidades gestão Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta _ 2007: Seminário de Avaliação de Disciplinas _ coordenação CA – Profa. Dr. Moysés Gonsalez Tessler 6

7 USP: estrutura legal para ações na graduação
Câmara de Avaliação USP: estrutura legal para ações na graduação 1989: Pró-Reitoria de Graduação e Conselho de Graduação Comissões de Graduação (CGs) _ Resolução CoG 3741, setembro de 1990 (alterada pela Resolução CoG 3855, agosto de 1991) Comissões de Coordenação de Curso (CoCs) _ Resolução CoG 3740, setembro de 1990 (alterada pela Resolução CoG 5264, novembro de 2005) 7

8 Processo de Avaliação de Cursos de Graduação:
Câmara de Avaliação Processo de Avaliação de Cursos de Graduação:

9 1. Indicadores Gerais: PRG 2. Perfil dos Ingressantes
Câmara de Avaliação 1. Indicadores Gerais: PRG 2. Perfil dos Ingressantes 3. Perfil dos Egressos 4. Indicadores Específicos: disciplinas 5. Indicadores Específicos: cursos

10 Pressuposto do Processo
Câmara de Avaliação Pressuposto do Processo processo formativo e propositor de co-responsabilidades, entende que avaliações que pretendam se manter ao longo do tempo devem ter conseqüências práticas, que lhe dêem legitimidade, considerando os diversos contextos e históricos de cada curso da USP. 10

11 Diretrizes do Processo
Câmara de Avaliação Diretrizes do Processo indicar perspectivas que orientem a elaboração de diretrizes à política de Graduação, visando à valorização e aprimoramento do ensino de graduação, por um lado, e, por outro, possibilitar a cada uma das Unidades o desenvolvimento de apreciações dos cursos ao longo do tempo de sua realização, instrumentalizando as reorientações que se fizerem necessárias processo contínuo que apresente conseqüências práticas que lhe dêem legitimidade, envolvendo todos os públicos de interesse da instituição, desenvolvendo suas etapas com transparência e possibilitando o reconhecimento da diversidade e das especificidades dos Cursos em cada uma das Unidades 11

12 Câmara de Avaliação O Processo expressa compromisso da gestão da Pró-Reitoria, com a comunidade acadêmica da USP e com a sociedade, a quem cumpre informar quanto a qualidade do Ensino de Graduação praticado pela Universidade e sobre as medidas para o seu contínuo aperfeiçoamento. 12

13 Vertentes Conceituais do Processo
Câmara de Avaliação Vertentes Conceituais do Processo indicar perspectivas que orientem a elaboração de diretrizes, visando à melhoria dos cursos, por um lado, e, por outro, instrumentalizar cada uma das Unidades o desenvolvimento de apreciações dos cursos ao longo do tempo de sua realização processo contínuo que apresente conseqüências práticas, envolvendo todos os públicos de interesse da instituição, desenvolvendo suas etapas com transparência e possibilitando o reconhecimento da diversidade e das especificidades dos Cursos em cada uma das Unidades avaliação enquanto instrumento de gestão associado ao planejamento, caracterizando-se como processo formativo e, nesse sentido, propositora de responsabilização das CGs

14 Câmara de Avaliação Objetivos Gerais mudança do paradigma cultural e implementação de sistema de gestão acadêmica possibilitar a incorporação e/ou complementação de ações já implantadas, e que múltiplos usuários possam interagir propositivamente com o processo garantir o amplo acesso ao resultado das análises, preferencialmente em tempo real do fornecimento da informação emprego de software livre e independência de instituições externas para manutenção e melhoria

15 Objetivos Específicos
Câmara de Avaliação Objetivos Específicos possibilitar o acompanhamento do desenvolvimento dos cursos em suas dimensões, apoiar a elaboração de Programas de Gestão Institucional e o aprimoramento de Projetos Político Pedagógico dos Cursos apoiar o desenvolvimento de uma cultura institucional interna de avaliação, ampliando o interesse de participação no processo pela inclusão participativa de todos os agentes facilitar a análise e a proposição de adequações dos cursos oferecidos pelas unidades, a fim de fomentar a melhora qualitativa da formação do alunado

16 Processo de Avaliação de Cursos de Graduação:
Câmara de Avaliação Processo de Avaliação de Cursos de Graduação:

17 Câmara de Avaliação Etapas do Processo 1ª Etapa (2º semestre de 2008): Etapa de Preparação Atribuições da CG: 1. Elaboração de Plano Trienal ( ) de Metas e Ações 2. Definição de Diretrizes Preliminares de Revisão dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) dos Cursos, considerando, ao menos, os seguintes elementos de um PPP: a relevância social, a missão e os objetivos propostos para o Curso; aspectos do campo de atuação e do Perfil Profissional; aspectos da matriz curricular e os critérios de acompanhamento e/ou avaliação do processo de ensino e aprendizagem 3. Caracterização do agrupamento de disciplinas, em até 10 ‘áreas de conhecimento’ (informação necessária à implementação do módulo de egressos) e disponibilização dos atuais Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos

18 Câmara de Avaliação Etapas do Processo 1ª Etapa (2º semestre de 2008): Etapa de Preparação Atribuições da CA: Desenvolvimento e disponibilização de Sistema de Gestão Acadêmica compreendendo: indicadores gerais e indicadores específicos (parâmetros de avaliação para os cursos a serem, eventualmente, complementados por cada Curso); informações quanto ao perfil do ingressante; portal do egresso; portal para “upload” do material produzido pelas CGs Estruturação do processo de avaliação Seminário de Implementação do Processo

19 Etapas do Processo Fase de Desenvolvimento do Processo:
Câmara de Avaliação Etapas do Processo 2ª Etapa (2009 /2010) Implementação e Retroalimentação do Processo de Avaliação Avaliação dos Cursos pelas CGs (ou CoCs), inseridas no contexto de implementação e refinamento do processo Análise do Processo de Acompanhamento de Curso, baseado no Plano de Metas e Ações e no conjunto de indicadores estabelecidos Fase de Desenvolvimento do Processo: consolidação do Plano de Metas e das Diretrizes de Revisão dos Projetos Político – Pedagógicos: ABRIL 2009 Diretrizes e Etapas de Revisão do Projeto Político-Pedagógico (agosto 2009) Relatório de Avaliação do Plano de Metas encaminhado à C.A., contemplando as necessidades para atingir as metas pretendidas (agosto 2009) Sistematização dos Parâmetros de Avaliação  Relatório da C.A. para a Pró-Reitoria. Seminário de Acompanhamento do Processo (CA, final de 2009)

20 Etapas do Processo 3ª Etapa (2010 /2011) Etapa de Consolidação
Câmara de Avaliação Etapas do Processo 3ª Etapa (2010 /2011) Etapa de Consolidação Repetição de todas as etapas pertinentes. Elaboração de relatórios de avaliação interna. Retorno C.A./Pró-G., para as Unidades, com proposições de ação em cada curso. Seminário de Acompanhamento do Processo (CA, final de 2010) 4ª Etapa (primeiro semestre de 2012) Revisão do Plano de Metas, com base no resultado de possível Avaliação Externa. 20

21 SIGA - Sistema Integrado de Indicadores da Graduação
Câmara de Avaliação SIGA - Sistema Integrado de Indicadores da Graduação MÓDULOS 1. Indicadores Gerais 2. Perfil dos Ingressantes 3. Perfil dos Egressos 4. Indicadores Específicos: disciplinas 5. Indicadores Específicos: cursos

22 SIGA: Módulo 1 – Indicadores Gerais
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 1 – Indicadores Gerais PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PORTAL EVASÃO Dados censitários relativos aos alunos: 1.1 Evasão (% sobre o total de alunos) Evadido: aluno desligado da universidade, sem concluir o curso. 1.2 Conclusão (% sobre o total de alunos) Concluinte: aluno que integralizou os créditos de seu curso e colou grau. 1.3 Tempo médio para conclusão (ano a ano) Incluem-se aqui os alunos regularmente matriculados, os com trancamento de matrícula e os que não se matricularam no semestre de referência. 1.4 Número de Matrículas Confrontar número de matrículas do semestre do levantamento com os ingressantes de cada turma. Considerar os ingressantes por vestibular, transferências e convênios; informar número de alunos ativos, transferências e trancamentos.

23 SIGA: Módulo 2 – Perfil dos Ingressantes
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 2 – Perfil dos Ingressantes Esse módulo conterá informações sócio-econômicas fornecidas pela FUVEST, complementadas por outras coletadas pelas Unidades: Informações sócio-culturais 2.1 proficiência em línguas estrangeiras 2.2 atividades culturais 2.3 atividades de lazer 2.4 atividades esportivas 2.5 atividades políticas 2.6 atividades sociais 2.7 atividades religiosas Outros dados 2.8 portador de necessidade específica 2.9 tempo de deslocamento até a USP 2.10 meios de transporte empregados 2.11 fatores que influenciaram na escolha do curso

24 SIGA: Módulo 3 – Perfil dos Egressos
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 3 – Perfil dos Egressos Serão coletadas, junto aos egressos, informações que forneçam subsídios para eventuais reformulações do projeto pedagógico, ações que possam minorar problemas do curso, iniciativas que fortaleçam o vínculo com egressos e possibilitem o estudo de alternativas para alunos ingressantes. 3.1 Dados gerais cadastro: nome, endereço, telefone e 3.2 Perfil profissional dos graduados 3.2.1 área de trabalho 3.2.2 principal atividade remunerada 3.2.3 renda mensal 3.2.4 exercício de docência 3.2.5 exercício de cargo de liderança 3.2.6 exercício de atividade profissional no exterior 24

25 SIGA: Módulo 3 – Perfil dos Egressos
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 3 – Perfil dos Egressos 3.3 Transição universidade / mundo de trabalho 3.3.1 tempo entre a graduação e primeiro emprego na área de formação 3.3.2 número de vezes que mudou de emprego na área 3.3.3 avaliação do grau de prontidão para o exercício profissional a partir da conclusão do curso 3.3.4 realização de estágios 3.4 Trajetória acadêmica / formação continuada 3.4.1 realização de iniciação científica 3.4.2 curso de especialização, aperfeiçoamento, pós-graduação 3.4.3 meios de atualização para o exercício da profissão 3.4.4 grau e tipo de contato com a USP 3.4.5 contato com entidades de classe

26 SIGA: Módulo 3 – Perfil dos Egressos
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 3 – Perfil dos Egressos 3.5 Avaliação da formação (cursos) / apreensão do curso 3.5.1 avaliação das disciplinas cursadas na graduação e seu impacto na construção de competência profissional atual (feita com base no agrupamento de disciplinas por áreas de conhecimento, definido pelos Cursos) 3.5.2 avaliação dos estágios curriculares 3.5.3 avaliação das atividades extra-curriculares 3.5.4 grau de conhecimento sobre objetivos e diretrizes do curso (possibilidade de análise qualitativa entre a percepção do egresso e o que os cursos registram e divulgam como suas Diretrizes e Objetivos)

27 SIGA: Módulo 4 – Indicadores Específicos: Disciplinas
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 4 – Indicadores Específicos: Disciplinas Esse módulo será alimentado por informações fornecidas pelos alunos, referentes aos seguintes aspectos: contribuição da disciplina ou módulo para o curso e a formação do aluno coerência interna, sobreposição de conteúdos, condições de oferta, etc. Condicão de participação: declaração obrigatória, participação opcional.

28 SIGA: Módulo 4 – Indicadores Específicos: Disciplinas
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 4 – Indicadores Específicos: Disciplinas 4.1 Auto-avaliação 4.1.1 grau de conhecimento anterior para acompanhar a disciplina 4.1.2 grau de motivação com relação à disciplina 4.1.3 grau de aprendizado da disciplina 4.1.4 grau de dificuldade encontrado 4.1.6 número de horas dedicado à disciplina 4.1.6 freqüência e pontualidade às aulas 4.2 Sobre a disciplina (ou módulo) / docente 4.2.1 relevânciao do conteúdo ministrado para a formação 4.2.2 conhecimento da ementa e dos objetivos da disciplina 4.2.3 recebimento do programa ao início da disciplina 4.2.4 atendimento dos objetivos propostos 4.2.5 grau de sobreposição de conteúdo com outras disciplinas 4.2.6 competências e habilidades adquiridas ao cursar a disciplina 4.2.7 adequação dos conteúdos à carga horária 4.2.8 metodologias didáticas empregadas 4.2.9 procedimentos de avaliação da aprendizagem empregados material didático utilizado bibliografia indicada 4.3 Condições de infra-estrutura e oferta das disciplinas (geral) 28

29 SIGA: Módulo 5 – Indicadores Específicos: Cursos
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 5 – Indicadores Específicos: Cursos As informações do Módulo 5 são de responsabilidade das Coordenações de Cursos/CGs. Produção de Conhecimento 5.1 % alunos envolvidos com Iniciação Científica (PIC, Ensinar com Pesquisa, FAPESP, outros) 5.2 % alunos envolvidos com Monitoria Exercício Profissional 5.3 % alunos envolvidos com Empresa Jr. 5.4 % alunos envolvidos com Extensão Índices Genéricos 5.5 Atividades de Ensino não Presencial 5.6 Atividades de Educação Continuada 5.7 Dados sobre Aprovação / Reprovação (% de retenção das disciplinas) 5.8 Dados sobre Docentes (titulação, regime de trabalho, produção de material didático) 5.9 Áreas de Oferta de Estágio 29

30 SIGA: Módulo 5 – Indicadores Específicos: Cursos
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 5 – Indicadores Específicos: Cursos Estrutura Curricular 5.10 % alunos envolvidos com atividades extra-curriculares 5.11 % de créditos em optativas 5.12 Disciplinas da pós-graduação oferecidas como optativas para a graduação 5.13 Número de disciplinas optativas Atualização Curricular 5.14 Último evento 5.15 Periodicidade 5.16 Características e Amplitude Internacionalização 5.17 Número e Tipos de Convênios Acadêmicos: Mobilidade Estudantil e Duplo Diploma 5.18 Número de Alunos Envolvidos (% de “Atividades Desenvolvidas no Exterior”) 5.19 Participação de Alunos em Eventos (% PRÓ-Int) 30

31 SIGA: Módulo 5 – Indicadores Específicos: Cursos
Câmara de Avaliação SIGA: Módulo 5 – Indicadores Específicos: Cursos Eventos Científicos 5.20 Número de Alunos que participam de eventos (% PRÓ-Eve) 5.21 Número de Eventos para a Graduação Orçamento: percentual de recursos para a Graduação 5.22 Participação orçamentária definida para CG/CoCs da Unidade 5.23 Adequação do espaço físico alocado para a CG/CoCs 5.24 Adequação da infra-estrutura operacional e administrativa definida para a CG/CoCs 31

32 SIGA: Execução dos Módulos
Câmara de Avaliação SIGA: Execução dos Módulos Módulo 2: Ingressantes, todos os cursos, a partir do primeiro semestre de 2009. Módulos 1, 3, 4 e 5: Somente cursos do projeto piloto no primeiro semestre de 2009; todos os cursos, a partir do segundo semestre de 2009. Recomenda-se que no primeiro semestre de 2009 seja iniciada a atividade de localização dos egressos. 32

33 Agentes do Desenvolvimento
Câmara de Avaliação Agentes do Desenvolvimento Pró-Reitoria de Graduação e Câmara de Avaliação Prof. Dra. Valéria Lopes Departamento de Informática e CIAGRI – ESALQ Laboratório de Estatística - ICMC NAEG SATG

34 1. Indicadores Gerais: PRG 2. Perfil dos Ingressantes
Câmara de Avaliação 1. Indicadores Gerais: PRG 2. Perfil dos Ingressantes 3. Perfil dos Egressos 4. Indicadores Específicos: disciplinas 5. Indicadores Específicos: cursos


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