A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Objeto da economiaO Objeto da economia Obriga a fazer escolhas O Objeto da Economia Como se divide o que é produzido, já que não se podem satisfazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Objeto da economiaO Objeto da economia Obriga a fazer escolhas O Objeto da Economia Como se divide o que é produzido, já que não se podem satisfazer."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Objeto da economiaO Objeto da economia Obriga a fazer escolhas O Objeto da Economia Como se divide o que é produzido, já que não se podem satisfazer as necessidades de todos? (equidade) Como produzir o máximo possível com os recursos que nos foram fornecidos? (eficiência económica)

3 Famílias O que consumir? Descansar ou trabalhar? Poupar ou consumir? Empresas O Que se vai produzir? Em que quantidades se vai produzir? Com que técnicas será fabricado o bem? Estado Financia-se a reconstrução de uma escola ou um novo bloco operatório de um hospital? Constrói-se uma nova Universidade ou uma autoestrada?

4 O princípio da racionalidade económica Como conseguir o máximo de resultados com o que disponho? Os consumidores avaliam, de acordo com o bem, aquele que, de acordo com o rendimento disponível, lhes satisfaz mais necessidades ao mesmo tempo. As empresas escolhem os bens de acordo com a maximização de lucros que vão ter O Estado decide de modo a conseguir realizar o máximo de satisfação proveniente da população. O Custo de oportunidade Valor total de algo de que abdicas em função de outra coisa. Ao escolheres entre um tapete persa de 400 e um frigorífico de 300, se escolheres o frigorífico, o custo de oportunidade é 400, ou seja, o valor total do tapete de que abdicaste.


Carregar ppt "O Objeto da economiaO Objeto da economia Obriga a fazer escolhas O Objeto da Economia Como se divide o que é produzido, já que não se podem satisfazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google