A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia. o Jóice Lopes; o Suelen Parodi; o Tatiane Marcolino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia. o Jóice Lopes; o Suelen Parodi; o Tatiane Marcolino."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia. o Jóice Lopes; o Suelen Parodi; o Tatiane Marcolino.

2 Livro: Informática na Educação. Autor: Sanmya Feitosa Tajra.

3 Objetivos: o Apresentar os principais serviços disponibilizados na Internet que podem ser associados ao uso educacional. o Ressaltar a importância da Internet na área educacional. o Apresentar como usar a Internet para fazer pesquisas escolares. o Apresentar as formas de avaliação de sites educacionais. o Mostrar sugestões para a elaboração de projetos educativos com a Internet.

4 o Apresentar as fases de um projeto educacional com a Internet. o Apresentar os aspectos técnicos a serem considerados para a utilização da Internet na escola. o Explicar a classificação do uso da Internet nas escolas. o Expor algumas abordagens para a criação de escolas on-line.

5 o Com tantas inovações tecnológicas uma das que mais se destaca é a Internet, a qual rompe as fronteiras dos países e abre um grande leque de oportunidades jamais imaginadas. o Para ter acesso à Internet, basta ter um micro, uma linha telefônica, um modem e estar associado a algum provedor( empresa que comercializa acesso à Internet). o A Internet está promovendo mudanças sociais, econômicas e culturais.

6 Dentro os principais serviços da Internet que mais se destacam podemos citar: o www - Significa World Wide Web,em uma tradução livre, "Ampla Rede Mundial". o ETP- Significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

7 o Bate-Papo- É conversação em tempo real. o Correio eletrônico- É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

8 A importância da Internet na Educação. o A Internet é uma grande aliada para atingirmos um futuro com sucesso. o Podemos ainda concluir que o que temos hoje é apenas uma pequena simulação da economia do futuro.

9 o Precisamos educar nossos filhos e promover a educação de nossos alunos com uma visão de futuro o A Internet traz muitos benefícios para a educação, tanto para os professores como para os alunos. Com ela é possível facilitar as pesquisas, sejam grupais ou individuais, e o intercâmbio entre os professores e alunos, permitindo a troca de experiências entre eles.

10 Um Breve Histórico dos Principais Momentos da Internet. o Tudo começo no século XX e ainda não sabemos e ainda não sabemos todos suas possibilidades de alcance.

11 o Os primeiros computadores eram muitos diferentes dos de hoje, chegavam ocupar andares inteiros de um prédio. A capacidade destas maquinas não era medida em bytes e sim em metros quadrados. o Só depois de algum tempo que surgiu a internet, ela foi criada em plena a guerra fria. o Surgia a rede ARPA com o primeiro sinal que viria ser a internet de hoje. Ela Tinha por objetivo que a comunicação entre os Centros Militares fossem mais rápida e não fosse destruída se algum ponto fosse atingido.

12

13 o Mas a grande rede só foi crescer mesmo na década de 1980 e principalmente em 1990, quando passou a ser usada pelas grandes corporações. o No Brasil a Internet só foi chegar em 1992, por intermédio de rede Nacional de Pesquisa (RNP) interligando as maiores Universidades e Centros de Pesquisas do país, só em 1995 que foi liberada o uso comercial da Internet no Brasil.

14 o As universidades também entram no mundo da internet, ainda com o objetivo Militar acadêmico. Esta conexão aconteceu entre Inglaterra, Noruega e Estados Unidos por meio de cabos, radio e satélites. o Mas a grande rede chego mesmo em 1974, 62 computadores já estavam conectados, mas era necessário aperfeiçoar o protocolo de comunicação da ARPnet ( que tinha capacidade apenas para 256 maquinas). Criou-se, então, o protocolo TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão/ Protocolo de Internet) capaz de oferecer 4 bilhões de endereços que é usado até hoje.

15 o Na educação a internet vem sendo utilizada com bastante intensidade no ensino fundamental com projetos que são publicados em sites educacionais, interligando alunos de varias anos escolares. o Também criando ambiente Virtual para controle de notas, freqüência, informações em geral, entre outros serviços.

16 o No ensino superior tem varias universidades que já utilizam o ambiente virtual de aprendizagem para promover momentos de complementação pedagogia, seminários, entre outras técnicas.

17 o Nos negócios já a Internet vem ganhando mercado, criando novos comércios e no mesmo tempo tanto oportunidade do existentes se ampliarem. o Transação Bancarias; o Compras Diversas; o Pesquisa de Preço; o Conhecimento de Rotas turísticas;

18 A Rede das Redes de Computadores: A Internet. o A Internet também é como a rede das redes de computador, formando um malha universal de computadores. o Observação: Não existe rede com menos de dois computadores INTEGRADOS.

19 As redes de computadores podem ser classificadas de duas formas: o Rede: É um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos; o Rede Local: Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo).

20 o Redes Remotas: São as Interligações de computadores que estão distantes mais de três quilômetros. Essas redes são utilizadas fibras ópticas para interligarem os computadores.

21 Principais Características da Internet são: o Não possui um dono, não pertence a nem um governo; o A organização dela é desenvolvida a partir dos administradores das redes que compõem e dos próprios usuários; o A internet não é controlado por ninguém, porem existem quem movimentos que estimulam o controle de sites que publicam conteúdo pornografia, racismo, pedofilia,entre outros que contenham conteúdo preconceituoso ou assédio a menor.

22 o Mesmo que o computador estrague a Internet continua funcionando; o Computadores de diferentes configurações de hardware e software conseguem se comunicar;

23 Tipos de Conexão com a Internet: o Discando: A conexão é realizada a partir de uma linha telefônica domestica. Este tipo de conexão é mais utilizado nas residências no Brasil. o Dedicado: Não utiliza linha telefônica domestica, pode ser utilizada LPs (Linha privada de dados), ondas de radio, satélites que conectam uma rede de computador diretamente ao provedor. Possui alta velocidade de acesso á Internet.

24 WI-Fi (Rede Sem Fio) o Apesar de o termo Wi-Fi ser uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, a expressão hoje se tornou um sinônimo para a tecnologia IEEE , que permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Amplamente utilizado na atualidade, a origem do termo, diferente do que muito acreditam, não tem um significado específico. o Essa modalidade é bastante usada em locais públicos como shoppings, cafés, aeroportos, hotéis, etc...

25 WWW o World Wide Web: Uma grande teia que interliga textos, imagens, animações sons e vídeos. o Para acessar a www, é necessário possuir um programa de navegação, conhecido como browser. Netscape Internet Explorer Google chorme

26 Os principais botões disponíveis nos principais programas de navegação são: Forward- Avança para as páginas seguintes. Funciona desde que já tenham sido abertas páginas posteriores e regressadas. Back- Volta para as páginas já percorridas. Stop- Cancela o a procura por sites que já foram acessados. Home- Volta para a página inicial.

27 Print- Abre a opção de configurar e imprimir a página acessada. Favoritos- Este botão serve para salvar os seus sites favoritos.

28 o As páginas WWW podem ser utilizadas como fontes de pesquisa; o Estas páginas possuem endereços conhecidos como URL (Uniform Resource Locator): o o Computador a ser conectado o Pasta dentro de computador conectado

29 WWW e Suas Aplicações na Educação o Podemos inicias uma comparação entre as atividades desenvolvidas em sala de aula a partir da utilização dos recursos disponíveis na internet.

30 o A internet não tem começo nem fim: a navegação na internet pressupõe uma atitude ativa do usuário que define o caminho que quiser navegar, pois não existe rota predeterminada. Podemos chegar a um mesmo local por diversos caminhos distintos. o Navegar na internet significa navegar por páginas, clicar em links. o Hipertexto: navegação somente a partir de textos. o Hipermídia: navegação a partir de textos e imagens.


Carregar ppt "Trabalho de Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia. o Jóice Lopes; o Suelen Parodi; o Tatiane Marcolino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google