A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUA PORTUGUESA. QUANTO A SIGNIFICAÇÃO O PREDICADO PODE COMUNICAR: UMA AÇÃO DO SUJEITO: EX: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. sujeito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUA PORTUGUESA. QUANTO A SIGNIFICAÇÃO O PREDICADO PODE COMUNICAR: UMA AÇÃO DO SUJEITO: EX: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. sujeito."— Transcrição da apresentação:

1 LINGUA PORTUGUESA

2 QUANTO A SIGNIFICAÇÃO O PREDICADO PODE COMUNICAR: UMA AÇÃO DO SUJEITO: EX: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. sujeito composto ação UM ESTADO DO SUJEITO: EX: Fabiano estava contente. suj.simples estado UMA AÇÃO E UM ESTADO, AO MESMO TEMPO. EX: Os meninos corriam despreocupados. suj.simples ação estado

3 QUANTO A RELAÇÃO O PREDICADO APRESENTA DIFERENTES NÚCLEOS: 1º) O predicado cujo verbo de ação é o seu núcleo é chamado de predicado VERBAL. Ex: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. núcleo 2º) O predicado que informa o estado do sujeito tem por núcleo o nome. Por isso, é chamado de predicado NOMINAL. Ex: Fabiano estava doente. núcleo ( nome )

4 3º) O predicado que informa ao mesmo tempo ação e estado do sujeito tem dois núcleos: o verbo de ação e o nome. Por isso, chama-se predicado VERBO-NOMINAL. Ex: Os meninos corriam despreocupados. Núcleo Núcleo ( verbo de ação) (qualidade)

5

6

7

8

9

10

11

12

13


Carregar ppt "LINGUA PORTUGUESA. QUANTO A SIGNIFICAÇÃO O PREDICADO PODE COMUNICAR: UMA AÇÃO DO SUJEITO: EX: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. sujeito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google