A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Altinópolis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Altinópolis."— Transcrição da apresentação:

1 Altinópolis

2 O que é o Pacto?

3 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

4 Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se a:
I. Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática. Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

5 O PNAIC é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

6 Apoio Geral –Adesão:Prefeito Marco Ernani Hyssa Luiz

7 Coordenador e Orientador de estudos-Altinópolis
1º Ano º Ano º Ano Cristina Aparecida da Silva Sotero Ana Lúcia Felipe Penteado Ferreira

8 Os orientadores de estudos deverão:
ministrar o curso de formação; acompanhar a prática pedagógica dos professores alfabetizadores cursistas; avaliar sua frequência e participação; manter registro de atividades dos professores alfabetizadores cursistas junto aos educandos; apresentar relatórios pedagógicos e gerenciais das atividades referentes à formação.

9 Materiais do Pacto

10 São materiais específicos para
alfabetização, tais como: livros didáticos entregues pelo PNLD e respectivos manuais do professor; obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de língua portuguesa (também distribuídos pelo PNLD); jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE); obras de apoio pedagógico aos professores; tecnologias educacionais de apoio à alfabetização.

11 Estrutura do material de estudos
4 Cadernos Iniciais: Caderno de Apresentação Caderno de Formação Caderno de Avaliação Caderno de Educação Especial

12 UNIDADES DE ESTUDOS UNIDADE 1: Currículo no Ciclo de Alfabetização
UNIDADE 2: Planejamento e Organização da Rotina Escolar UNIDADE 3: Apropriação do SEA e Consolidação do processo de Alfabetização UNIDADE 4: Ludicidade UNIDADE 5: Gêneros Textuais UNIDADE 6: Interdisciplinaridade, projetos, SDs nas diferentes áreas do conhecimento UNIDADE 7: Heterogeneidade na sala de aula UNIDADE 8: Acompanhamento, Avaliação, Progressão e Continuidade

13 Bolsa de estudo do professor alfabetizador

14 O professor alfabetizador que aderir ao Pacto receberá uma bolsa de estudos no valor de R$ 200,00 mensais. O pagamento desta bolsa implica a participação nos encontros presenciais mensais, o desenvolvimento das atividades e avaliações estabelecidas pelos materiais, entre outros.

15 Expectativas dos cursistas

16 Avaliação e Certificação

17 Os certificados serão emitidos pelas
Universidades, com carga horária de 120 horas, com base no atendimento dos seguintes critérios: ter frequência aos encontros presenciais (mínimo de 75% de frequência); realizar as tarefas previstas em cada unidade; avaliar as crianças e preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem das crianças; fazer autoavaliação, considerando o percurso durante a formação, as contribuições do curso e as mudanças em sua prática pedagógica; relatar uma experiência no Seminário Final do Programa; Produzir portfólio.

18 A carga horária do curso é composta por:
80 horas de encontros presenciais mensais; 32 horas de atividades de trabalho pessoal; 8 horas de Seminário Final.

19 CRONOGRAMA DE ENCONTROS ENTRE ORIENTADORES DE ESTUDO E PROFESSORES ALFABETIZADORES

20 Foi exigência da UNESP que no estado de
DIAS CARGA HORÁRIA 27 de abril 8 horas 25 de maio 08 de junho 29 de julho Sugestão? 24 de agosto 21 de setembro 19 de outubro 23 de novembro 07 de dezembro Foi exigência da UNESP que no estado de São Paulo os encontros acontecessem aos sábados, para tanto estabeleceram um cronograma oficial que possivelmente deverá ser respeitado.

21 Dúvidas finais

22 Avisos Importantes

23 Para o encontro do próximo sábado dia 27 de abril todos os professores deverão trazer:
O livro didático ÁPIS de Língua Portuguesa; Um modelo de avaliação de Língua Portuguesa aplicada com os alunos.

24 Quando a escola é de vidro ou O menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha
Leitura de Deleite Quando a escola é de vidro ou O menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha

25


Carregar ppt "Altinópolis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google