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SARESP – CIÊNCIAS DA NATUREZA 2012 - Dados; - Análises; - Reflexões Pedagógicas.

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1 SARESP – CIÊNCIAS DA NATUREZA Dados; - Análises; - Reflexões Pedagógicas.

2 Grupo IGrupo IIGrupo III ObservarRealizarCompreender Observar, identificar, descrever, localizar, diferenciar ou discriminar, constatar, reconhecer, indicar, apontar. Classificar, seriar, ordenar, conservar, compor, decompor, fazer antecipações, calcular, medir, interpretar. Analisar, Aplicar relações conhecidas em situações novas, tomar decisão, fazer hipóteses, julgar proposições, criticar, apresentar conclusões, argumentar, fazer generalizações ou reduções. Quadro de Competências na Avaliação do SARESP – Ciências da Natureza G1G2G3

3 Competências Avaliadas no SARESP 2012 – Ciências CIÊNCIAS 7º ANO EF CIÊNCIAS 9º ANO EF LEGENDA

4 Competências Avaliadas no SARESP 2012 – Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) BIOLOGIAQUÍMICA FÍSICA LEGENDA

5 Matriz de Habilidades avaliadas no Saresp DisciplinaHabilidades da Matriz de referência Habilidades Avaliadas em 2012 % 7º EF - Ciências36 100% 9º EF - Ciências36 100% 3º ano EM Biologia503978% Química % Física % Nº da Habilidades

6 Resultados: Níveis de proficiência em Ciências 2012 – 7º ano e 9º ano CIÊNCIAS 7º EF CIÊNCIAS 7º ANO EF CIÊNCIAS 9º ANO EF ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO Adequado Avançado

7 Resultados: Níveis de proficiência em Ciências da Natureza 2012 Biologia, Química e Física – 3º ano EM CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO EM ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO Adequado Avançado

8 Prova de Ciências da Natureza – 7º ANO EF Habilidades Avaliadas da Matriz do Saresp em Ciências 36 Habilidades – 100% Habilidades Não Avaliadas da Matriz do Saresp de Ciências _____________

9 Prova de Ciências da Natureza – 9º ANO EF Habilidades Avaliadas da Matriz do Saresp em Ciências 36 Habilidades – 100% Habilidades Não Avaliadas da Matriz do Saresp de Ciências ___________

10 Distribuição das Habilidades de Ciências, segundo Eixos de Conteúdos 7º ano Ensino Fundamental

11 Distribuição das Habilidades de Ciências, segundo Eixos de Conteúdos 9º ano Ensino Fundamental

12 Análise - Questão de Ciências

13 Questão de Ciências - Reflexões Pedagógicas O item apresentava uma figura representando o ciclo do verme causador da esquistossomose e os alunos deveriam, com base na figura, inferir sobre quais seriam as consequências sobre o ciclo da doença caso os caramujos fossem extintos. O item foi respondido corretamente por 49% dos alunos, o que indica que pouco menos da metade dos alunos foi capaz de desenvolver o raciocínio adequado para chegar à resolução da questão. O conteúdo do item é tratado no final do 7º ano (4º bimestre). A habilidade é: identificar as medidas para prevenir verminoses comuns entre os brasileiros (H31). Competência do Grupo I. Por outro lado, o item avalia uma habilidade para o 9º ano EF, de nível de competência mais elaborado, do tipo III (Competências do Sujeito: compreender). Os alunos do 7º ano talvez ainda não tenham condições de, quando em contato com esse conteúdo, desenvolver um exercício mental que lhes permita inferir sobre as consequências de se alterarem alguns dos elementos do ciclo de uma determinada verminose.

14 Distribuição das Habilidades de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), segundo Eixos de Conteúdos 3º ano Ensino Médio

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18 Composição da Prova de Ciências da Natureza – 3º EM CONTEÚDOSNº DE ITENS% Ciências – conteúdos de Biologia 32.9 Ciências – conteúdos de Química e Biologia 21.9 Ciências – conteúdos de Química 32.9 Ciências – conteúdos de Física54.8 Total Biologia Física Química Total ITENS DE LIGAÇÃO ITENS DE COMPONENTES

19 Habilidades Avaliadas em Biologia Habilidades Avaliadas da Matriz do Saresp de Biologia H02, H03, H04, H05, H06, H07, H08, H09, H10, H11, H13, H14, H15, H16, H18, H19, H20, H21, H23, H24, H25, H26, H28, H30, H31, H32, H33, H34, H36, H37, H38, H39, H41, H42, H43, H45, H46, H48, H50 Habilidades Não Avaliadas da Matriz do Saresp de Biologia H01, H12, H17, H22, H27, H29, H35, H40, H44, H47, H79

20 Análise - Questão de Biologia Habilidade Avaliada : H09 Estabelecer relações de parentescos em árvores felogênicas de hominídeos. A Figura representa a provável genealogia do homem moderno

21 Questão de Biologia - Reflexões Pedagógicas Conteúdos que serviriam de base para o desenvolvimento da Habilidade – Evolução, Filogenia e estabelecimento de parentesco evolutivo; A temática se encontra na 3º ano do EM, 4º Bimestre – Currículo de Biologia do Estado de São Paulo; Caderno do Professor / Aluno 3º ano / Volume 04 - Tema 1: Origem e Evolução do ser humano e sua evolução cultural. Situação de Aprendizagem 01: Como os seres humanos evoluíram? e Situação de Aprendizagem 02: A Espécie humana e seus ancestrais. Baixo índice de acerto na questão: 35% indicando que os alunos não consolidaram habilidades para tal Reflexões a serem desenvolvidas pelos professores 1 - hipóteses do resultado verificado: dificuldades com o tema; dificuldades em interpretar gráficos ou figuras; tema tratado no final do EM; convicções religiosas (interpretação criacionista) Reflexões a serem desenvolvidas pelos professores 2 – As S.As propostas foram desenvolvidas? Se sim, atenderam plenamente a habilidade avaliada? Quais adequações seriam necessárias?

22 Habilidades Avaliadas em Química Habilidades Avaliadas da Matriz do Saresp de Química H05, H08, H11, H12, H14, H19,H20, H23, H24, H25, H28, H29, H30, H31, H32, H40, H43, H45, H47, H49, H51, H53, H56 Habilidades Não Avaliadas da Matriz do Saresp de Química H01, H02, H03, H04, H06, H07, H09, H10, H13, H15, H16, H17, H18, H21, H22, H26, H27, H32, H33, H34, H35, H36, H37, H38, H39, H41, H42, H44, H46, H48, H50, H52, H54, H55 e H57

23 Análise - Questão de Química H8

24 Questão de Química - Reflexões Pedagógicas Competência GII- Realizar Habilidade avaliada : H08 – Reconhecer os fatores que alteram os estados de equilíbrio químico: temperatura, pressão e mudanças na concentração de espécies envolvidas no equilíbrio. Conhecer variáveis que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química. Esperava-se que os alunos reconhecessem que, em caso de febre, o aumento da temperatura do organismo contribui para que as reações químicas ocorram mais rapidamente. Logo, deve ocorrer maior consumo de oxigênio e de glicose, conforme indicações da alternativa (A). O índice de acertos foi de 20,8%, sendo que o distrator (C) recebeu três vezes mais respostas: 60,5%. Segundo esse distrator, com a febre a 39°C, as reações do metabolismo praticamente não se alteram. Provavelmente esses alunos não conseguiram estabelecer uma correlação entre o tipo de reações químicas que ocorrem no organismo, ou seja, os equilíbrios como forma preferencial de manter um sistema em funcionamento, e os fatores que afetam esses equilíbrios, como por exemplo, o aumento da temperatura, no interior do organismo e fora dele. Obs: Esse conceito é trabalhado no 9° ano do Ensino Fundamental: Eixo- Ciência e tecnologia: produção e uso de energia no cotidiano e no sistema produtivo. 1° bimestre 1° ano do Ensino Médio: Eixo- Transformação química na natureza e no sistema produtivo: Transformações químicas no dia a dia. 1°,2°,3° e 4° bimestre. 2° ano do Ensino Médio: Eixo – Materiais e suas propriedades. 2° e 4° bimestre 3º ano do Ensino Médio: Eixo- Atmosfera como fonte de materiais para uso humano: 1° bimestre.

25 Habilidades Avaliadas em Física Habilidades Avaliadas da Matriz do Saresp de Física H01, H04, H05, H06, H08, H10, H11, H13, H14, H15, H17, H19, H22, H25, H26, H27, H30, H35, H36, H40, H41, H42, H43 e H46 Habilidades Não Avaliadas da Matriz do Saresp de Física H02, H03, H07, H09, H16, H18, H20, H21, H23. H24, H28, H29, H31, H32, H33, H34, H37, H38, H39, H44,H45 e H47

26 Análise - Questão de Física

27 Questão de Física - Reflexões Pedagógicas Habilidade 35: Reconhecer representações e arranjos adequados de circuitos elétricos residenciais. Reconhecer faz parte do grupo I (OBSERVAR). A competência por área é a de equipamentos elétricos (CA -5), que é a competência que obteve menor porcentagem de acertos (36,6%) Essa habilidade está presente no Caderno 1 da 3º série do EM (Situação aprendizagem 3 – Analisando um circuito elétrico) e no Caderno 4 do 8º ano do EF (Situação de aprendizagem 2 – A energia elétrica de nossa casa) O aluno deveria : o OBSERVAR e RECONHECER os elementos do circuito elétrico. o Observar que para o circuito funcionar ele deve estar ligado nos dois lados da fontes, ou seja, fechar o circuito. o Observar que se todo o circuito se mantivesse fechado, todas as lâmpadas acenderiam. o Identificar quais chaves deveriam permanecer abertas, interrompendo a passagem de energia para a lâmpada, e qual deveria permanecer fechada. (LEMBRANDO QUE A QUESTÃO PEDIA SOMENTE UMA LÂMPADA ACESA


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