A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

06/10/2009 Registrado por: Janaína. A caligrafia de Dona Sofia »Autor: André Neves »Editora: Paulinas Do que trata o texto? Hipótese: Uma pessoa que fez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "06/10/2009 Registrado por: Janaína. A caligrafia de Dona Sofia »Autor: André Neves »Editora: Paulinas Do que trata o texto? Hipótese: Uma pessoa que fez."— Transcrição da apresentação:

1 06/10/2009 Registrado por: Janaína

2 A caligrafia de Dona Sofia »Autor: André Neves »Editora: Paulinas Do que trata o texto? Hipótese: Uma pessoa que fez muita caligrafia pois a letra era feia. SERÁ?... Uma linda história, que envolve a amizade e a poesia. O prazer pela leitura e a vontade de uma senhora em compartilhar com a cidade toda os belos poemas que ela conhecia. Belas poesias...

3 Dona Sofia é uma senhora muito especial e simpática. Professora aposentada, mora sozinha e adora ler, especialmente poesia. Tanto que decorou todas as paredes de sua casa com os poemas de que mais gosta, para que não ficassem escondidos nos livros e ela pudesse relê-los a qualquer momento. Quando não havia mais espaço nas paredes, resolveu fazer cartões poéticos que seu amigo, o carteiro Ananias, passou a distribuir entre os moradores da cidade. Aos poucos, a poesia vai tomando conta da vida de todos, descortinando um mundo secreto, repleto de sabedoria, luz e sensibilidade. O livro, como as paredes da casa de Dona Sofia, também é todo "ilustrado" com muitos poemas de diversos autores, despertando no leitor o desejo de conhecer mais esse universo tão rico de imagens e sonoridades. Um trabalho artístico delicado, que convida a ler e reler, inúmeras vezes, sempre descobrindo novos detalhes.

4 Conversa sobre webfólio realizado por nossas formadoras. Estava maravilhoso!! Organizado e estruturado. Um ótimo exemplo para se espelhar. Com o webfólio pude retomar o encontro por completo. (Valéria) A importância da retomada O conhecimento tem que dormir para depois você retomar. (Taciana) Então... Podemos concluir que...

5 É importante registrar as falas de todos; É difícil, mas simples; Cada um coloca a sua cara; Contribui para colocar em prática o exercício do registro; Possibilita a perda do medo; É importante se colocar.

6 Produção de texto O texto lido tratava de uma sequencia didática realizada por uma professora e por ela relatada. O texto estava acompanhado de imagens gravadas das atividades realizadas coletivamente com os alunos.

7 Esta sequencia didática propunha que os alunos produzissem uma adivinha a partir da resposta escolhida pela professora. Em grupo devíamos elencar os saberes que a professora apresentava através de seus relatos. Mais uma vez percebi a importância do registro que a professora fez e depois pode analisar sua própria prática.

8 Top 5 Gêneros Textuais 1.LITERÁRIO 2.INFORMATIVO 3.INSTRUCIONAL 4.EXPOSITIVO 5.ENUMERATIVO

9 Tem conhecimento do gênero; Repertoriou as crianças; Sabe da importância de trabalhar com sequência didática; Sabe da importância de retomar os conhecimentos; Soube garantir a máxima circulação de informações na sala de aula (agrupamentos produtivos) Dinâmica do trabalho: primeiro em grupo e depois individual Preocupou-se com os registros e reflexões pessoais sobre o desenvolvimento das atividades. Quais saberes conseguimos identificar na prática da professora Náia Maria em relação a produção textual? Continua no próximo encontro...

10 REFLEXÃO DA PRÁTICA é propicia deve leva MUITO IMPORTANTE PRESENTE NA ROTINA REPLANEJAMENTO


Carregar ppt "06/10/2009 Registrado por: Janaína. A caligrafia de Dona Sofia »Autor: André Neves »Editora: Paulinas Do que trata o texto? Hipótese: Uma pessoa que fez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google