A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Site da Educação – SEDUC - PMS. Diga sim, se as afirmativas forem verdadeiras: Quando pedimos uma pesquisa aos nossos alunos, muitas vezes, eles procuram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Site da Educação – SEDUC - PMS. Diga sim, se as afirmativas forem verdadeiras: Quando pedimos uma pesquisa aos nossos alunos, muitas vezes, eles procuram."— Transcrição da apresentação:

1 Site da Educação – SEDUC - PMS

2 Diga sim, se as afirmativas forem verdadeiras: Quando pedimos uma pesquisa aos nossos alunos, muitas vezes, eles procuram na internet, copiam e colam no texto. Os alunos têm dificuldades de se organizarem na busca e pesquisa de determinado assunto na internet. Quando vou procurar alguma coisa na internet, às vezes, perco um tempo grande, entrando e saindo de páginas linkadas. É difícil, às vezes, saber se as informações encontradas na rede são fidedignas.

3 O que é WebQuest WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros). Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. Dodge a define assim: "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet." Bernie Dodge, o criador do conceito de webquest, é norte-americano, professor de Tecnologia Educacional da San Diego State University, Califórnia, EUA, desde aprendendo na internet WebQuest

4 Seções da WQ Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções: 1. Introdução A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar. 2. Tarefa A Tarefa descreve que produto se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo). 3. Processo O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor. aprendendo na internet WebQuest

5 5. Avaliação Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva. 6. Conclusão A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. 7. Créditos A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites e páginas Web. 4. Fontes de informação As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. aprendendo na internet WebQuest Seções da WQ

6 ObjetivosEducacionais Objetivos Educacionais A metodologia webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes: Modernizar modos de fazer educação As WQs fornecem orientações bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da Internet. E isso, na forma e na essência, é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo. Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas Conteúdos publicados na Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem saberes e informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Promover aprendizagem cooperativa As WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação. Incentivar a criatividade Se bem concebida, a Tarefa planejada para uma webquest engaja os alunos em investigações que favorecem criatividade. aprendendo na internet WebQuest

7 Desenvolver habilidades cognitivas O modo de organizar Tarefa e Processo numa webquest pode oferecer oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades do conhecer que favorecem o aprender a aprender. Transformar informações ativamente (em vez de apenas reproduzi-las) Na educação tradicional, parece que a preocupação central é armazenar e reproduzir "matéria". Na perspectiva sugerida por Dodge, o importante é acessar, entender e transformar as informações existentes, tendo em vista uma necessidade, problema ou meta significativa. Favorecer o trabalho de autoria dos professores Webquests devem ser produzidas por professores, não por especialistas ou técnicos. A ídéia é oferecer oportunidades concretas para que os professores se vejam como autores de sua obra e atuem como tal. Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos Concebidas como publicações típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas etc.), as webquests são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente. aprendendo na internet WebQuest ObjetivosEducacionais Objetivos Educacionais

8 aprendendo na internet WebQuest M0delos de WQs _actividad=2368&id_pagina=1 p?id_actividad=5701&id_pagina=1

9 aprendendo na internet WebQuest M0delos de avaliação Obs. O modelo de avaliação fica a critério do professor.


Carregar ppt "Site da Educação – SEDUC - PMS. Diga sim, se as afirmativas forem verdadeiras: Quando pedimos uma pesquisa aos nossos alunos, muitas vezes, eles procuram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google