A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Municipal de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Municipal de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Rede Municipal de Educação
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Departamento Pedagógico Assessoria de Currículo e Pesquisa Educacional O Ensino de Arte na Rede Municipal de Educação de Campinas

2 DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ANOS FINAIS: Um Processo Contínuo de Reflexão e Ação Organização e Coordenação: Prof. Heliton Leite de Godoy

3 COMPONENTE CURRICULAR ARTE
Área de Linguagens “Uma função importante que o ensino de arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos e a sociedade.”

4 COMPONENTE CURRICULAR ARTE
Área de Linguagens “A arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.”

5 Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas
“O ensino de arte será organizado de modo que o aluno possa desenvolver sua competência e habilidade estética (apreciar), artística criativa (fazer) e crítica (contextualizar a produção artística), nas diferentes linguagens (plástica, musical e teatral) para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas.”

6 Objetivos dos anos iniciais (em construção)
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais (em construção) Ciclo I (1º, 2º e 3º anos) Linguagem Plástica: desenvolvimento da percepção visual e da coordenação motora; entrar em contato com a diversidade étnica/cultural através da leitura e releitura de obras de artes visuais; organização de espaço/composição.

7 Objetivos dos anos iniciais (em construção)
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais (em construção) Ciclo I (1º, 2º e 3º anos) Linguagem Teatral: manifestação das ações que observa e realiza no cotidiano por meio de gestos e expressão corporal nos jogos dramáticos infantis; dramatização de pequenas histórias.

8 Objetivos dos anos iniciais (em construção)
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais (em construção) Ciclo I (1º, 2º e 3º anos) Linguagem Musical: iniciação musical (bandinha rítmica): desenvolver a capacidade de percepção auditiva (sensação sonora, discriminação, reconhecimento, compreensão, atenção e memória), estimulando a criança ao silêncio para ser capaz de ouvir os sons do próprio ambiente; preservação das tradições culturais brasileiras (cantigas e brincadeiras de roda do folclore brasileiro); reconhecimento/percepção de si mesmo em relação aos outros e de seu meio: exercícios de ritmo (desenvolvimento da memória do movimento, da consciência corporal, do relacionamento com os outros e com o espaço físico e movimentação livre ajustada a ritmos variados).

9 Objetivos dos anos iniciais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais Ciclo II (4º e 5º anos) Linguagem Plástica: desenvolvimento da percepção visual de cores, texturas e formas; entrar em contato com a diversidade étnica/cultural através da análise formal e de significado de obras de artes visuais e releitura das obras analisadas; aperfeiçoamento da organização de espaço/composição.

10 Objetivos dos anos iniciais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais Ciclo II (4º e 5º anos) Linguagem Teatral: buscar o enfrentamento nas situações de jogos dramáticos infantis através da expressão verbal, gestual e corporal; dramatização de pequenas histórias criadas pelas crianças; desenvolvimento da sensibilidade grupal: dança criada pelas crianças.

11 Objetivos dos anos iniciais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos iniciais Ciclo II (4º e 5º anos) Linguagem Musical: iniciação musical (bandinha rítmica): desenvolvimento da percepção musical (volume, timbre, percepção sonora, melodia e ritmo); preservação das tradições culturais brasileiras (cantigas e brincadeiras de roda e danças folclóricas brasileiras); expressão corporal com jogos (jogo das notas musicais, jogo de andamento musical, etc.) e cantos; saber apreciar gêneros musicais variados: folclórico, popular, erudito, etc. aperfeiçoamento do reconhecimento/percepção de si mesmo em relação aos outros e de seu meio: exercícios de ritmo (desenvolvimento da memória do movimento, da consciência corporal, do relacionamento com os outros e com o espaço físico e movimentação livre ajustada a ritmos variados).

12 Objetivos dos anos finais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo III – 6º ano Linguagem Plástica: ser capaz de desenvolver formas artísticas, partindo da leitura de texto escrito, imagens e de músicas; conhecer a cultura brasileira, indígena e afrobrasileira (Leis nos /03 e /08); conhecer, analisar e utilizar elementos da linguagem visual em imagens produzidas individualmente e em grupo.

13 Objetivos dos anos finais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo III – 6º ano Linguagem Teatral: discutir a linguagem teatral, introduzindo o reconhecimento e a utilização dos elementos da linguagem dramática, espaço cênico (onde), personagens (quem) e ação dramática (o que), por meio de jogos teatrais.

14 Objetivos dos anos finais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo III – 6º ano Linguagem Musical: conhecer várias modalidades e ritmos musicais, possibilitando a identificação de elementos da linguagem musical, conhecendo e diferenciando popular e erudito e adquirindo o conceito de ritmo, harmonia e melodia, pela apreciação de músicas e canções; escutar e pesquisar sons e o silêncio em diferentes espaços e nas composições musicais.

15 Objetivos dos anos finais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo IV – 9º ano Linguagem Plástica: relacionar ligações entre as linguagens plásticas, oral e escrita, introduzindo texto e contexto literário para contextualizar a crítica e a análise de arte, partindo de suas próprias análises objetivas e subjetivas; conhecer as produções e as manifestações de artes visuais pertencentes à cultura juvenil e a contemporaneidade; compreender conceitos e elaborar a crítica em relação à sociedade de consumo e aos veículos de publicidade e propaganda.

16 Objetivos dos anos finais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo IV – 9º ano Linguagem Teatral: entender, experimentar e vivenciar jogos dramáticos para investigação e experimentação quanto ao uso do corpo, do gesto e da voz de forma expressiva; pesquisar e conhecer os diferentes gêneros teatrais (sátira, comédia, drama e tragédia) explorando-os numa criação coletiva e tendo contato com os textos teatrais.

17 Objetivos dos anos finais
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Objetivos dos anos finais Ciclo IV – 9º ano Linguagem Musical: pesquisar, conhecer, apreciar e adotar atitude de respeito diante de manifestações musicais brasileiras de diferentes gêneros e épocas; experimentar, improvisar e interpretar “jingles”, trilhas sonoras, arranjos ou músicas do cotidiano, desenvolvendo a percepção auditiva, a imaginação, a sensibilidade e a memória musical; conhecer as diferentes formas de registro e preservação dos sons (discos, partituras, fitas sonoras, CD, DVD) e as possibilidades de sua utilização em diversos locais e situações.

18 Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas
Ensino de Música no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas 1º ao 9º ano Componente Curricular Arte – ampliação da carga horária nos anos iniciais Professores de Arte

19 Musicalizando Campinas
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Ensino de Música no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas Formação Continuada Musicalizando Campinas Fanfarra Flauta doce Bandinha rítmica Educação musical Coral Violão

20 Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas
Formação continuada – 2011 Grupos de Formação do Componente Curricular Arte oferecidos pela Assessoria de Currículo

21 Cursos complementares oferecidos pela Coordenadoria de Formação – 2011
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Ensino de Música no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas Cursos complementares oferecidos pela Coordenadoria de Formação – 2011 Formação musical teórica: prática para educadores – nível básico Percussão Violão popular I e II

22 Formação Complementar Extra Curricular - Centro Escolar de Música
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Ensino de Música no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas Formação Complementar Extra Curricular - Centro Escolar de Música “Manoel José Gomes”

23 Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas
PROJETO MUSICALIZANDO CAMPINAS Formação Continuada Fanfarra na Escola Fanfarra Municipal de Campinas Centro Escolar de Música "Manoel José Gomes"

24 Centro Escolar de Música
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Centro Escolar de Música "Manoel José Gomes" - identificação O CemManeco é uma instituição pública e gratuita da Rede Pública Municipal da Secretaria Municipal de Educação. - objetivo   oferecer aulas de Musicalização, Canto Coral, Teoria e Prática de instrumentos populares e eruditos.

25 Centro Escolar de Música
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Centro Escolar de Música "Manoel José Gomes" - estrutura   O CemManeco está situada à Rua Dr. Betim, 520 – Vila Marieta - Campinas-SP. Possui quatro salas de aulas ambientalizadas, diretoria, biblioteca, refeitório, área de convivência, etc., instrumentos musicais, uniforme, passe escolar e lanche/refeição. - organização   - Administrativas, didático e disciplinar são reguladas por meio de regimento próprio.

26 Centro Escolar de Música
Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Centro Escolar de Música "Manoel José Gomes" -Ingresso: a partir de 6 anos de idade por meio de processo seletivo.   -Curso semestral com duração de 8 semestres / 75% frequência / avaliação bimestral.   -Matriz curricular: Musicalização, Teoria Musical, Prática Instrumental e Interpretação, Canto Coral, História da Música, Música de Câmara, Banda e Orquestra, Música e Tecnologia.

27 Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Campinas
HELITON LEITE DE GODOY Assessor Técnico de Currículo e Pesquisa Educacional do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Contato Telefone: (19) NEIVA TOLEDO Diretora Educacional do Centro Escolar de Música “Manoel José Gomes” da Secretaria Municipal de Educação de Campinas Telefone: (19)


Carregar ppt "Rede Municipal de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google