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Apresentação integrante de avaliação para aprovação na disciplina CIN 5432 – Controle dos Registros do Conhecimento III, ministrado pela profª Ursula Blattmann,

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1 Apresentação integrante de avaliação para aprovação na disciplina CIN 5432 – Controle dos Registros do Conhecimento III, ministrado pela profª Ursula Blattmann, na 6ª fase do curso de Biblioteconomia, da UFSC, - Junho 2005. Graziela de C. F. Wolf guegaw@yahoo.com.br Maria Helena de Gouveia helena11112222@yahoo.com.br guegaw@yahoo.com.br helena11112222@yahoo.com.br guegaw@yahoo.com.br helena11112222@yahoo.com.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE QUALIDADE EM BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, NA ÁREA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

2 DESTINADO AO PESQUISADOR Prof. Dr. Gregório Varvakis Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina E-mails: grego@deps.ufsc.br grego@deps.ufsc.br grego@ced.ufsc.br grego@ced.ufsc.brgrego@ced.ufsc.br

3 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO » Tema: qualidade dos serviços e gerenciamento de processos em biblioteca universitária » Período: 1983 em diante » Idioma: português e inglês » Norma: ABNT

4 OBJETIVO Realizar levantamento bibliográfico utilizando técnicas de busca em diferentes fontes como: catálogos on-line de bibliotecas; bibliotecas digitais; bases de dados; livros; CD- ROMs; dissertações e teses.

5 PALAVRAS-CHAVE » Gestão de serviços » Qualidade em serviços » Determinantes de qualidade » Medidas de desempenho » Processos ou técnicas de planejamento de decisão em grupo » Gerenciamento e modelagem de processos de negócio

6 KEY WORDS » Service management » Quality in service » Determinant of quality » Performance measures » Comunication and decision procedures in group » Structured group forecasting techniques » Business process modeling » Business process management

7 1ª) Fonte: CATÁLOGO ON-LINE DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (BU/UFSC): http://www.bu.ufsc.br (por ser de fácil acesso, análise e seleção da informação) Encontrado: 41 referências http://www.bu.ufsc.br

8 » Livros Gestão de bibliotecas: 2 referências Dimensões de desempenho: 3 referências Qualidade em serviços: 10 referências Delphi: 1 referência » CD-ROM 8 referências » Teses Avaliação da qualidade: 5 referências Gestão de bibliotecas: 1 referência » Dissertações Delphi: 1 referência Gerenciamento de processos: 1 refêrencia Avaliação da qualidade: 6 referências Medidas de desempenho: 1 referência Satisfação do cliente: 2 referências

9 Parte da relação encontrada no catálogo da BU/UFSC por: Administração de serviços.

10 2ª) Fonte: BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP) DA UFSC: http://teses.eps.ufsc.br/tese.asp (por ter acesso, análise e seleção das teses e dissertações desse programa) Encontrado: 8 referências http://teses.eps.ufsc.br/tese.asp

11 Parte da relação encontrada por: Qualidade em bibliotecas.

12 3ª) Fonte: SCIELO BRASIL – SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE: http://www.scielo.br (por ter acesso, análise e seleção aos textos completos) Encontrado: 11 referências Em dois periódicos relevantes para o tema do levantamento: Ciência da Informação: 6 referências e Gestão & Produção: 5 referências http://www.scielo.br

13 Parte das relações encontradas.

14 4ª) Fonte: BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DO INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BDTD – IBICT): http://bdtd.ibict.br/bdtd (por fornecer acesso, análise e seleção às teses e dissertações produzidas no Brasil) Encontrado: 8 referências http://bdtd.ibict.br/bdtd

15 Resultado da busca por Qualidade biblioteca universitaria.

16 5ª) Fonte: BANCO DE TESES DO PORTAL BRASILEIRO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA (CAPES): http://www.periodicos.capes.gov.br (por fornecer acesso, análise e seleção às teses e dissertações produzidas no Brasil) Encontrado: 31 referências. Qualidade em serviços em biblioteca universitária: 9 (8) refs. Qualidade em serviços em biblioteca: 9 (6) referências Medidas de desempenho em biblioteca: 2 referências Planejamento em biblioteca: 12 (11) referências Gerenciamento de processos em biblioteca: 6 (4) referências http://www.periodicos.capes.gov.br

17 Resultados por: Qualidade em serviços em biblioteca universitária.

18 PORTAL BRASILEIRO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA (CAPES): http://www.periodicos.capes.gov.br (por disponibilizar acesso a 9.095 periódicos internacionais, nacionais e a 90 bases de dados) Foram encontradas referências em fontes que são relevantes para o tema do levantamento: Science Direct Online, Emerald, ProQuest.

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20 6ª) Fonte: SCIENCE DIRECT ONLINE: http://www.sciencedirect.com http://www.periodicos.capes.gov.br/ Encontrado: 43 referências Service management in university library: 26 referências Quality in service in university library: 10 referências Structured group forecasting techniques: 3 referências Business process modeling: 2 referências Business process management: 2 referências http://www.sciencedirect.com http://www.periodicos.capes.gov.br/ http://www.sciencedirect.com http://www.periodicos.capes.gov.br/

21 Parte da relação encontrada, no Science Direct Online, por: Service management in university library

22 7ª) Fonte: EMERALD: http://www.periodicos.capes.gov.br/ Encontrado: 23 referências Customer service management: 16 referências Management services: 3 referências Academic library: 1 referência Business process management: 3 referências http://www.periodicos.capes.gov.br/

23 Parte da relação encontrada:

24 8ª) Fonte: PROQUEST: http://www.periodicos.capes.gov.br/ http://proquest.umi.com Encontrado: 3 referências http://www.periodicos.capes.gov.br/http://proquest.umi.com http://www.periodicos.capes.gov.br/http://proquest.umi.com

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26 DIFICULDADES » Não dominar a língua inglesa. » Falta de habilidades no manuseio das fontes e recursos existentes. » Na formulação das estratégias de busca da informação.

27 PONTOS POSITIVOS » » Conhecermos e aprendermos a lidar com um número maior de fontes de informação (portais, bases de dados, etc.), suas semelhanças e diferenças nos modos de busca (utilização de palavras-chave diferentes para se chegar ao mesmo assunto) e a oportunidade de desenvolvermos habilidades.

28 » » Ao colocar em prática o atendimento das necessidades bibliográficas de um usuário, vivenciamos e adquirimos a experiência. » » Ao aprendermos com as dificuldades de comunicação podemos entender o processo de busca e realização de como fazer levantamentos bibliográficos.

29 RELEVÂNCIA DO TRABALHO É muito importante a participação do bibliotecário durante o levantamento bibliográfico, pois ele: identifica a necessidade do usuário; sabe negociar; conhece os recursos existentes; desenvolve as estratégias de busca da informação; estabelece prazos; busca e entrega a informação solicitada.


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