A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Hólon Peço ao leitor não esquecer que o fato mais óbvio pode ser mais digno de análise. Perspectivas fecundas se podem desdobrar aos nossos olhos, se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Hólon Peço ao leitor não esquecer que o fato mais óbvio pode ser mais digno de análise. Perspectivas fecundas se podem desdobrar aos nossos olhos, se."— Transcrição da apresentação:

1 O Hólon Peço ao leitor não esquecer que o fato mais óbvio pode ser mais digno de análise. Perspectivas fecundas se podem desdobrar aos nossos olhos, se examinarmos fatos corriqueiros de um ponto de vista novo. L.L. Whyte

2 A parábola dos relojoeiros... Montagem do relógio: Mekhos – início ao fim; Bios – subconjuntos simples para complexos. O método de Bios é muito mais vantajoso, ágil e hierarquicamente organizado. Os sistemas complexos se desenvolverão dos sistemas simples com muito mais rapidez, se houver formas intermediárias instáveis, do que não as havendo.

3 Vantagens de Bios comparado a Mekhos Além da facilidade de montagem dentro de um sistema hierarquizado, o produto acabado é incomparavelmente mais resistente a quaisquer avarias e muito mais fácil de conservar, regular e reparar do que os instáveis mosaicos de parcelas atômicas.

4 Hólon – parte integrante do sistema. Do grego, holos=todo, com sufixo on=parte, partícula O ser completo e incompleto, parte e todo, criando ao mesmo tempo coesão e separação

5 onde há vida, esta deve ser hierarquicamente organizada. O mesmo se dá com a estrutura dos organismos vivos e dos seus processos de funcionamento, do comportamento instintivo à perícia refinada dos atos de tocar piano ou conversar

6 ordem hierárquica. A primeira característica universal da hierarquia é a relatividade e decerto a ambigüidade entre os termos parte e todo, quando aplicados a qualquer dos subconjuntos. todos e partes nesse sentido absoluto simplesmente não existem em lugar nenhum O que encontramos são estruturas intermediárias em diversos níveis e numa ordem ascendente de complexidade: subtodos

7 As duas faces de Jano... … o início e o fim, o bem e o mal, ou seja, opostos como a parte e o todo, o completo e o incompleto... Se observarmos qualquer forma de organização social que tenha certo grau de coerência e estabilidade, desde a vida associativa dos insetos até o Pentágono, veremos que é hierarquicamente ordenada.

8 Os membros da hierarquia têm todos, como o deus romano Jano, duas faces, que olham para direções opostas: a face voltada para os níveis subordinados é a de um todo completo em si mesmo; a face voltada para cima, em direção ao ápice, é a de uma parte dependente. Uma é a face do senhor, a outra é a face do servo. Esse efeito Jano é uma característica fundamental dos subtodos em qualquer tipo de hierarquia.

9 Homem = Todo de várias partes

10 Homem = Parte de vários todos

11 sem a existência de subconjuntos estáveis agrupamentos e subagrupamentos sociais o todo simplesmente não se mantém de pé.

12 Cada hólon age de acordo com o seu código de regras !

13 Hólons Sociais Hierarquia completamente diversa: a organização social. Uma sociedade sem estruturação hierárquica seria tão caótica quanto os movimentos fortuitos das moléculas de gás que voam, se encontram e partem em todas as direções....é essencial à estabilidade e ao funcionamento eficiente de um organismo social que cada um de suas subdivisões opere como unidade autônoma e cônscia em si mesma que, embora subordinada a controle superior, deve ter certo grau de independência e tomar a seu cargo providências de rotina, sem pedir instruções à autoridade mais alta.

14 Em suma... Os organismos e as sociedades são hierarquias multinivelares de subtodos semi-autônomos, que se ramificam em subtodos de uma ordem inferior, e assim por diante. Hólon – o termo foi introduzido para designar essas entidades intermediárias que funcionam, em relação aos seus subordinados na hierarquia, como todos completos em si mesmos.

15 Entidades indivisíveis e divisíveis... Todas as hierarquias têm um caráter de parte dentro de parte, tais como as habilidades da linguagem e da música, que urdem no tempo, configurações dentro de configurações. À medida em que ascendemos nas hierarquias da matéria viva, encontramos, mesmo no nível mais baixo que pode ser observado através do microscópio eletrônico, estruturas sub-celulares – organelas – de assombrosa complexidade.

16 A regeneração de um indivíduo completo a partir de um pequeno fragmento de um animal primitivo é uma impressionante manifestação dos poderes integrativos da matéria viva.

17 As forças interrogativas da vida manifestam-se nos fenômenos da simbiose das organelas, nas diversas formas de associação dentro da espécie ou entre espécies diferentes.

18 Quando nos voltamos do universo em miniatura para o universo em geral, novamente encontramos a ordem hierárquica ; Todos os sistemas dinâmicos estáveis a estabilidade é mantida através do equilíbrio de forças opostas.

19 Gatilhos e filtros

20 Gatilhos Mecanismos de disparo, ou gatilhos, onde um comando ou sinal relativamente simples dispara modelos de ação preestabelecidos e extremamente complexos, são um dos dispositivos favoritos da organização biológica e social. o sinal libera modelos de ação preestabelecidos que transformam a mensagem implícita em termos explícitos, indo do geral para o particular.

21 Gatilho da Reprodução Sexual

22 Construindo um ninho

23 Construindo ninhos Todas as atividades instintivas consistem em hierarquias de sub-habilidades controladas por regras fixas e guiadas por estratégias adaptáveis ; Uma habilidade pode ser exercida a serviço de alguma atividade maior e como parte dela, entretanto, virtualmente qualquer habilidade também pode tornar-se um hábito que não tolera interferências, seguido em seu próprio interesse.

24 Filtro

25 VISÃO E AUDIÇÃO A visão e a audição são processos de percepção individual. Nossos hábitos perceptivos são tão teimosos quanto nossos hábitos motores. É tão difícil alterar nossa maneira de ver o mundo quanto o é alterar nossa assinatura ou sotaque; cada hábito é governado pelo seu próprio cânone de normas.

26

27

28 Espaço/Tempo as ordens espacial e temporal parecem ser quase completamente intercambiáveis na ação cerebral. Uma etapa decisiva é a transição dos níveis perceptivos da hierarquia para os cognitivos, isto é, da vista e do som para o significado. O homem tem uma tendência irreprimível para descobrir significados na zumbidora confusão de vistas e sons que se chocam contra seus sentidos; Ex.: Vê um camelo em uma nuvem, etc...

29 Uma memória para o esquecimento À medida que o tempo passa, a memória é cada vez mais reduzida a um resumo, a uma abstração condensada da experiência original; A formação da memória é um processo contínuo com a percepção; Qualquer pessoa que tente redigir uma crônica pormenorizada de suas ações durante a penúltima semana deverá ficar penosamente surpresa com o ritmo de deterioração e a quantidade de pormenores irrecuperavelmente perdidos.

30 VISÃO ESPECULATIVA Em primeiro lugar, o processo de esquadrinhamento, através da aprendizagem e da experiência, pode adquirir um grau superior de refinamento. Ex.: Distinguir nuvens; Em segundo lugar, a memória não se baseia em uma única hierarquia abstrativa, mas em uma variedade de hierarquias interligadas, como as da visão, do gosto e da audição. Quais as hierarquias formadoras de memória que estarão ativas em uma ocasião determinada depende, naturalmente, dos interesses gerais da pessoa e do seu estado de espírito, no momento.

31 Imagem Uma imagem se define como uma experiência dos sentidos revivida na ausência de estimulação sensória, mas, uma vez que a maior parte dos detalhes da experiência se perdeu no processo de filtragem da formação da memória, nossas imagens visuais são muito mais vagas e esboçadas do que estamos acostumados a crer.

32 Temos de presumir a existência de hierarquias múltiplas e interligadas de percepção, as quais fornecem a multidimensionalidade ou multicoloração da experiência. Pode acontecer que fragmentos de origem diferente sejam por engano incorporados à colagem, incluídos na recordação de experiências às quais eles não pertencem.

33 E para o próximo encontro... Páginas: 109 à 168.


Carregar ppt "O Hólon Peço ao leitor não esquecer que o fato mais óbvio pode ser mais digno de análise. Perspectivas fecundas se podem desdobrar aos nossos olhos, se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google