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JOÃO VITOR MARTINS LUÍS FERNANDO CUSTÓDIO THALISSON DA ROSA Inteligência Competitiva.

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1 JOÃO VITOR MARTINS LUÍS FERNANDO CUSTÓDIO THALISSON DA ROSA Inteligência Competitiva

2 Sumário Conceitos Etapas Planejamento Coleta Análise Disseminação Ferramentas Estudo de Caso

3 Conceitos O que é IC? Inteligência Competitiva é a atividade de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral.

4 Conceitos Inteligência Competitiva é uma estratégia para a empresa descobrir o que se passa no ambiente de negócios do seu setor, e esse conhecimento dá aos executivos condições de tomar atitudes que forneçam à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes. Miller (2002)

5 Conceitos ARRUMAR EM TOPICOS Jacobiak define Inteligência Competitiva como a "atividade de gestão da informação que tem como objetivo permitir que os tomadores de decisão se antecipem às tendências dos mercados e à evolução da concorrência, detectem e avaliem ameaças e oportunidades que se apresentem em seu ambiente de negócio para definirem as ações ofensivas e defensivas mais adaptadas às estratégias de desenvolvimento da organização" (In: GOMES; BRAGA, 2001, p. 26).

6 Conceitos Segundo Gary Costly: O maior resultado da Inteligência Competitiva é ela nos mostrar falhas internas decorrentes da força dos concorrentes"

7 Conceitos Esta é a base da inteligência competitiva: obter informações e utilizá-la de forma adequada para produzir um diferencial estratégico. O uso correto e sistematizado das técnicas de planejamento, coleta, análise dos dados e disseminação com o foco no ambiente externo é a base da IC.

8 Etapas Figura 1 - Ciclo de Inteligência Competitiva. Fonte: Adaptado de Kahaner (1996)

9 Planejamento Define a missão do projeto de IC, principais objetivos, estratégias, ações que serão tomadas e recursos Aliada ao planejamento estratégico da empresa.

10 Planejamento - Missão Informativa, desenvolve compreensão geral sobre indústria e competidores Ofensiva, estado dos competidores ou impacto de estratégias sobre os competidores Defensiva, ameaças que o competidor pode oferecer e que poderiam colocar em risco a posição da empresa no mercado.

11 Planejamento Caminhos e Ações para as demais etapas do ciclo levando em conta também fatores como: Segurança Planos de contingência.

12 Coleta Coleta de dados e informações que serão subsídio para as próxima fases. Irá coletar uma grande quantidade de dados não sumarizados.

13 Coleta - Fases Identificação das fontes Captação Tratamento Armazenamento de informações

14 Coleta - Fontes CLASSIFICAÇÃOTIPODESCRIÇÃOEXEMPLOS Quanto à origem Primária Tem origem no próprio concorrente Relatórios anuais, discursos, entrevistas Secundária Tem origem em outras fontes que observam os concorrentes Jornais, revistas, relatórios de analistas Quanto ao domínio Público Informações tornadas públicas pelos concorrentes Balanço de S.A., publicações na web Não-Público Informações que não são publicadas pelos concorrentes Pesquisas em feiras e com força de vendas Quanto ao tipo Hard Informações baseadas em dados quantitativos Relatórios estatísticos, relatórios financeiros Soft Informações baseadas em dados qualitativos Entrevistas, discursos, boatos e rumores QUADRO 1 - Classificação das Informações Fonte: adaptado de Kahaner (1996)

15 Análise Insumos da etapa de coleta; Estudo do mercado competitivo identifica os elementos chaves da análise; Divido em 3 fases: Avaliação; Catalogação; Interpretação; É uma boa prática focar o resultado da análise quando a informação é dirigida a um ou a um grupo de usuários que solicitaram aquela informação; Resultado: Relatório de IC;

16 Disseminação 4 etapas: Identificar os personagens alvos da disseminação do conhecimento; O que será disponibilizado para cada alvo; Como será feita a disponibilização; O momento que acontecerá; Fim do ciclo;

17 Etapas Figura 1 - Ciclo de Inteligência Competitiva. Fonte: Adaptado de Kahaner (1996)

18 Visão geral da arquitetura dos relacionamentos empresariaisPRMPartnerRelationshipManagement Relacionamento com o Clientes Relacionamento com Fornecedores e Parceiros CI KM BSC Alta Gerência ERP OutrosSistemas INTEGRAÇÃODatawarehouse/ Datamart / OLAP / Datamining CRMCustomerRelationshipManagement BUSINESS INTELLIGENGE BUSINESS INTELLIGENGE B2B FornecedoresParceiros Clientes B2C Internet INE Data Warehouse Copyright © 2007 José Leomar Todesco

19 Ferramentas

20 Estudo de Caso Caso Roche. – pfd em anexo (Roche_ESPM_PDF.pdf)

21 MPE Valores de mercado Cargas tributárias

22 Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman Em publicação para Harvard Business Review Durante uma crise séria, é comum a empresa cortar P&D, ou seja, Pesquisa & Desenvolvimento e se concentrar no básico. Mas é possível usar a IC, e compartilhar idéias com o mercado e utilizar resultados

23 Referências PRESCOTT, John E.; MILLER, S. H. Inteligência competitiva na prática: técnicas e práticas bem sucedidas para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Campus, MILLER, Jerry P.; Business Intelligence Braintrust. O Milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookman, p. KAHANER, L. Competitive Intelligence: how to gather, analyse and use information to move your business to top. New York: Touchstone, p PIZZOL, Leandro Dal. Inteligência competitiva – um panorama entre a teoria e a prática organizacional, UFSC TYSON, Kirk W. M. The complete guide to competitive intelligence. Chicago: Leading Edge Publications, JAIN, S. C. Environmental scanning in U. S. corporations. Long Range Planning, p , April, ou-de-mercado.html ou-de-mercado.html

24 TECNICAS – Forcas de Porter Material extra

25 TECNICAS – Análise SWOT


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