A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Fernando Becker

2 Modelos pedagógicos Existem três diferentes formas de representação da relação ensino/aprendizagem escolar: Pedagogia diretiva; Pedagogia não-diretiva; Pedagogia relacional. Cada modelo pedagógico é sustentado por uma epistemologia.

3 Pedagogia diretiva Professor ensina, aluno aprende;
Professor acredita que conhecimento possa ser transmitido; Aluno como uma tábula rasa; O conhecimento se dá à medida que as coisas vão sendo introduzidas pelos professores nas crianças;

4 Pedagogia diretiva – Modelo Epistemológico
Empirismo; O sujeito é o elemento conhecedor, centro do conhecimento; O objeto é o que o sujeito não é, sendo o meio físico ou social; O conhecimento (conteúdo) e a capacidade de conhecer (estrutura) vem do meio físico e social.

5 Pedagogia diretiva – Modelo Pedagógico
O professor (P), representante do meio social, determina o aluno (A) que é tábula rasa frente a um novo conteúdo; Ensino e aprendizagem como pólos dicotômicos; Professor jamais aprenderá e aluno jamais ensinará.

6 Pedagogia não-diretiva
O aluno traz um saber, que precisa ser trazido à consciência, organizado; O professor é um facilitador, interferindo o menos possível; Laisser-faire, ou seja, o aluno aprende por si mesmo;

7 Pedagogia não-diretiva – Modelo Epistemológico
Apriorismo; Interferência do meio físico ou social deve ser reduzida ao mínimo; Fases de desenvolvimento cronologicamente fixas.

8 Pedagogia não-diretiva – Modelo Pedagógico
O aluno (A), pelas suas condições prévias, determina a ação do professor (P); Ensino e aprendizagem não conseguem fecundar-se mutuamente; A aprendizagem julga-se auto-suficiente e o ensino é proibido de interferir.

9 Pedagogia relacional Para o professor, o aluno construirá algum conhecimento se ele agir e problematizar a sua ação; Duas condições são necessárias para que um conhecimento seja construído: Que o aluno aja (assimilação); Que o aluno responda para si mesmo às perturbações (acomodação).

10 Pedagogia relacional – Modelo Epistemológico
Construtivismo; Aprendizagem como construção, ação e tomada de consciência, da coordenação das ações; O conhecimento tem início quando o recém-nascido age, assimilando alguma coisa do meio físico ou social.

11 Pedagogia relacional – Modelo Pedagógico
O professor além de ensinar, aprende o que o aluno já construiu até o momento; O aluno aprende o que o professor tem a ensinar, desafiando a intencionalidade de sua consciência ou provocando um desequilíbrio; Há assim, respostas em duas dimensões complementares: em conteúdo e em estrutura.

12 Comparação dos modelos pedagógicos e epistemológicos

13 Conclusões A desmontagem de um modelo pedagógico só pode ser realizada completamente pela crítica epistemológica; A formação docente precisa incluir a crítica epistemológica; Uma proposta pedagógica dimensionada pelo tamanho do futuro que é vislumbrado deve ser construída sobre o poder constitutivo e criador da ação humana;

14 Referências BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre, Artmed, 2001.


Carregar ppt "Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google