A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marie Jane Carvalho Seminário Integrador VI 2009 - 1 Material Didático Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância (PEAD) –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marie Jane Carvalho Seminário Integrador VI 2009 - 1 Material Didático Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância (PEAD) –"— Transcrição da apresentação:

1 Marie Jane Carvalho Seminário Integrador VI Material Didático Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância (PEAD) – Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

2 Marie Jane Carvalho 2 · Conceber a educação, na qual os estudantes: participam num processo de pesquisa que tem sentido para eles e em que utilizam diferentes estratégias de pesquisa; participam no processo de planejamento da própria aprendizagem; são ajudados a ser flexíveis, reconhecer o outro e compreender seu próprio entorno pessoal e cultural; A intervenção pedagógica é fundamental no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.

3 Marie Jane Carvalho 3 É promover, junto aos estudantes, a compreensão dos problemas que investigam. Compreender é ser capaz de ir além da informação dada, é poder reconhecer e relacionar as diferentes versões de um fato e buscar explicações, ainda que provisórias.

4 Marie Jane Carvalho 4 A compreensão relaciona-se com a capacidade de investigar um tema ou uma pergunta mediante estratégias como: explicar, encontrar evidências, indícios ou exemplos, generalizar, aplicar, estabelecer analogias, representar um tema por meio de uma nova forma. Consiste em atuações de compreensão que mostram interpretação do tema e ao mesmo tempo avanço sobre ele.

5 Marie Jane Carvalho 5 Situar-se num processo inacabado, no qual um tema e uma problemática esboçam-se, refazem-se, relacionam-se, exploram-se, e se realizam.

6 Marie Jane Carvalho 6 Instituir que o saber é relacional. Reconhecer as interrelações entre o que é específico e o que é geral, o local e o global. Estabelecer conexão entre os conteúdos singulares e a perspectiva de contribuir para a vida em sociedade, seja pelo esclarecimento, seja pela sua ação transformadora. Sustentar a ideia de que não é possível um saber separado do mundo da existência e das condições concretas dos sujeitos. Construir uma comunidade de aprendizagem capaz de dar sustentação ao nosso desejo de aprender e conhecer permanentemente.

7 Marie Jane Carvalho 7

8 8 Dúvidas provisórias Certezas temporárias Objetivo - reconstrução consciente do caminho da aprendizagem Registro do primeiro mapa conceitual

9 Marie Jane Carvalho 9 Planejamento da pesquisa O que? Onde? Com quem? Como? Quem fará o quê? Registro O que discutimos? Que impasses se colocaram? Que decisões acordamos? Por que?

10 Marie Jane Carvalho 10 Teorias, ideias, conceitos Quem são os autores que sustentam nossa ação e pensamento? Quais são as ideias mais importantes? Quais são os conceitos deste Projeto de Pesquisa? Registro do segundo mapa conceitual Fontes de Informação e dados Sujeitos Especialistas Ambientes, locais. lugares Como buscamos os dados? Entrevistas Observação Aplicação de instrumentos Experimentos

11 Marie Jane Carvalho 11 Análise Confrontação de ideias, conceitos, abordagens. Ver os dados com óculos conceitual e teórico. Compreender. Síntese integradora Resposta provisória à pergunta inicial. Reconstrução criativa para um possível entendimento. Uma perspectiva defendida pelo grupo.

12 Marie Jane Carvalho 12 Precisamos de uma equipe. Parte-se de um problema negociado. Uma pergunta. É importante ter um foco para se fazer a pesquisa. Levantam-se Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias. Analisa-se o conjunto: pergunta, certezas e dúvidas para trabalhar suas convergências e divergências. Destacam-se os conceitos mais importantes. Cria-se um modo de representação do pensamento. Sugerimos o trabalho com mapas conceituais. Crie seu primeiro mapa conceitual. Analise o mapa e as relações conceituais.

13 Marie Jane Carvalho 13 As fontes: com quem, como e onde podemos buscar dados sobre nossa pergunta? Selecionam-se fontes de informação e os modos de buscar os dados. Os conceitos: As abordagens teóricas são sintetizadas em resumos e resenhas. Os conceitos e os argumentos dos autores são confrontados e o grupo assume uma posição, igualmente fundamentada e sustentada em argumentos. As fontes são organizadas de acordo com os conceitos que estamos trabalhando. Estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes. Cria-se um novo mapa conceitual. Comparam-se os mapas destacando permanências e mudanças.

14 Marie Jane Carvalho 14 O estudo, a organização e a análise dos materiais, ao ter em mente nossa pergunta central, conduzem à elaboração da síntese integradora. A síntese integradora é o texto final que relaciona os dados empíricos, os conceitos e as possíveis explicações para nosso questionamento. Damos nossa interpretação fundamentada sobre o problema que elegemos. O que apresentamos é a reconstrução criativa daquilo que estudamos. Registre a síntese no terceiro mapa conceitual.

15 Marie Jane Carvalho 15 Refaça o caminho desde o princípio analisando o que o grupo produziu. Registre as aprendizagens mais importantes desse processo no seu Portfólio de Aprendizagens. Ofereça dicas para se obter sucesso nesse empreendimento.

16 Marie Jane Carvalho 16

17 Marie Jane Carvalho 17 Crie uma página. Escolha o melhor modo de manter a comunicação entre os membros do grupo. No PBworks podemos utilizar fórum ou os comentários em cada página. Crie marcadores ou páginas que registrem tudo o que o grupo faz. Quando o processo for concluído, o grupo pode criar uma página de comunicação do projeto que incluem todas as etapas da pesquisa, excetuando o registro do processo.

18 Marie Jane Carvalho 18 Levantam-se novas perguntas, certezas provisórias e dúvidas temporárias. Estabelecem-se relações com outros problemas Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido, o que pode ser realizado com mapas conceituais. Recapitula-se o que aprendeu. Conecta-se com um novo tema ou problema.

19 Marie Jane Carvalho 19 · Um percurso descritivo por um tema. · Uma apresentação do que sabe o professor, que é o protagonista das decisões sobre a informação. · Um percurso expositivo sem problemas. · Uma atividade sobre a qual o docente dá a resposta. · Pensar que os alunos devem aprender o que queremos ensinar-lhes. · Uma apresentação de conteúdos. · Fazer uma pesquisa na biblioteca ou na internet, quando alguém já selecionou os livros ou os sites. · Copiar, copiar, copiar...

20 Marie Jane Carvalho Bom trabalho! Se você gostou deste material e pretende usá-lo, segue a dica de como fazer a referência bibliográfica. CARVALHO, Marie Jane. Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro. Material Pedagógico. Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância. Faculdade de Educação. Porto Alegre: UFRGS lâminas.ppt


Carregar ppt "Marie Jane Carvalho Seminário Integrador VI 2009 - 1 Material Didático Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância (PEAD) –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google