A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro"— Transcrição da apresentação:

1 Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
Seminário Integrador VI Material Didático Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância (PEAD) – Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

2 Que concepção de educação propomos?
Conceber a educação, na qual os estudantes: participam num processo de pesquisa que tem sentido para eles e em que utilizam diferentes estratégias de pesquisa; participam no processo de planejamento da própria aprendizagem; são ajudados a ser flexíveis, reconhecer o outro e compreender seu próprio entorno pessoal e cultural; A intervenção pedagógica é fundamental no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.

3 A finalidade do processo E-A
É promover, junto aos estudantes, a compreensão dos problemas que investigam. Compreender é ser capaz de ir além da informação dada, é poder reconhecer e relacionar as diferentes versões de um fato e buscar explicações, ainda que provisórias.

4 Atuações da compreensão
A compreensão relaciona-se com a capacidade de investigar um tema ou uma pergunta mediante estratégias como: explicar, encontrar evidências, indícios ou exemplos, generalizar, aplicar, estabelecer analogias, representar um tema por meio de uma nova forma. Consiste em atuações de compreensão que mostram interpretação do tema e ao mesmo tempo avanço sobre ele.

5 O Projeto de Aprendizagem implica:
Situar-se num processo inacabado, no qual um tema e uma problemática esboçam-se, refazem-se, relacionam-se, exploram-se, e se realizam.

6 A finalidade dos Projetos de Aprendizagem
Instituir que o saber é relacional. Reconhecer as interrelações entre o que é específico e o que é geral, o local e o global. Estabelecer conexão entre os conteúdos singulares e a perspectiva de contribuir para a vida em sociedade, seja pelo esclarecimento, seja pela sua ação transformadora. Sustentar a ideia de que não é possível um saber separado do mundo da existência e das condições concretas dos sujeitos. Construir uma comunidade de aprendizagem capaz de dar sustentação ao nosso desejo de aprender e conhecer permanentemente.

7 Desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem

8 O ponto de partida do projeto de aprendizagem – uma pergunta.
Dúvidas provisórias Certezas temporárias Registro do primeiro mapa conceitual Objetivo - reconstrução consciente do caminho da aprendizagem

9 Das certezas e dúvidas para o...
Planejamento da pesquisa O que? Onde? Com quem? Como? Quem fará o quê? Registro O que discutimos? Que impasses se colocaram? Que decisões acordamos? Por que?

10 Do planejamento para a ação...
Fontes de Informação e dados Sujeitos Especialistas Ambientes, locais. lugares Como buscamos os dados? Entrevistas Observação Aplicação de instrumentos Experimentos Teorias, ideias, conceitos Quem são os autores que sustentam nossa ação e pensamento? Quais são as ideias mais importantes? Quais são os conceitos deste Projeto de Pesquisa? Registro do segundo mapa conceitual

11 Da ação para a reconstrução...
Análise Confrontação de ideias, conceitos, abordagens. Ver os dados com óculos conceitual e teórico. Compreender. Síntese integradora Resposta provisória à pergunta inicial. Reconstrução criativa para um possível entendimento. Uma perspectiva defendida pelo grupo. Reinvenção criativa

12 Por onde começar? Precisamos de uma equipe.
Parte-se de um problema negociado. Uma pergunta. É importante ter um foco para se fazer a pesquisa. Levantam-se Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias. Analisa-se o conjunto: pergunta, certezas e dúvidas para trabalhar suas convergências e divergências. Destacam-se os conceitos mais importantes. Cria-se um modo de representação do pensamento. Sugerimos o trabalho com mapas conceituais. Crie seu primeiro mapa conceitual. Analise o mapa e as relações conceituais.

13 Processo de pesquisa As fontes: com quem, como e onde podemos buscar dados sobre nossa pergunta? Selecionam-se fontes de informação e os modos de buscar os dados. Os conceitos: As abordagens teóricas são sintetizadas em resumos e resenhas. Os conceitos e os argumentos dos autores são confrontados e o grupo assume uma posição, igualmente fundamentada e sustentada em argumentos. As fontes são organizadas de acordo com os conceitos que estamos trabalhando. Estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes. Cria-se um novo mapa conceitual. Comparam-se os mapas destacando permanências e mudanças.

14 Síntese Integradora Registre a síntese no terceiro mapa conceitual.
O estudo, a organização e a análise dos materiais, ao ter em mente nossa pergunta central, conduzem à elaboração da síntese integradora. A síntese integradora é o texto final que relaciona os dados empíricos, os conceitos e as possíveis explicações para nosso questionamento. Damos nossa interpretação fundamentada sobre o problema que elegemos. O que apresentamos é a reconstrução criativa daquilo que estudamos. Registre a síntese no terceiro mapa conceitual.

15 A avaliação – a metareflexão
Refaça o caminho desde o princípio analisando o que o grupo produziu. Registre as aprendizagens mais importantes desse processo no seu Portfólio de Aprendizagens. Ofereça dicas para se obter sucesso nesse empreendimento.

16 Registro do processo

17 Para ser acompanhado, visto e comentado
Crie uma página. Escolha o melhor modo de manter a comunicação entre os membros do grupo. No PBworks podemos utilizar fórum ou os comentários em cada página. Crie marcadores ou páginas que registrem tudo o que o grupo faz. Quando o processo for concluído, o grupo pode criar uma página de comunicação do projeto que incluem todas as etapas da pesquisa, excetuando o registro do processo.

18 O caráter inacabado do processo
Levantam-se novas perguntas, certezas provisórias e dúvidas temporárias. Estabelecem-se relações com outros problemas Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido, o que pode ser realizado com mapas conceituais. Recapitula-se o que aprendeu. Conecta-se com um novo tema ou problema.

19 Nem tudo o que parece ser é projeto - O que um projeto não é?
Um percurso descritivo por um tema. Uma apresentação do que sabe o professor, que é o protagonista das decisões sobre a informação. Um percurso expositivo sem problemas. Uma atividade sobre a qual o docente dá a resposta. Pensar que os alunos devem aprender o que queremos ensinar-lhes. Uma apresentação de conteúdos. Fazer uma pesquisa na biblioteca ou na internet, quando alguém já selecionou os livros ou os sites. Copiar, copiar, copiar...

20 Aventure-se nos seus projetos!
Bom trabalho! Se você gostou deste material e pretende usá-lo, segue a dica de como fazer a referência bibliográfica. CARVALHO, Marie Jane. Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro. Material Pedagógico. Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade a distância. Faculdade de Educação. Porto Alegre: UFRGS lâminas .ppt


Carregar ppt "Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google