A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFRGS-GUARITA-FINEP Desenvolvido por: Letícia F. F. Miguel e Pablo Diego Didoné Revisado por: Leonardo Hoss.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFRGS-GUARITA-FINEP Desenvolvido por: Letícia F. F. Miguel e Pablo Diego Didoné Revisado por: Leonardo Hoss."— Transcrição da apresentação:

1 UFRGS-GUARITA-FINEP Desenvolvido por: Letícia F. F. Miguel e Pablo Diego Didoné Revisado por: Leonardo Hoss

2 Aspectos relevantes do capítulo 1:
1. Linhas do navio 3. Coeficientes de forma 5. Curvas hidrostáticas e cálculos 6. Curvas de Bonjean 7. Superfície molhada 8. Capacidade

3 1. Linhas do navio: A forma exterior do casco de um navio é uma superfície curva, definida por “lines drawing”. (Linhas de construção) Os métodos para definição destas linhas devem ser precisos e eficientes. As “lines drawing” são projeções ortográficas das intersecções da forma do casco com 3 planos perpendiculares, desenhados em uma escala adequada. Existem basicamente três vistas de interesse das “Lines Drawing”.

4 Lado direito, BOW.

5 A- Profile ou Sheer Plan: Fornece a vista de perfil da forma do casco
A- Profile ou Sheer Plan: Fornece a vista de perfil da forma do casco. Esta vista é formada por planos paralelos ao plano central, chamados de “Buttock Planes”. A distäncia LBP, deve estar entre 96 e 97% da magnitude da DWL.

6 B- Half Breadth or Watherlines plan: Fornece a vista de topo do formato do casco. Esta vista é formada por planos paralelos ao plano base horizontal. (Watherplanes) Nesta vista podemos observar a DWL. Linha na qual o nível de água pode chegar com o navio carregado.

7 C- Body Plan: Vista frontal do formato do casco
C- Body Plan: Vista frontal do formato do casco. Pode-se representar tanto a proa como a polpa. Na maioria dos navios há simetria, tendo-se como eixo a linha central.

8 3. Coeficientes de forma:
Vários coeficientes são usados em arquitetura naval para comparar formas de casco de navios, deslocamentos e dimensões. Alguns coeficientes são indicativos de potência e velocidade da embarcação. CP: Coeficiente Prismático Longitudinal. Fornece a razão entre o volume de água deslocado e o volume de um prisma. (Compr.x Área seção central) Embarcações com a Proa “afinada”, possuem um pequeno CP.

9 3. Coeficientes de forma:
Embarcações ditas de navegação interior, possuem um pequeno CP. (.85)

10 3. Coeficientes de forma:
CWP: Coeficiente de Superfície Molhada. Fornece a razão entre a “Superfície Molhada” e a área de um retângulo circunscrito ao Waterplane.

11 Caracteriza a velocidade da embarcação
3. Coeficientes de forma: CB: Coeficiente de Bloco. É definido como a razão entre o deslocamento de água e o volume de um prisma, numa determinada linha de água. Caracteriza a velocidade da embarcação

12 5. Curvas hidrostáticas e cálculos:
É importante conhecer algumas propriedades hidrostáticas que a forma do casco do navio propicia. Tais curvas são úteis nos estudos de resistência e estabilidade na fase de projeto. Para a obtenção destas curvas, utilizam-se métodos de integração..

13 Principles of Naval Architecture, Second Revision, Vol
Principles of Naval Architecture, Second Revision, Vol. I, Stability and Strength, 1988.


Carregar ppt "UFRGS-GUARITA-FINEP Desenvolvido por: Letícia F. F. Miguel e Pablo Diego Didoné Revisado por: Leonardo Hoss."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google