A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA CURSO TÉCNICO DE FRUTICULTURA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA CURSO TÉCNICO DE FRUTICULTURA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA CURSO TÉCNICO DE FRUTICULTURA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Introdução à Fruticultura Cultivo de Frutíferas

2 Local para o cultivo de frutíferas O controle de granizo é muito difícil e, em locais sujeitos a chuvas de granizo, não se recomenda o plantio de frutíferas. O controle de granizo: através do uso de foguetes a base de nitrato de prata; para ser eficiente, necessita: de radares para determinar a altura e o ponto de nucleação das nuvens, permitindo que se faça o lançamento do foguete no momento exato. Condições climáticas: granizos e geadas

3 Uma alternativa que vem sendo utilizada é o emprego de telas de proteção: colocadas ao longo das filas, em locais onde as chuvas de granizo são frequentes; e para pomares com grande retorno econômico: como uvas para mesa e maçãs.

4

5 O efeito prejudicial do abaixamento de temperaturas: provocado por geadas, depende do estádio fenológico da planta; geadas cedo ou tardias são mais prejudiciais à planta e seu controle envolve grandes despesas com energia; Para se controlar o abaixamento da temperatura a níveis danosos às plantas, diversos métodos têm sido empregados, entre eles os métodos passivos, biológicos e ativos.

6 Passivos São medidas preventivas que envolvem o tipo de solo, local de plantio, cobertura do solo, textura do solo, entre outros; Os solos descobertos perdem calor com mais facilidade durante a noite. Biológicos Envolvem o conhecimento da dormência; a utilização de métodos que visam retardar a floração; manutenção da folha em bom estado nutricional e sanitário; variedades de florescimento tardio e umidificação do ambiente.

7 Um deles visa suprir a perda de calor através do aquecimento ou pela utilização da energia liberada pela mudança da fase líquida da água para a fase sólida (gelo): o uso da irrigação por aspersão. Ativos

8

9 (Termo Pest Control) consiste num trator que lança um jato de ar quente sobre as videiras elevando em 8ºC a temperatura num raio do 10 hectares.


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IF – SUL – RIO - GRANDENSE CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA CURSO TÉCNICO DE FRUTICULTURA Prof. Dr. Corlett, F.M.F Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google